Carmén Lúcia assume a presidência interinamente

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, vai assumir a presidência do Brasil nesta sexta-feira (13) e ao longo do sábado (14). Enquanto isso, o presidente Michel Temer participa da 8ª Cúpula das Américas em Lima, no Peru, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, viaja ao Panamá; e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, vai para o Japão.

Cúpula das Américas começa sem Trump

A 8ª Cúpula das Américas começa nesta sexta-feira (13) sem a presença do presidente dos EUA Donald Trump. Ele cancelou de última hora o que seria sua primeira visita à América Latina desde que assumiu o cargo para poder lidar com a crise na Síria. Esta é a primeira vez que um presidente americano não participa do encontro regional implementado pelo ex-presidente Bill Clinton em 1994. O presidente Michel Temer participa do evento e chega como o segundo presidente latino-americano com menos prestígio, perdendo apenas para o colega venezuelano NIcolás Maduro, de acordo com estudo da consultoria Ipsos.

World Press Photo 2018 divulga vencedor de melhor foto do ano

O fotógrafo Ronaldo Schemidt ganhou o prêmio de foto do ano do prestigiado concurso World Press Photo 2018, pelo registro de um manifestante encapuzado e em chamas durante um protesto em Caracas, na Veneuela. A foto de Schemidt, intitulada ‘Crise na Venezuela’, concorreu na última fase do concurso com outras cinco finalistas, escolhidas entre as 73.044 imagens inscritas por 4.548 fotógrafos de 125 países. O fotógrafo venezuelano capturou o momento exato em que um manifestante tem seu corpo incendiado durante um protesto contra o presidente Nicolás Maduro em Caracas.

© World Press Photo José Víctor Salazar Balza (28) é fotografado em chamas durante os violentos confrontos com policiais em um protesto contra o presidente Nicolas Maduro, em Caracas, na Venezuela – 03/05/2017
© World Press Photo José Víctor Salazar Balza (28) é fotografado em chamas durante os violentos confrontos com policiais em um protesto contra o presidente Nicolas Maduro, em Caracas, na Venezuela – 03/05/2017

PGR diz que Alckmin pode ser investigado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou sobre pedido do vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, que levou a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a determinar o envio do inquérito aberto contra o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) por supostas doações via caixa dois a campanhas eleitorais à primeira instância da Justiça Eleitoral – e não à força-tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo, como haviam pedido os procuradores paulistas.

Ex-ministros querem tirar investigação da Lava Jato e miram Justiça Eleitoral

Na mira da Operação Lava Jato, os ex-ministros Guido Mantega (PT) e Marcos Antônio Pereira (PRB) entraram com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja encaminhada à Justiça Eleitoral uma investigação instaurada contra eles no âmbito da delação da Odebrecht. Os dois são alvo de inquérito que apura a suposta compra de apoio político de R$ 7 milhões para garantir a adesão do PRB à campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República em 2014. Anteontem, a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu encaminhar à Justiça Eleitoral de São Paulo um outro inquérito instaurado com base na delação da Odebrecht que investiga o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) por suspeita de caixa 2, o que livrou o tucano, por ora, da rota da Lava Jato.

Polícia identifica de onde partiram tiros contra caravana de Lula, diz deputado

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), disse que a polícia do Paraná informou ter identificado o dono do local de onde teriam partido os tiros que atingiram um dos ônibus da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná, no dia 27 de março.

Sindicalista vai ser indiciado por agressões no Instituto Lula

A Polícia Civil vai indiciar nesta sexta-feira (13) o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulo Caires, conhecido como Paulão. Ele é o terceiro indiciado pela agressão, ocorrida na quinta-feira passada (5), em frente ao Instituto Lula, ao administrador de empresas Carlos Alberto Bettoni, de 56 anos, que está internado com traumatismo craniano. O ex-vereador de Diadema Manoel Eduardo Marinho, o Maninho do PT e seu filho, Leandro Eduardo Marinho, já foram indiciados no caso. Maninho e o filho foram filmados por reportagem da TV Globo empurrando Bettoni várias vezes, até o empresário cair na rua e bater com a cabeça no para-choque de um caminhão, em frente ao Instituto Lula. Na ocasião, Bettoni discutiu com apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por causa do pedido de prisão do petista. Maninho foi quem deu o último empurrão em Bettoni, antes do choque com o caminhão que passava na rua. “As filmagens falam por si”, disse o delegado responsável pelo caso, Wilson Zampieri. Paulão aparece no vídeo chutando a vítima. Os indiciados vão responder por lesão corporal dolosa grave, que pode resultar em pena de um a cinco anos de prisão.

Cracolândia tem novo tumulto e Guarda Municipal volta a atuar na região

Menos de 24 horas depois de um tumulto que teve depredação de comércios, a Guarda Civil Metropolitana voltou a atuar na região da Cracolândia. Dependentes químicos atearam fogo em objetos e fecharam ruas do entorno da Praça Júlio Prestes, na avenida Duque de Caxias. O tumulto começou por volta das 18h30 desta quinta-feira (12) e os policiais atuaram com cassetetes e bombas para impedir as ações de bloqueio e represália dos usuários. Segundo instituições que atuam na região, a abordagem tem apoio das polícias Civil e Militar. Pela manhã, a GCM  isolou a Cracolândia para revistar usuários de drogas que tentassem adentrar o chamado “fluxo”.

FUTEBOL

São Paulo empata sem gols com o Rosario

Mesmo com um a menos durante metade da partida, por conta da expulsão de Rodrigo Caio, o São Paulo conseguiu sair de campo com o empate em 0 a 0 contra o Rosario Central, no Gigante de Arroyito, em Rosario, na Argentina, pelo jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana.

Pirlo defende Buffon: “Eu também teria ficado furioso”

A eliminação da Juventus na Champions League com um polêmico pênalti nos instantes finais do duelo contra o Real Madrid segue repercutindo na Europa. O ex-jogador Andrea Pirlo saiu em defesa do goleiro Gianluigi Buffon, que foi expulso revoltado com a marcação da arbitragem na sua despedida do torneio.

Botafogo

De virada, Botafogo vence Audax Italiano e volta ao Rio com vantagem na Sul-Americana.

Atlético/PR

Atlético-PR faz três no primeiro tempo e derrota o Newell’s Old Boys na Sul-Americana. O Furacão dominou o jogo do início ao fim na Arena da Baixada. Pablo, Nikão e Guilherme marcaram e deram ampla e tranquila vantagem para o jogo de volta na Argentina.