Libertadores: mesmo com empate, Flamengo se classifica como líder

Mesmo jogando no estádio do Maracanã, o Flamengo não passou de um empate sem gols com o Vélez Sarsfield (Argentina) nesta quinta-feira (27). Mesmo com este resultado, pela 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o Rubro-Negro garantiu a primeira posição do Grupo G com 12 pontos.

Libertadores: Palmeiras encerra participação da 1ª fase com goleada

Garantido nas oitavas de final e com a liderança do Grupo A assegurada, o Palmeiras encerrou a participação na primeira fase da Libertadores com goleada. Nesta quinta-feira (27), o Verdão atropelou o Universitario (Peru) por 6 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, chegando a 15 pontos, cravando a segunda melhor campanha entre as equipes classificadas para o mata-mata, um ponto atrás do Atlético-MG.

Athletico-PR passa fácil pelo Aucas e se classifica na Sul-Americana

O Athletico-PR será um dos representantes brasileiros nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (27), o Furacão recebeu o Aucas (Equador) na Arena da Baixada, em Curitiba, e venceu por 4 a 0, assegurando a liderança do Grupo D, com 15 pontos. Os equatorianos, que entraram em campo sem chance de classificação, despediram-se na terceira posição da chave, com seis pontos.

Derrota para Jorge Wilstermann elimina Ceará na Copa Sul-Americana

O Ceará deu adeus precocemente à Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (27), o Vozão foi derrotado por 1 a 0 pelo Jorge Wilstermann (Bolívia) no estádio Félix Capriles, nos 2,5 mil metros de altitude de Cochabamba, na última rodada do Grupo C. A vaga única da chave às oitavas de final ficou com o Arsenal de Sarandí (Argentina), que bateu o Bolívar (Bolívia), em casa, no estádio Julio Gondrona, por 3 a 1.

Champions: Portugal relaxa regras de combate à covid-19 para final

As autoridades portuguesas relaxaram as regras de segurança contra o novo coronavírus (covid-19) para os milhares de torcedores ingleses que viajam para o Porto para a final da Champions League (Liga dos Campeões) no próximo sábado (29), não exigindo mais que permaneçam em bolhas e suspendendo as restrições de circulação. “As fronteiras estão abertas. A cidade e o país estão se abrindo pouco a pouco. Dentro do que é possível, a liberdade [de circulação] não será condicionada”, disse o superintendente da Polícia do Porto, Cardoso da Silva, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (27). “Não há restrições à circulação de torcedores”, afirmou. Porém, faltando apenas dois dias para a partida, Silva disse que o plano de contingência em vigor está sendo reavaliado constantemente e que ainda pode passar por algumas alterações.

Uma fonte da Polícia disse à Reuters que as autoridades portuguesas não tiveram tempo suficiente para se prepararem totalmente para a partida, já que a Uefa só anunciou que transferiria a decisão da Champions de Istambul (Turquia) para o Porto há cerca de duas semanas. Oito policiais britânicos especializados em lidar com torcedores de futebol estão em Portugal e trabalharão com a Polícia portuguesa para ajudar a garantir a ordem pública. Silva disse que cerca de 80 voos fretados com torcedores ingleses devem pousar no sábado para o confronto entre Manchester City (Inglaterra) e Chelsea (Inglaterra). Cerca de 180 ônibus levarão os torcedores ao estádio.

Conmebol pede que Argentina sedie a Copa América sozinha

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) informou nesta quarta-feira (27) que pediu à Argentina que sedie sozinha a Copa América deste ano após descartar a Colômbia como outra sede da competição na semana passada por causa de tumultos civis em andamento no país. O torneio programado para o período de 13 de junho a 10 de julho, adiado em um ano pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), deveria ter duas sedes pela primeira vez em seus 105 anos de história, dividindo partidas entre a Colômbia e a Argentina. A Conmebol, entidade que organiza o futebol sul-americano, já havia decidido transferir jogos de competições continentais de clubes para fora da Colômbia por causa dos protestos, após jogadores sentirem os efeitos de gás lacrimogêneo lançado do lado de fora dos estádios durante a realização de partidas (como na vitória do Atlético-MG sobre o América de Cali na atual edição da Copa Libertadores).

Na noite da última quarta-feira (26), a Conmebol confirmou que abordou a Argentina a respeito da realização de todos os 28 jogos da Copa América, que envolve 10 nações sul-americanas, e disse que está esperando a aprovação das autoridades de saúde pública argentinas. “O Governo argentino apresentou à Conmebol um protocolo rígido para a Copa América 2021 ser realizada no país”, disse a Conmebol em um comunicado após um encontro entre o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. A entidade acrescentou que a proposta “continuará sob estudo rigoroso” de autoridades do Ministério da Saúde argentino.

Basquete: Flamengo volta a bater São Paulo e conquista NBB

A noite desta quinta-feira (27) marcou a conquista do heptacampeonato do Flamengo no Novo Basquete Brasil (NBB). Jogando no Maracanãzinho, o time carioca fez 93 a 85 no São Paulo e fechou a série melhor de cinco da decisão em 3 a 0. O resultado, além de confirmar a conquista de mais uma taça, representou o encerramento de uma temporada perfeita para o Rubro-Negro. Em 2021, o time conquistou 34 vitórias em 34 jogos disputados, sendo 23 no NBB. O time também ganhou as taças do Campeonato Estadual, no final de 2020, da Copa Super 8 e da Champions League das Américas em 2021.

UE e Japão apoiam Olimpíada com ajuda de vacinas da Europa

A União Europeia (UE) e o Japão apoiaram nesta quinta-feira (270 a realização da Olimpíada em Tóquio neste ano, já que vacinas produzidas no bloco ajudarão o Japão em sua luta contra uma quarta onda de infecções pelo novo coronavírus (covid-19). “Apoiamos a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020 de uma maneira segura e protegida neste verão [japonês] como símbolo da união global para derrotar a covid-19”, disseram a UE e o Japão em um comunicado conjunto após uma cúpula. A campanha de vacinação continua lenta (apenas pouco mais de 5% da população já foi imunizada), e várias pesquisas mostram que a maioria do público japonês não quer que o país sedie os Jogos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o bloco autorizou a exportação de mais de 100 milhões de doses de vacinas ao Japão, o suficiente para inocular cerca de 40% da população. “Dizemos, é claro, que estamos ansiosos pelos Jogos Olímpicos”, disse a líder política em uma coletiva de imprensa, acrescentando que as remessas de vacina são um sinal forte do apoio da UE aos preparativos de um evento seguro. A Olimpíada começa em 23 de julho e dura duas semanas, e a Paralimpíada deve começar em 24 de agosto. Os espectadores estrangeiros foram proibidos, e uma decisão sobre plateias domésticas é esperada para o mês que vem.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.