Resumo das principais notícias desta segunda-feira

Por Jornalismo Rede Nova - 05/03/2018

A forma da Água ganha o Oscar

‘A Forma da Água’ foi o grande vencedor da 90ª edição do Oscar. Com quatro estatuetas, o longa levou os troféus de melhor filme e melhor direção, para Guillermo del Toro, além de direção de arte e trilha sonora. No geral, os prêmios se diluíram entre os indicados. ‘Dunkirk’ foi lembrado em três categorias, seguido por ‘Blade Runner 2049’, ‘Três Anúncios para um Crime’ e ‘O Destino de uma Nação’, cada um com duas vitórias.

Corpo de atriz Tônia Carreo será cremado hoje no Rio

Será cremado nesta segunda-feira (5) no Rio de Janeiro o corpo da atriz Tônia Carrero. Ela morreu no final da noite de sábado, aos 95 anos, em uma clínica na zona sul do Rio. A artista havia sido internada para se submeter a uma cirurgia simples, para o tratamento de uma úlcera, mas sofreu uma parada cardíaca e acabou não resistindo.

MEC divulga resultado do Fies

O Ministério da Educação divulga hoje o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para esta edição, serão ofertadas 155 mil vagas de ensino superior em todo o Brasil.

Apenas 2,1% dos alunos pobres vão bem na escola

O Brasil é um dos países em que há menos estudantes resilientes, aqueles que apesar da condição de pobreza conseguem ter bom desempenho escolar. Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra só 2,1% dos alunos brasileiros com esse perfil. A pesquisa analisou resultados da última edição do Pisa, maior avaliação internacional de educação, feita por jovens de 15 anos. A média de resiliência entre países membros da OCDE é de 25,2%. No ranking de 71 países participantes, o Brasil ficou em 62.º, abaixo de outros latinos como Chile, Uruguai e Argentina. Uma das razões é o fato de alunos de baixa renda, em geral, frequentarem as piores escolas. “O Brasil ainda tem um longo caminho para garantir que estudantes tenham acesso igualitário às oportunidades educacionais, independentemente da origem dos seus pais ou do lugar em que vivem”, disse um dos autores do estudo na OCDE Francesco Avvisati.

Mutirão contra febre amarela no Rio

Um balanço divulgado pelo governo do Rio de Janeiro aponta que cerca de 250 mil pessoas foram vacinadas no Dia D de vacinação contra a febre amarela, ocorrido no sábado (3), nos 92 municípios fluminenses. O resultado, no entanto, ficou abaixo da meta prevista, que era imunizar 500 mil pessoas.

Tráfico recoloca barricadas 5h após ação de militares

Moradores da Vila Kennedy, favela da zona oeste do Rio, relataram neste domingo, 4, que as barricadas do tráfico de drogas retiradas pelas Forças Armadas, numa operação que durou todo o sábado, já estavam de volta nas ruas cinco horas depois. “O poder público está sendo ridicularizado pelos traficantes. Eles trouxeram 1,4 mil homens e retiraram 16 barricadas. À noite, três ou quatro viciados que trabalham para o tráfico colocaram de volta”, lamentou um morador.

Tremor em Maceió assusta moradores

Atingida por fortes chuvas no último sábado, a capital de Alagoas, Maceió, sofreu outro fenômeno natural relevante neste final de semana. Um leve tremor de terra foi sentido por moradores de diversos bairros da capital do Estado. Alguns deles registraram os impactos do fenômeno em vídeos espalhados pelas redes sociais.

Parlamentares votam pautas sobre as mulheres

Devido ao Dia Internacional da Mulher, na quinta-feira (8), Câmara e Senado focam suas discussões sobre esse assunto. Deputados podem votar o projeto que aumenta a pena para o crime de estupro coletivo. Entre os senadores, são destaques a proposta que altera o Código Civil para reconhecer como entidade familiar a união estável entre duas pessoas e um projeto que altera a CLT para garantir proteção a gestantes e lactantes em relação ao trabalho em locais insalubres.

Temer articula para lançar candidato

O presidente Michel Temer intensificou as conversas sobre o lançamento de um candidato próprio do MDB ao Palácio do Planalto. Em reunião realizada no domingo (4), no Palácio do Jaburu, Temer ouviu do presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), que é preciso começar a construir a campanha e reforçar a defesa do governo, alvejado não apenas pela oposição, mas também por aliados.

Itália: boca de urna mostra vitória da direita

A coalizão de direita liderada pelo magnata Silvio Berlusconi deve ser a vencedora das eleições legislativas da Itália ocorridas no domingo (4), mas sem obter maioria necessária para governar, segundo pesquisas de boca de urna realizadas logo após o fim da votação.

Trump não vai isentar nenhum país de taxa sobre aço

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com líderes mundiais sobre seu planejado aumento de tarifas sobre o aço e alumínio e não está considerando nenhuma isenção à medida, disse o secretário de Comércio, Wilbur Ross, neste domingo. “Eu sei que ele teve conversas com vários líderes mundiais”, disse Ross em entrevista ao programa “This Week”, da ABC.

ESPORTES

Corintiano morre após briga de torcidas

O torcedor do Corinthians, Danilo da Silva dos Santos, de 31 anos, morreu na tarde deste domingo, após uma briga contra torcedores do Santos, em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo, antes do jogo entre as equipes.

Em clássico com apagão, Santos e Corinthians empatam

Santos e Corinthians fizeram um clássico eletrizante neste domingo no Pacaembu. O termo soa irônico porque a partida chegou a ficar paralisada por cerca de 50 minutos por uma queda de energia no estádio municipal de São Paulo. Mas, dentro de campo, com propostas diferentes, os rivais proporcionaram grandes momentos e ficaram no 1 a 1.

O São Paulo marcou nos acréscimos e derrota lanterna com gol aos 47 minutos do segundo tempo, o time bateu o Linense, lanterna do Campeonato Paulista, por 2 a 1, fora de casa. Já o Vasco venceu o Boavista em jogo de sete gols.