Com viagem de Temer, Cármen assumirá presidência na sexta

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, assumirá interinamente por dois dias o cargo de presidente da República na próxima sexta-feira, devido a uma viagem do presidente Michel Temer, que irá participar da Cúpula das Américas. Cármen será a segunda mulher a ocupar o cargo. De acordo com a ordem sucessória, na ausência de um vice-presidente, quem deveria assumir seria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ou o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), respectivamente. No entanto, tanto Maia quanto Eunício irão se candidatar nas eleições de outubro, fato que os impede, pela legislação eleitoral, de assumir um cargo do Executivo seis meses antes do pleito. Além disso, ambos estarão em viagem internacional a partir de quinta-feira. Rodrigo Maia tem uma viagem prevista para o Panamá, enquanto Eunício viaja ao Japão. Na ausência do presidente e vice, e dos presidentes da Câmara e Senado, a presidente do Supremo Tribunal Federal, sendo a próxima na linha sucessória, assume o posto.

PEN quer desistir de liminar que pode soltar Lula

O Partido Ecológico Nacional (PEN) deve tentar desistir do pedido de liminar para forçar o julgamento de uma ação direta de constitucionalidade que quer rever a autorização para prisões após condenação em segunda instância. Relator da ADC, o ministro Marco Aurélio Mello deve utilizar a liminar para colocar o tema da prisão em segunda instância em votação no plenário do Supremo na quarta-feira.

Polícia indicia dois por agressão em frente ao Instituto Lula

A Polícia Civil de São Paulo indiciou duas pessoas, por lesão corporal dolosa, por agressão ao administrador Carlos Alberto Bettoni, 56 anos. O caso ocorreu na última quinta-feira (5) em frente à sede do Instituto Lula, no bairro Ipiranga, quando Bettoni gritou ofensas ao PT durante entrevista do senador Lindbergh Farias (RJ) à imprensa. Um dos indiciados empurrou a vítima que bateu a cabeça em um caminhão que passava no local.

Temer dá posse hoje a novos ministros

O presidente Michel Temer dará posse nesta terça-feira (10) a nove ministros, no Palácio do Planalto. A reforma ministerial foi necessária, já que os ministros que pretendem disputar as eleições deste ano precisavam deixar o governo, na chamada desincompatibilização. A posse coletiva ocorrerá às 15h.

Amigos de Temer, Yunes e coronel Lima viram réus

O advogado e ex-assessor presidencial José Yunes e o coronel reformado da Polícia Militar de São Paulo João Baptista Lima Filho, ambos amigos do presidente Michel Temer, foram colocados no banco dos réus nesta segunda-feira (9). A 12ª Vara Federal do DF aceitou denúncia do MPF contra Yunes e Lima pelo suposto crime de organização criminosa. Com a decisão, eles serão julgados e podem ser condenados ou absolvidos.

FAB: áudio que ofende Lula é real, mas não é de operador

Após o vazamento de falas ofensivas ao ex-presidente Lula durante seu transporte aéreo de São Paulo ao Paraná assim que foi preso, a FAB afirmou que as frequências para comunicações aeronáuticas são abertas e, como foram usadas de modo inadequado por alguns usuários anônimos, não há como saber quem são os responsáveis.

Assessor de vereador que depôs sobre Marielle é assassinado 

Um colaborador do vereador Marcello Siciliano (PHS) foi morto a tiros, na noite do último domingo, na Taquara, Zona Oeste do Rio. O crime ocorreu dois dias após Siciliano depor na Delegacia de Homicídios sobre o caso da morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, no dia 14 de março.

Trump promete ação contra ataque na Síria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu na segunda-feira ação rápida em resposta a um “bárbaro” ataque possivelmente com armas químicas na Síria, deixando dezenas de mortos. Trump disse que todas as opções, incluindo ação militar, estão na mesa. Ele disse ainda que iria se encontrar com assessores militares e de outras áreas e que uma decisão será tomada nas próximas horas.

Facebook sabia de interferência russa em eleições dos EUA

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, reconheceu que a empresa sabia sobre a interferência da Rússia nas eleições americanas de 2016 e não “reagiu a tempo” para evitá-la, segundo depoimento que será apresentado pelo empresário ao Congresso dos Estados Unidos na quarta-feira e que foi divulgado nesta segunda-feira pelo governo americano.

O que está em jogo no depoimento de Zuckerberg

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, vai falar nesta terça-feira, 10, na primeira das duas audiências que tem marcadas no Congresso dos EUA para esta semana. Sob forte pressão, o executivo deve assumir a responsabilidade pelos danos causados com o uso ilícito de dados de usuários da rede social pela consultoria Cambrigde Analytica, que pode ter influenciado as eleições americanas de 2016. “Foi um erro meu, me desculpe”, disse Zuckerberg, em uma prévia escrita de seu depoimento, encaminhada aos legisladores e revelada nesta segunda-feira, 9. No documento, Zuckerberg diz que a maior rede social do mundo, hoje com 2,13 bilhões de usuários, não fez o suficiente para impedir que suas ferramentas fossem usadas para causar danos. Segundo o Facebook, informações de pelo menos 87 milhões de usuários podem ter sido obtidas pela Cambridge Analytica

ESPORTES

Palmeiras rompe com FPF e exige VAR no Paulista-2019

Depois de se revoltar com a arbitragem na final do Campeonato Paulista do último domingo, contra o Corinthians, no Allianz Parque, o Palmeiras divulgou uma nota em seu site oficial alegando o rompimento de relações com a Federação Paulista de Futebol. No texto, o Palmeiras fez exigências à FPF, entre elas o uso do árbitro de vídeo.