Está acontecendo em Mafra (SC), nos dias 15 e 16 de agosto, o seminário de Atualização das Políticas Públicas na Atenção à saúde da Pessoa Ostomizada. O evento tem como sede a Universidade do Contestado e é aberto a população.

A Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Neodi Saretta, está realizando pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde mais um Seminário de Atualização das Políticas Públicas na Atenção à Saúde das Pessoas com Ostomias Intestinais, Urinários e/ou Fístulas Cutâneas e Ostomias  Respiratórias”.

O seminário, que também já foi realizado em Florianópolis e Concórdia, têm como objetivo promover a atualização das políticas públicas na atenção à saúde das pessoas Ostomizadas, através da capacitação dos profissionais da área da saúde, acadêmicos, cuidadores, pacientes e familiares de ostomizados.

“É um momento importante para esclarecer dúvidas e trocar informações acerca da ostomia que tem, aqui em Santa Catarina, mais de 4 mil pessoas ostomizadas que precisam do uso diário das bolsas de ostomia tanto referentes ao trato intestinal ou urinário e, também as que possuem ostomia respiratória”, destaca Saretta. O deputado também salienta que muitos ostomizados estão aguardando na fila pela cirurgia de reversão, que é uma corrida contra o tempo, já que existe um prazo para que ela seja feita.

Este seminário é fundamental por conta das inovações na área da saúde, já que com frequência surgem novas técnicas e protocolos voltados ao paciente ostomizado. Além disso, novos insumos e materiais também são lançados, por isso capacitar e orientar tem sido o melhor caminho para que a pessoa ostomizada tenha mais qualidade de vida.

A ostomia não é uma situação confortável, porém é eficiente para melhorar, e muitas vezes salvar, vida de milhares de pessoas. A prestação de cuidados por parte de profissionais especializados, bem como o apoio emocional transmitido por outras pessoas que viveram uma experiência semelhante, podem ser fatores decisivos na recuperação física e emocional do ostomizado. “Grande parte da população não tem conhecimento sobre o que é a ostomia e os cuidados que envolvem a rotina da pessoa ostomizada, sendo necessário que os direitos da pessoa ostomizada sejam amplamente divulgados”, disse.

Outro ponto relatado por Saretta é sobre oas direitos da pessoas ostomizada. “A pessoa ostomizada precisa saber que possui direitos específicos na aposentadoria, auxílio doença, saque do FGTS, saque do PIS/PASEP, compra de veículos adaptados ou especiais, isenção de IPI, passe livre, banheiro público adaptado, fornecimento gratuito de bolsas coletoras pelos planos de saúde e direitos de acessibilidade ou pelo Sistema Único de Saúde, os quais nem sempre são sabidos, devendo ser levados a conhecimento e, acima de tudo, respeitados e cumpridos”.