Após pressão de Universidades, MEC diz que vai liberar verba do orçamento

O ministro da Educação, Victor Godoy, disse nesta sexta-feira (7) que o orçamento das universidades e institutos federais será liberado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a previsão é que a “medida seja publicada no Diário Oficial da União dos próximos dias”.

Nesta semana, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) denunciou um bloqueio de R$ 328 milhões nas verbas já previstas para o ano e alertou que o funcionamento das universidades seria inviabilizado se o contingenciamento fosse mantido.

Em um vídeo divulgado esta tarde, pelas redes sociais, Godoy afirma ter conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que aceitou desbloquear os recursos financeiros dessas instituições. “Estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e para agilizar a vida dos reitores e gestores”, afirmou Godoy, sem explicar se os valores inicialmente previstos serão liberados integral e imediatamente.

Anteriormente, o ministro já tinha dito que a decisão de limitar a utilização das verbas destinadas às universidades e institutos federais era temporária e não afetaria o orçamento destas instituições. Em meio à repercussão das notícias de que os estabelecimentos de ensino público federal sofreriam um contingenciamento de cerca de R$ 2,4 bilhões, Godoy disse que o estabelecimento de um “limite temporário para movimento e empenho de recursos” era uma medida administrativa comum que, neste caso, havia sido adotada para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal.

TSE reforça importância da participação do eleitor no combate às fake news

A pouco mais de três semanas do segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral reforça a importância da participação de cada eleitor no combate às fake news. O Sistema de Alerta de Desinformação é uma plataforma criada pelo TSE para combater informações falsas, enganosas ou ofensivas contra a democracia e o processo eleitoral. Até a véspera do primeiro turno das eleições, a plataforma para denunciar apenas ataques à democracia registrava uma média de 50 denúncias por dia. O crescimento começou a ser registrado já no dia da eleição, 2 de outubro: foram mais de 800. São postagens em redes sociais ou mensagens via WhatsApp que têm como objetivo confundir o eleitor e até mesmo desestimular o direito ao voto.

O sistema funciona a partir de denúncias enviadas pelos próprios eleitores pelo site do TSE ou no atendimento automático do WhatsApp, o ChatBOT, no número (61) 99637-1078. É possível denunciar casos de desinformação sobre o processo eleitoral, discursos de ódio em matéria eleitoral, incluindo violência política e de gênero; incitação à violência contra integrantes da Justiça Eleitoral; ou mensagens não solicitadas, o chamado disparo em massa. Desinformações sobre candidatos ou partidos são feitas em outro sistema, o Pardal, também disponível no site do TSE.

Mais de 3,8 mi de votos foram para candidatos com pendências judiciais

No primeiro turno das eleições, realizada no último domingo (2), mais de 3,8 milhões de votos foram dados pelos eleitores brasileiros a candidatos ainda sem registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral. Esses candidatos apareceram sub judice nos sistemas eleitorais, o que significa que, apesar de terem o nome na urna, suas candidaturas encontram-se ainda pendentes de alguma decisão judicial. É o caso, por exemplo, do candidato Daniel Silveira (PTB-RJ), que disputou uma vaga ao senado pelo Rio de Janeiro e recebeu mais de 1,5 milhão de votos, ficando em terceiro lugar. Ele teve o registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mas ainda aguarda julgamento de recurso.

Pelas regras eleitorais, todos os votos dados a candidatos sub judice ficam numa espécie de suspensão, ao aguardo da decisão definitiva da Justiça Eleitoral sobre a concessão ou não do registro da candidatura. O votos sub judice são considerados para o cálculo dos percentuais na divulgação dos resultados, mas não entram, por exemplo, na conta feita pela Justiça Eleitoral para calcular quantas cadeiras caberá a cada partido na Câmara dos Deputados e nas assembleias estaduais, o chamado quociente partidário. Somente se o candidato vier a ter o registro deferido em decisão definitiva, seus votos passam a ser válidos, contando tanto para ele como para a contabilidade do quociente partidário, no caso das eleições para deputado federal e estadual ou distrital.

Porém, se o registro for negado em definitivo, tais votos ficam permanentemente nulos, sendo retirados inclusive da contabilização final da eleição, o que pode alterar os percentuais dos votos válidos recebidos pelos eleitos. Segundo os dados da Justiça Eleitoral, das 26.979 candidaturas que apareceram nas urnas eletrônicas, 653 tiveram o registro negado num primeiro momento e aguardam o julgamento de recursos. Outras 63 tiveram o registro deferido, mas ainda aguardam o julgamento de recursos do Ministério Público Eleitoral (MPE) ou de adversários contra suas candidaturas. A situação atualizada de todas as candidaturas podem ser conferidas no DivulgaCand, portal oficial de divulgação criado pelo TSE.

Comércio varejista tem queda de 0,1% em agosto, diz IBGE

O comércio varejista brasileiro recuou 0,1% na passagem de julho para agosto deste ano. Esse é o terceiro resultado negativo do setor, que tem uma perda de 0,8% na média móvel trimestral. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foram divulgados hoje (7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de 12 meses, o varejo teve perda de 1,4%. Por outro lado, o setor apresentou altas de 1,6% na comparação com agosto de 2021 e de 0,5% no acumulado do ano.

A queda de julho para agosto foi puxada por três das oito atividades pesquisadas pelo IBGE: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,3%).

Por outro lado, cinco atividades tiveram crescimento: tecidos, vestuário e calçados (13%), combustíveis e lubrificantes (3,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (2,1%), móveis e eletrodomésticos (1%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,2%). A receita nominal recuou 0,3% na comparação com julho, mas cresceu 14,7% em relação a agosto de 2021, 15,7% no acumulado do ano e 13,1% no acumulado de 12 meses.

Círio de Nazaré: Imagem peregrina percorre ruas e rio de Belém neste sábado

O sábado que antecede a Grande Procissão do Círio de Nazaré é marcado por quatro grandes procissões em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, pela rua e pelo rio, em Belém. A principal das procissões é a Trasladação, conhecida como romaria das luzes, quando uma multidão de fiéis acompanham a imagem com velas. Juntas, a Romaria Rodoviária, a Romaria Fluvial, Moto Romaria e a Trasladação percorrem quase 50 km. Já na sexta-feira (7), foi realizado o Traslado para Ananindeua, quando a imagem de Nossa Senhora percorre ruas da região metropolitana de Belém. É a procissão mais longa do Círio de Nazaré.

Covid-19: Brasil registra 97 mortes e 7,9 mil casos em 24 horas

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 7.904 novos casos de covid-19 em 24 horas em todo o país. De acordo com os órgãos, foram confirmadas 97 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período. Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta sexta-feira (7), com exceção das informações de Mato Grosso do Sul, que não foram atualizadas pelo governo estadual, segundo a própria pasta federal, que sistematiza os registros. Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 34.715.137.

O número de casos em acompanhamento está em 118.766. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta e nem resultaram em óbito. Com os números de hoje, o total de óbitos alcançou 686.803 desde o início da pandemia. Ainda há 3.189 mortes em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente morreu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos complementares. Até agora, 33.909.568 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a pouco mais de 97% dos infectados desde o início da pandemia.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (175.092), Rio de Janeiro (75.750), Minas Gerais (63.814), Paraná (45.367) e Rio Grande do Sul (41.119). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (2.029), Amapá (2.163), Roraima (2.173), Tocantins (4.205) e Sergipe (6.439).

Anvisa autoriza nova fase de estudos de vacina contra covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (7), em Brasília, autorização para realização da segunda fase de desenvolvimento de vacina contra a covid-19, apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O ensaio clínico do estudo incluirá 300 homens e mulheres voluntários que preenchem os requisitos estabelecidos pela equipe técnica. Mulheres grávidas e que estão amamentando não vão participar.

Proteína Spike: “A Rna Mcti Cimatec HDT é baseada na tecnologia de RNA replicon (repRNA) auto amplificante, capaz de codificar a proteína Spike (S) do coronavírus, desenvolvida pela empresa americana HDT Bio. Corp. A plataforma repRNA difere das plataformas de vacina de RNA mensageiro (mRNA), disponíveis pelo potencial de gerar respostas imunes mais robustas, induzindo imunidade protetora a longo prazo e em níveis de dosagem mais baixos, com potencial para aplicação em uma única dose”, explicou a agência. O plano de desenvolvimento da vacina é feito de forma global e envolve as empresas HDT Bio (Estados Unidos), e Gennova Biopharmaceuticals (Índia), além do Senai Cimatec, sediado em Salvador e apoiado pelo Ministério da Ciência.

Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos

Já está no Brasil o primeiro lote importado de vacinas contra a Monkeypox, doença que é mais conhecida como varíola dos macacos. Segundo o Ministério da Saúde, a remessa de 9,8 mil doses desembarcou nesta terça-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos (SP). Cerca de 50 mil doses já foram compradas via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim de 2022. De acordo com o ministério, os imunizantes serão utilizados para a realização de estudos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “É importante ressaltar que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, informou a pasta.

A coordenação da pesquisa ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o apoio da OMS e financiamento do ministério. O estudo foi discutido pela pasta, em conjunto com a Opas, pesquisadores e especialistas da área. “O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN contra a varíola dos macacos na população brasileira, ou seja, se a vacina reduz a incidência da doença e a progressão à doença grave. A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença”, detalhou o ministério ao informar que inicialmente os grupos a serem vacinados serão de pessoas que tiveram contato prolongado com doentes diagnosticados ou em tratamento com antirretroviral para HIV. Ainda segundo o ministério, em breve serão divulgados quais centros de pesquisa serão incluídos “considerando as cidades com elevados números de casos confirmados da doença e a infraestrutura disponível para a condução do estudo”.

Explosões destroem parte da única ponte entre Rússia e Crimeia

Deutsche Welle: Um grande incêndio afetou neste sábado (08) a única ponte que liga o território russo à península ucraniana da Crimeia, anexada ilegalmente por Moscou em 2014. O fogo começou após várias explosões violentas. Segundo autoridades russas, um caminhão explodiu e incendiou sete tanques de um trem de carga que transportava combustível.

O Comitê Nacional Antiterrorismo da Rússia disse que o incêndio foi causado por uma bomba detonada no caminhão. Um trecho da parte rodoviária da ponte teria desmoronado. Não houve danos ao arco sobre o trecho navegável. Nas redes sociais, o jornalista ucraniano Oleksiy Soroki postou um vídeo que seria do momento da explosão.

Verstappen confirma favoritismo da Red Bull e crava a pole para o GP do Japão

ImagemMax Verstappen vai largar na pole position no retorno do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. Fora do calendário desde 2019 devido à pandemia, Suzuka está de volta em 2022 e terá o atual campeão mundial na posição de honra. Verstappen confirmou o favoritismo da Red Bull e conquistou a quinta pole position na temporada, a 18ª de sua carreira na F1.

A Ferrari ficou bem próxima da rival Red Bull, enquanto apenas 10 milésimos separaram Verstappen e Charles Leclerc. Carlos Sainz, no outro F1-75, vai largar na terceira posição do grid japonês. Sergio Perez, companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, completa a segunda fila do grid ao lado de Sainz na quarta posição.

Foi um dia forte da Alpine. Fernando Alonso foi melhor do que seu companheiro de equipe Esteban Ocon no último treino, assim como no Q1 e no Q2. Porém, o francês foi mais rápido no Q3 e vai largar na quinta posição Lewis Hamilton vai completar a terceira fila do grid. Alonso inaugura larga em sétimo e terá a companhia de George Russell, da Mercedes, na quarta fila.

O Grande Prêmio do Japão, 18ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, acontece neste fim de semana em Suzuka

Domingo 9 de outubro

2h – Grande Prêmio do Japão de F1 (53 voltas ou 120 minutos).

Brasileirão: Cuiabá encara Flamengo sem titulares na Arena Pantanal

O Cuiabá recebe o Flamengo na noite deste sábado (8) na Arena Pantanal, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em 17º lugar na tabela, os donos da casa precisam ganhar para deixar a zona de rebaixamento (Z4). Já os visitantes cariocas, na quinta posição, estão com a cabeça na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians, na próxima quarta-feira (12). O duelo em Cuiabá, a partir das 19h (horário de Brasília).

Veja os jogos deste fim de semana do Brasileirão

A 31ª rodada do brasileirão começa neste sábado (08) com grandes jogos na reta final. Confira:

SÁBADO (08)

Cuiabá x Flamengo – Arena Pantanal 19h

Corinthians x Athletico-PR – Neo Química Arena 21h

DOMINGO (09)

Internacional x Goiás – Beira-Rio 11h

São Paulo x Botafogo – Morumbi 16h

Fortaleza x Avaí – Castelão 16h

Atlético-MG x Ceará – Mineirão 18h

Fluminense x América-MG – Maracanã 18h

Coritiba x Bragantino – Couto Pereira 18h

SEGUNDA-FEIRA (10)

Atlético-GO x Palmeiras – Antônio Accioly 18h30

Santos x Juventude – Vila Belmiro 20h

CLASSIFICAÇÃO

O Palmeiras segue líder isolado da competição com 66 pontos. Logo atrás vem o Internacional (54), Fluminense (51) e fechando o G4 o Corinthians (51). A quinta posição é ocupada pelo Flamengo (49) seguido por Athletico-PR (48), Atlético-MG (46), América-MG (42), Botafogo (40), São Paulo, (40), Fortaleza (38), Bragantino (38), Goiás (38), Santos (37), Ceará (32) e Coritiba (31). Abrindo a zona de rebaixamento o Cuiabá ocupa a 17ª posição com 30 pontos em seguida vem Atlético-GO (28), Avaí (28) e fechando a tabela na última posição o Juventude com 20 pontos.

Com dois de Bia Zaneratto, seleção feminina goleia Noruega por 4 a 1

A seleção brasileira feminina de futebol goleou a Noruega na tarde desta sexta-feira (7), por 4 a 1, na capital Oslo, no primeiro de dois amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2023. Adriana abriu o placar no Estádio Ullevaal ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo a atacante Bia Zaneratto marcou duas vezes nos seis minutos iniciais, e coube a Jaqueline Ribeiro completar o placar, marcando seu primeiro gol com a amarelinha. A atcante Ildhusoy descontou para as donas da casa. Tanto Brasil, quanto Noruega estão classificadas para o Mundial de Futebol Feminino no ano que vem, na Austrália e Nova Zelândia. O próximo compromisso das brasileiras, comandadas pela técnica Pia Sundhage, será contra a Itália, na próxima segunda (10), às 13h30 (horário de Brasília), em Gênova.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495