O alerta para chuvas persistentes com raios, rajadas de vento e alagamentos permanece durante esta terça-feira (17) em Santa Catarina, principalmente na região do meio-oeste e parte do planalto norte do estado. Mais duas mortes foram causadas pelas chuvas e o total de óbitos chega a seis.

De acordo com a Defesa Civil, nessa segunda-feira (17) o morador do município de Três Barras, Vilmar Xavier, de 41 anos, entrou em casa, durante as chuvas, para retirar o aparelho de ar condicionado e morreu eletrocutado. No município de Calmon, Moacir da Silva, 59 anos, foi atingido por um raio ao sair a cavalo para lidar com o gado.

No município de Timbó, um bebê de 1 ano foi atingido por escombros durante o deslizamento da casa onde morava, mas foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e está fora de risco. Mais quatro mortes causadas pelas chuvas que atingem o estado desde o início do mês de outubro já haviam sido confirmadas pela Defesa Civil.

O número de municípios que registraram alguma ocorrência causada pelos temporais subiu para 145. O município de Rio do Sul, que havia declarado situação de emergência, emitiu novo decreto com declaração de calamidade pública. Outros 125 municípios declararam situação de emergência. O estado contabiliza mais de 24,7 mil pessoas desabrigadas.

Mafra

Boletim do dia 17 de outubro – 10 horas: O nível do rio Negro, às 10 horas do dia 17 de outubro encontra-se em 10,273 metros. (Dados Monitoramento Hidrológico Copel).
Nesse momento Mafra conta com mais com mais de 720 pessoas desalojadas. Dados da Defesa Civil indicam que mais de 261 pessoas estão em 5 abrigos do município e os demais em casas de parentes e amigos.
Observam-se áreas de alagamentos na Praça Miguel Bielecki, Vila Solidariedade, Vila Ferroviária, Vila Ivete e Buenos Aires. Além disso, há pontos de alagamentos em áreas rurais, como Campo da Lança, Maurício Caillet, Bituvinha, Rio Preto, Rio Branco destino Butiá dos Carvalhos, Butiá do Lajeado sentido Pedra Fina, Bela Vista sentido Pedra Fina, todos com alagamentos pontuais.
A ponte sobre o rio da Lança, na Rua São João Maria, continua interditada, aguardando laudo da Defesa Civil. Da mesma forma, a ponte nas proximidades do Supermercado MIG da Vila Ivete está interditada, na rua Annies Gualberto, na Vila Buenos Aires, ponte sobre o rio Bandeira na Rua São João e ponte sobre o rio Bandeira na Rua Independência.
.
BRs 116 e 280: Quanto às rodovias, na BR 116, há pontos de erosão próximo à pista onde estão sendo sinalizados e uma queda de barreira apenas no acostamento, devidamente sinalizada com equipe da Arteris no local. Na BR 280, há uma interdição parcial no km 103, em São Bento do Sul, com passagem de veículos de forma lenta.
.

Paraná

Nesta quarta-feira (18), a previsão é que o volume de chuvas para Santa Catarina diminua, mas ainda há risco de temporais isolados no grande oeste, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná, que também permanece em alerta por causa das fortes chuvas associadas a um centro de baixa pressão e ao avanço de uma frente fria sobre o oceano. O número de municípios que decretaram situação de emergência subiu de nove para 13.

De acordo com a Defesa Civil do estado, 74 municípios foram afetados pelas tempestades desde o início do mês e 829 pessoas estão desabrigadas. O alerta de grande perigo, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, está mantido até as 15h desta terça-feira, quando o volume de chuvas deve começar a diminuir.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação   3642-7495