Fiocruz: 130 milhões podem receber vacina de Oxford em 2021

A vacina contra covid-19 que será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a farmacêutica Astrazeneca e a Universidade de Oxford deve chegar a 30 milhões de brasileiros a mais em 2021, aumentando o total de pessoas alcançadas no país até o fim do ano que vem para cerca de 130 milhões. O ganho de 30% deve ocorrer porque dados dos testes clínicos divulgados hoje (23) mostram que o protocolo de vacinação mais eficaz inclui uma dose reduzida na primeira aplicação, em vez de uma dose completa. A Astrazeneca e a Universidade de Oxford anunciaram que o esquema de vacinação que prevê uma dose reduzida e uma dose completa, com um mês de intervalo, obteve eficácia de 90%. Já o protocolo com duas doses completas e o mesmo intervalo atingiu eficácia de 62%. Os dados analisados envolveram 11 mil voluntários, cerca de 2,7 mil com o protocolo mais eficaz e quase 8,9 mil com o protocolo de duas doses completas.

Não houve registro de eventos graves relacionados à segurança da vacina e nenhum dos voluntários que recebeu a vacina desenvolveu casos graves da covid-19 ou precisou ser hospitalizado. O vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fundação Oswaldo Cruz, Marco Krieger, classificou a divulgação como uma boa notícia, já que confirmou a eficácia de 90% e trouxe um ganho adicional, uma vez que as 210 milhões de doses que a Fiocruz prevê fabricar no ano que vem poderão chegar a mais pessoas, caso os dados sejam confirmados na conclusão e publicação do estudo. Em vez de termos vacina para 100 milhões de brasileiros, poderíamos vacinar 130 milhões. O que é um ganho adicional. Foi uma boa notícia, disse Krieger.

Produção e registro: A partir de acordo com o governo federal, os desenvolvedores da vacina já iniciaram o processo de transferência de tecnologia para que a Fiocruz produza o imunizante no país. No primeiro semestre, a fundação prevê disponibilizar 100 milhões de doses a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, e, no segundo semestre, cerca de 110 milhões de doses serão fabricadas já com IFA produzido na Fiocruz. Krieger explica que a previsão está mantida, e o que deve ocorrer é o fracionamento de doses. Todo esse processo depende da confirmação e publicação dos resultados dos testes em humanos, e do registro do imunizante na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de produzir a vacina, a Fiocruz também está encarregada de protocolar esse pedido de registro, que tem sido feito de forma parcelada desde outubro, em um processo chamado de submissão contínua.

A Anvisa já recebeu em outubro e novembro informações como os resultados dos estudos pré-clínicos e dados sobre manufatura e controle nas plantas industriais. No mês que vem, a Fiocruz deve encaminhar os resultados dos testes clínicos, o que inclui o protocolo recomendado a para vacinação. “Durante o peticionamento para as autoridades sanitárias, no nosso caso a Anvisa, será colocado que a eficácia de 90% foi utilizada com esse protocolo [com dose reduzida]. E esse protocolo que será o registrado.

É muito importante que a gente utilize a vacina de acordo com os resultados no estudo clínico, porque ele garante duas informações: primeiro essa eficácia, que é muito alta; e, segundo, a segurança”, disse Krieger, que mais uma vez pondera que isso depende da confirmação dos resultados. A Fiocruz deve protocolar o último bloco de documentos em janeiro do ano que vem, quando também deve começar a produzir a vacina, antes mesmo da aprovação final Anvisa. O imunizante será produzido no Complexo Industrial de Bio-Manguinhos, que fica junto à sede da fundação, na zona norte do Rio de Janeiro. O objetivo de antecipar a produção é ter ao menos 30 milhões de doses até o fim de fevereiro, quando deve ficar pronto o parecer final da Anvisa com o registro da vacina, caso todos os testes confirmem a segurança e a eficácia da vacina. Se esse cronograma se confirmar, Bio-Manguinhos deve entregar em março as primeiras 30 milhões doses ao Ministério da Saúde, para que sejam disponibilizadas à população.

Rússia diz que vacina contra Covid-19 teve eficácia ‘acima de 95%’ após segunda dose

A Rússia anunciou, nesta terça-feira (24), que a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya contra a Covid-19, teve eficácia “acima de 95%” 21 dias após a segunda dose da vacina e 42 dias após a primeira dose. Os dados ainda são preliminares e não foram publicados em revista científica. Veja os principais pontos do anúncio: A eficácia da vacina foi “acima de 95%” 21 dias após a aplicação da segunda dose da vacina (42 dias após a aplicação da primeira dose). Antes disso, 7 dias após a aplicação da segunda dose (e 28 dias após a primeira dose), a eficácia vista foi de 91,4%. Ao todo, a análise considera dados de 18.794 pessoas vacinadas. Dessas, 14.095 receberam a vacina, em ambas as doses. As outras 4.699 receberam uma substância inativa (placebo). Entre os vacinados, houve 8 casos de Covid-19 sete dias após a aplicação da segunda dose (e 28 dias após a primeira dose). Entre os não vacinados, houve 31 casos no mesmo período. Os números equivalem à eficácia de 91,4%.

Até esta terça (24), nenhum evento adverso inesperado havia sido identificado. Alguns dos vacinados apresentaram eventos adversos menores de curto prazo, como dor no ponto de injeção e sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre, fraqueza, fadiga e dor de cabeça. A capacidade de produção russa é de 1 bilhão de doses – o suficiente para 500 milhões de pessoas (com duas doses para cada). Assim como a vacina de Oxford, a temperatura de armazenamento da Sputnik V é de 2°C e 8°C (condições normais de refrigeração). É uma vantagem em relação à candidata da Pfizer, que precisa ser armazenada a -70ºC durante o transporte, e da Moderna, que precisa ficar a -20ºC. Há cerca de duas semanas, a Rússia havia anunciado uma eficácia de 92% para a Sputnik V um dia após a aplicação da segunda dose (e 21 dias após a aplicação da primeira dose). Na prática, se uma vacina tem mais de 95% de eficácia, isso significa dizer que mais de 95% das pessoas que tomam a vacina ficam protegidas contra aquela doença.

PF combate, no Rio, furtos de encomendas nos Correios

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (24) nove mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participar de um esquema de fraudes e desvios de encomendas nos Correios. Os mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro. Entre os endereços alvos da ação de hoje está o Centro de Distribuição da empresa em Benfica, na zona norte da cidade. A operação Replicante investiga um esquema de desvios de encomendas de alto valor, como celulares e eletrônicos, que chegavam na unidade de Benfica, para usuários dos Correios.

Os envolvidos no esquema substituíam as etiquetas verdadeiras, que continham os dados dos reais destinatários, por adesivos falsos, que mostravam o endereço de outra pessoa envolvida na fraude. Assim, as encomendas desapareciam do fluxo postal oficial. Segundo a PF, os carteiros, que faziam as entregas, aparentemente não participavam do esquema criminoso e deixavam as encomendas nos endereços errados por causa das etiquetas falsas. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de organização criminosa e peculato. A investigação conta com o apoio dos Correios, segundo a Polícia Federal.

Não existe prorrogação’, diz Paulo Guedes sobre auxílio emergencial

O ministro Paulo Guedes, da Economia, afirmou na tarde desta segunda-feira (23) que o governo não pretende prorrogar o auxílio emergencial, concedido desde maio para desempregados e trabalhadores informais em razão da pandemia do coronavírus. Em evento virtual promovido por uma empresa de investimentos, o ministro disse que há pressão política pela prorrogação e que a área econômica está preparada para reagir “se houver uma segunda onda” da Covid-19. Mas, para Guedes, a doença “cedeu” e “está descendo”, razão pela qual o auxílio não seria mais necessário porque, segundo afirmou, a economia “está voltando forte”. “A ideia é que o auxílio emergencial se extingue no final do ano. A economia está voltando forte, a doença está descendo. Eu não estou dizendo duas ou três semanas. Eu estou dizendo, de 1,3 mil, 1,4 mil mortes diárias, a coisa caiu para 300, 250.

Agora, parece que voltou para 350. É uma tragédia de dimensões imensas, é terrível essa epidemia que abateu sobre o Brasil […]. Contra evidência empírica, não há muito argumento. Os fatos são que a doença cedeu bastante e a economia voltou com muita força”, declarou. Segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h deste domingo (22), o Brasil uma tem média móvel de 484 mortes por Covid por dia e em dez estados as mortes estão em alta. “Do ponto de vista do governo não existe a prorrogação do auxílio emergencial. Evidente que há muita pressão política para isso acontecer. É evidente que tem muita gente falando em segunda onda, etc. e nós estamos preparados para reagir a qualquer evidência empírica. Se houver uma evidência empírica, o Brasil tiver de novo mil mortes, tiver uma segunda onda efetivamente, nós já sabemos como reagir, já sabemos os programas que funcionaram melhor”, afirmou o ministro.

Brasileiros acreditam em inflação de 4,8% nos próximos 12 meses

Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação ficará em 4,8% nos próximos 12 meses, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), realizada em novembro deste ano. A taxa é superior à expectativa de 4,7% da pesquisa  de outubro  e o maior valor desde abril (5,1%). A expectativa mediana de inflação é feita com base em entrevistas com consumidores brasileiros, que respondem à seguinte pergunta: Na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses?

“Vale ressaltar que o valor observado em novembro ainda é menor do que janeiro (5%), o que sugere certa ancoragem das expectativas, apesar dos choques de alguns itens importantes observados durante o ano, como os alimentos. Para o final de 2020 e 2021, é possível que a mediana se aproxime cada vez mais dos 5,0%, já  que não há perspectivas de choques favoráveis, principalmente sobre os preços de alguns itens com peso significativo na cesta de consumo das famílias”, disse a economista da FGV Renata de Mello Franco. A inflação oficial, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrava, no mês  de outubro, taxa acumulada de 3,92% em 12 meses.

MJ leiloa 434 cabeças de gado usado para lavagem de dinheiro

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública leiloa hoje (24) 434 cabeças de gado que foram apreendidos com um grupo que praticava crimes de lavagem de dinheiro. A expectativa do governo do estado é a de arrecadar cerca de R$ 1 milhão com a venda de lotes de gados que têm preços a partir de R$ 41 mil. Os lances para o leilão (de 384 bois e vacas e 50 bezerros), que ocorre no Mato Grosso mas será exclusivamente via online devido à pandemia, podem ser feitos até as 15h desta terça-feira (24), por meio do site Canal Judicial.

Os lotes de animais estão disponíveis para exame e visitação, mediante agendamento prévio que pode ser feito pelo e-mail cuiaba.nucleo@sbjud.com.br. Eles estão estão na Fazenda Colibri, situada a cerca de 150km de Cuiabá, no município de Santo Antônio do Leverger. Segundo o MJ, o leilão é resultado da alienação antecipada decretada pela 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso Por se tratar de de patrimônio apreendido de crime envolvendo lavagem de dinheiro, os valores arrecadados terão como destino o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

Morre Francisco Camargo, pai dos sertanejos Zezé e Luciano

Pai de Zezé di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, de 83 anos, morreu na noite de segunda feira (23), após 14 dias internado em hospital particular em Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria da dupla na manhã desta terça-feira (24). Por meio de nota, a assessoria dos sertanejos afirmou que o velório deve ser às 10h no Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O sepultamento está marcado para as 17h. Também de acordo com a assessoria, Zezé já está na capital goiana.

Seu Francisco estava internado desde o último dia 10 de novembro, quando sentiu dores no intestino e precisou ser internado para fazer exames. Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro. Apesar dos filhos famosos, ele ficou conhecido nacionalmente em 2005, após o lançamento do filme “Dois Filhos de Francisco”, que contou a história dele e de sua família. Nos últimos anos, Seu Francisco convivia rotineiramente com problemas de saúde e internações. Em março de 2018, ele ficou mais de um mês no hospital devido a uma pneumonia. Já em fevereiro deste ano, Seu Francisco chegou a ser internado para tratar uma infecção decorrente de um enfisema pulmonar. Ele ficou oito dias no hospital e chegou a ocupar um leito de UTI.

Covid-19: Brasil tem 6 milhões de casos e quase 170 mil mortes

Com 302 registros de óbitos nas últimas 24 horas, o total de mortes provocados pela covid-19 no Brasil chega a 169.485. Até ontem, o sistema marcava 169.183 falecimentos. Ainda há 2.202 mortes em investigação. Os dados são da atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta segunda-feira (23) pelo órgão. O balanço é produzido a partir de informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde.

Já o número de casos acumulados desde o início da pandemia do novo coronavírus atingiu 6.087.608. Entre ontem e hoje, foram registrados 16.207 novos diagnósticos positivos da doença. Ontem, o sistema marcava 6.071.401 pessoas infectadas desde o primeiro caso no país, em fevereiro. Ainda conforme o balanço do ministério, há 473.028 pacientes em acompanhamento. Outras 5.445.095 pessoas já se recuperaram da doença. Em geral, os casos são menores aos domingos e segundas-feiras em função da dificuldade de alimentação pelas secretarias estaduais de saúde. Já às terças-feiras, eles podem subir mais em função do acúmulo de registros atualizado.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes pela covid-19 são São Paulo (41.276), Rio de Janeiro (22.028), Minas Gerais (9.794), Ceará (9.492) e Pernambuco (8.926). As Unidades da Federação com menos óbitos pela doença são Acre (714), Roraima (720), Amapá (792), Tocantins (1.148) e Rondônia (1.522).

Estado confirma 327.961casos, 300.252 recuperados e 3.494 mortes por Covid-19

O Governo do Estado informou que há 327.961 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, dos quais 300.252 estão recuperados e 24.215 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 23. Até então, 3.494 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,07%.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 23
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há casos confirmados em todos os 295 municípios catarinenses, e há 238 com pelo menos um óbito. Estima-se que haja casos ativos em 270 cidades. O local  com a maior quantidade de confirmações de infecção pelo novo coronavírus é Florianópolis, que registra 29.203 casos. Na sequência, aparecem Joinville (28.321), Blumenau (18.847), São José (15.985), Palhoça (11.178), Criciúma (10.914), Balneário Camboriú (10.789), Itajaí (10.454), Chapecó (9.529) e Brusque (8.175). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 81,1%. Isso significa que, dos 1.416 leitos existentes no estado, 267 estão livres e 1.149 estão ocupados, sendo 479 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Boletim relata mais 707 diagnósticos positivos e 27 mortes pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (23) mais 707 diagnósticos e 27 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. A Secretaria registra, também, 1.032 casos confirmados retroativos do período entre 24 de maio a 21 de novembro. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 nesta segunda-feira mostram que o Paraná soma 254.880 casos e 5.827 mortos em decorrência da doença.

INTERNADOS – O boletim desta segunda-feira informa que há 723 pacientes com diagnóstico confirmado internados. São 632 pacientes em leitos SUS (302 em UTI e 330 em enfermaria) e 91 em leitos da rede particular (30 em UTI e 61 em enfermaria). Há outros 1.226 pacientes internados, 518 em leitos UTI e 708 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – Os 27 pacientes que faleceram estavam internados. São nove mulheres e 18 homens, com idades que variam de 41 e 93 anos. Os óbitos ocorreram entre 9 e 23 de novembro. Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (9), Cascavel (3), Guarapuava (3). A Secretaria da Saúde registra, ainda, a morte de uma pessoa que residia em cada um dos municípios de Apucarana, Cornélio Procópio, Figueira, Ipiranga, Mamborê, Maringá, Medianeira, Nova Tebas, Pinhais, Ponta Grossa, Rio Bom, São José dos Pinhais.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Saúde registra 2.558 casos de residentes de fora, sendo que 52 pessoas foram a óbito.

INTERNACIONAL

Confinamento não travou concentração de CO2 na atmosfera, diz agência

A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera continuou a aumentar este ano, apesar do confinamento global devido à pandemia da covid-19, revelou hoje (23) a Organização Meteorológica Mundial (OMM). A agência das Nações Unidas registrou em 2019 aumento considerável das emissões de gás de efeito estufa, que atingiu 410 partículas por milhão, e o ritmo não parou de aumentar em 2020, apesar de muitos países terem praticamente parado a atividade econômica. “A queda das emissões relacionada com o confinamento representou apenas um pequeno ponto na curva de longo prazo, que devemos achatar de forma continuada”, afirmou o secretário-geral da organização, Petteri Taalas.

De acordo com o boletim divulgado hoje, durante o período de confinamento mais intenso, as emissões globais diminuíram cerca de 17%. A OMM considera muito difícil estimar a redução anual total das emissões em 2020, mas admite que possa estar entre 4,2% e 7,5%. No entanto, essa redução de emissões não significará queda de concentrações de dióxido de carbono na atmosfera este ano, porque resultam de emissões acumuladas em 2020 e em anos anteriores. A concentração de dióxido de carbono deverá aumentar este ano, mas a um ritmo ligeiramente menor, sem ultrapassar as flutuações habituais do ciclo do carbono observadas de um ano para outro.

Trump pede que chefe de órgão responsável por transição com Biden faça os ‘protocolos iniciais’

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse pela primeira vez em sua conta no Twitter que recomenda que seja “feito o que precisa ser feito” em relação “aos protocolos iniciais” da transição para o governo de Joe Biden. Nesta segunda-feira (23), de acordo com a publicação de Trump, a agência federal americana responsável pela transição informou em uma carta à equipe de Joe Biden, presidente eleito, que poderia iniciar formalmente a transição de governos. “Eu levo esta função a sério e, por causa das questões recentes envolvendo desafios legais e certificações de resultados eleitorais, estou enviando esta carta hoje para disponibilizar esses recursos e serviços a vocês”, escreveu Emily Murphy, chefe da Administração de Serviços Gerais (GSA, sigla em inglês). O tuíte de Trump sobre a transição foi publicado no mesmo dia em que o presidente sofreu mais uma derrota em sua tentativa de reverter o resultado das urnas.

China lança sonda para recolher material da superfície lunar

A China lançou com êxito a sonda espacial Chang`e-5 para recolher material da superfície lunar, na primeira missão desse gênero desde os anos 70. O lançamento da sonda foi feito nessa segunda-feira (23), a bordo do foguete Longa Marcha-5, a partir do Centro de Lançamento de Wenchang, na província de Hainão (sul). “A sonda entrou com precisão na órbita previamente estabelecida. A missão foi concluída com êxito”, afirmou o diretor do Centro de Lançamento e responsável pela missão, Zhang Xueyu.

De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, esta é uma das “missões espaciais mais complexas e desafiadoras” que a China já realizou. “A missão vai ajudar a promover o desenvolvimento científico e tecnológico do país e estabelecer uma base importante para futuros pousos tripulados na Lua”, disse o vice-diretor do Centro de Exploração Lunar da Administração Espacial da China, Pei Zhaoyu. A Chang`e-5 deverá colocar vários módulos na superfície lunar para recolher cerca de dois quilos de amostras. A nave vai levar dois dias para chegar à superfície e a missão vai durar cerca de 23 dias, informou Pei. As amostras vão chegar à Terra em meados de dezembro.

FUTEBOL

Em Recife, Atlético (GO) vence Sport e sobe na tabela

Quem se deu melhor na noite de segunda-feira (23) na Ilha do Retiro, em Recife, foi o visitante Atlético Goianiense. O Dragão fez 1 a 0 no Sport pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Sport está em 15º com 25 pontos em 22 jogos. E o Atlético Goianiense subiu para o 12º lugar com 27. Na próxima rodada, o Sport visita o Santos, na Vila Belmiro, às 17h. O Atlético recebe o Inter, no Estádio Olímpico, às 21h.

Athletico enfrenta o River Plate na baixada

Athletico e River Plate abrem o duelo das oitavas de final da Libertadores de 2020 na noite desta terça-feira. A partida está marcada para 19h15 (horário de Brasília), na Arena da Baixada.  O Athletico vem de quatro vitórias seguidas, mas acumula 11 desfalques – oito deles por Covid-19. Santos, Jandrei, Zé Ivaldo, Abner, Alvarado e Nikão são as novas baixas. Com isso, Paulo Autuori terá que escalar o terceiro goleiro e terá que mexer em todos os setores.

Já o River Plate chega embalado para o duelo desta terça. Os comandados de Marcelo Gallardo têm apenas duas derrotas em 18 jogos no ano. E o treinador conta com força máxima, inclusive com o retorno de jogadores que estavam com suas seleções nas Eliminatórias.

Flamengo e Racing fazem primeiro duelo das oitavas da Libertadores

Um dia depois de comemorar um ano da conquista do segundo título da Libertadores da América, o Flamengo entra em campo na noite de hoje (23) para seguir sonhando em erguer novamente a taça. O Racing é o adversário da partida de ida das oitavas de final, a partir da às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Presidente Perón (El Cilindro), na cidade de Avellaneda (Argentina). O Flamengo ainda tenta se recuperar da eliminação da Copa do Brasil diante do São Paulo na semana passada. Depois da vitória sobre o Coritiba, no último domingo (22), pelo Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro concentra forças para encarar o rival argentino. O Racing não está em uma boa fase. Dentro de campo, o clube vem de quatro derrotas consecutivas e sofre com desfalques de jogadores. Na parte administrativa, o ídolo Diego Milito, anunciou que vai deixar o cargo de diretor técnico por discordar do modelo de gestão e das ideias do presidente Víctor Bueno. Mesmo com o oponente aparentando fragilidade, o técnico Rogério Ceni não acredita que o Flamengo terá um jogo tranquilo pela frente.

Santos encara a LDU na altitude

A noite desta terça-feira marca o início da trajetória do Santos no mata-mata da Libertadores. Às 19h15 (de Brasília), o Peixe enfrenta a LDU, fora de casa, no primeiro jogo das oitavas de final. A força dos equatorianos na altitude de 2.850 metros de Quito é motivo de alerta para Marinho, principal jogador do Santos na temporada, que espera “duas batalhas” na eliminatória. A LDU tem uma equipe forte e dentro de casa cresce muito de produção. É um jogo em que temos que ser eficientes durante os 90 minutos e errar o mínimo possível para sairmos com um resultado positivo, que pode abrir um caminho para a classificação dentro de casa disse Marinho.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná