Fiocruz revela que coronavírus já circulava no Brasil antes do carnaval

O novo coronavírus já estava circulando havia pelo menos 20 dias no Brasil quando multidões tomaram as ruas de grandes cidades para celebrar o carnaval, revela um estudo divulgado nesta segunda-feira, 11, pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O trabalho mostra que o Sars-CoV-2 começou a se espalhar no País ainda na primeira semana de fevereiro, ou seja, mais de 20 dias antes de o primeiro caso ser diagnosticado oficialmente em um viajante que retornou da Itália para São Paulo. O caso foi detectado em 26 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, quase 40 dias antes das primeiras confirmações oficiais de transmissão comunitária, em 13 de março.

Brasil registra 396 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas

O Brasil registrou 396 mortes decorrentes do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo atualização feita pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 11. Com isso, o total oficial de vítimas da Covid-19 no País subiu de 11.123 para 11.519. O número de novos casos neste período foi de 5.632.

Santa Catarina já tem 3.529 casos e 69 mortes por coronavírus

O Governador Carlos Moisés (PSL) confirma, na coletiva desta segunda (11), 3.529 casos de coronavírus em Santa Catarina, distribuídos em 161 municípios, e 69 mortes, distribuídas em 36 municípios. Assim como Carlos Moisés, o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, e o novo Secretário da Casa Civil, Amandio João da Silva Júnior, também estão presentes na entrevista coletiva, que detalha os dados e o enfrentamento à pandemia pela gestão estadual.

Secretário da Casa Civil, Douglas Borba, depõe sobre Operação Oxigênio, na Deic

O secretário da Casa Civil, Douglas Borba, foi até a Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), em São José, na Grande Florianópolis, na manhã deste sábado (9) para prestar depoimento sobre a Operação Oxigênio, que investiga a compra de respiradores pelo valor de R$ 33 milhões. Douglas Borba chegou ao local de forma espontânea às 9h e ficou até por volta das 11h, onde saiu sem falar com a imprensa. A expectativa era que ele entregasse o seu celular para a Polícia Civil investigar suas conversas. No entanto, não houve confirmação se isso ocorreu.

No Paraná o número de infectados é de 1.849 casos e 111 óbitos

O Paraná registrou 14 novos casos de novo coronavírus e mais duas mortes, elevando para 1.849 o número de pessoas infectadas e para 111 os óbitos por covid-19 em 44 cidades do estado. Deste total, 1.266 pessoas já se recuperaram. Atualmente, o Paraná ainda investiga 572 suspeitas e já descartou 15.050 casos. As informações são do boletim diário da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgadas na noite desta segunda-feira (11).

Curitiba não registra novas mortes por covid-19, recuperados sobem para 538

Sem novas mortes confirmadas por coronavírus desde o último sábado (9), Curitiba permanece com o total de 29 óbitos em decorrência da doença. Na capital paranaense, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde desta segunda-feira (11), os casos confirmados passaram para 741, com o acréscimo de 10 novos resultados positivos. Mas, boa parte das pessoas infectadas já superou a doença: 538 dos contaminados com novo coronavírus estão recuperados e já foram liberados do isolamento social.

Mais cidades brasileiras adotam bloqueio total

Mais de 18 cidades brasileiras já adotaram o lockdown nesta semana, como por exemplo São Luiz, Niterói e São Gonçalo. Entretanto, esses municípios encontram dificuldade de manter as pessoas em cas e evitar aglomerações. O Maranhão foi o primeiro estado brasileiro a aderir ao lockdown. A capital, São Luís, quatro municípios da Ilha de São Luís e a região metropolitana estão em Bloqueio Total, desde o último dia 5.

Seguro-desemprego cresce 22,1% em abril

O número de pedidos de seguro-desemprego cresceu 22,1% em abril em comparação ao mesmo mês de 2019, de acordo com o Ministério da Economia. De acordo com a pasta, foram contabilizados 2.337.081 pedidos nos primeiros 4 meses de 2020 contra 2.306.115 no mesmo período do ano passado.

Vídeo da reunião ministerial será analisado hoje na sede da PF

O ministro do STF Celso de Mello autorizou que a PF faça uma perícia no vídeo da reunião ministerial de 22 abril. No encontro, segundo o ex-ministro Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro teria apontado sua intenção de interferir politicamente na PF. O conteúdo da reunião será apresentado na manhã de hoje para a Procuradoria Geral da República, para a Polícia Federal, para a Advocacia Geral da União e para a defesa do Moro.

Ala militar do Planalto encara a PF em depoimento

Estão marcados para a manhã desta terça-feira as oitivas dos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Walter Braga Netto (Casa Civil). Os três falarão simultaneamente de seus gabinetes no Palácio do Planalto a partir das 15h desta terça no processo que investiga se Jair Bolsonaro cometeu crime ao interferir na Polícia Federal.

Valeixo: Bolsonaro queria alguém com ‘mais afinidade’ 

O delegado Maurício Valeixo, ex-chefe da Polícia Federal, afirmou, durante o depoimento prestado na manhã desta segunda, 11, na sede da corporação em Curitiba, que o presidente Jair Bolsonaro lhe disse que não tinha nada ‘contra a sua pessoa’, mas queria um diretor-geral com quem tivesse mais ‘afinidade’. A oitiva do homem de confiança do ex-ministro Sérgio Moro no inquérito sobre suposta tentativa de interferência do presidente na PF teve início às 10h10 da manhã e terminou às 16h20. Foram pouco mais de seis horas de depoimento.

Jornal recorre ao STF para divulgar exame de Covid-19 do Presidente

O Estadão pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda a decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, que desobrigou o presidente Jair Bolsonaro de apresentar exames feitos para detectar o coronavírus. Após o jornal ter obtido na Justiça decisões garantindo o acesso aos laudos, o presidente do STJ, na sexta-feira, atendeu o Palácio do Planalto e acatou recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União, o que livrou Bolsonaro de divulgar os exames.

Aliados de Regina Duarte deixam de apoiar sua gestão após entrevista à CNN

Aliados da secretária especial da Cultura, Regina Duarte, “jogaram a toalha” após a polêmica entrevista da atriz à CNN. Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, pessoas próximas a ela, e que até então apoiavam a permanência dela no governo do presidente Jair Bolsonaro, dizem que não têm mais como defender sua gestão. No domingo (10), mais de 500 artistas, intelectuais e produtores culturais divulgaram uma carta em reação às declarações de Regina Duarte durante a entrevista. Na carta, a classe artística afirma que “não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão”.

MP denuncia manifestantes por ato contra Moraes

O Ministério Público de São Paulo denunciou dois manifestantes, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, por ameaça, difamação, injúria e perturbação, após participarem de protesto em frente ao prédio do ministro do STF Alexandre de Moraes.

MP pede suspensão do novo rodízio na cidade de São Paulo

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) emitiu um parecer que pede a suspensão do rodízio ampliado na cidade de São Paulo, que entrou em vigor nesta segunda-feira e restringe a circulação de aproximadamente 50% dos veículos na capital. Os promotores alegam que a gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB) não apresentou justificativas nem embasamento técnico para o rodízio ampliado. O MP-SP pediu a derrubada do rodízio, decretado como medida de combate à pandemia do novo coronavírus, em uma ação judicial de autoria do vereador Fernando Holiday.

Trump discute com repórter durante coletiva

O presidente americano encerrou a coletiva de imprensa diária sobre o enfrentamento do novo coronavírus no país, após discutir com uma repórter. Trump não gostou da pergunta e logo quis passar a vez para outro repórter, que insistiu no mesmo questionamento. Incomodado, o presidente finalizou a coletiva e voltou à Casa Branca.

ESPORTES

Só pode haver jogos com torcida após vacina, indica estudo

De acordo om pesquisadores do Paraná, a presença de jogadores e torcida só deveriam acontecer após as descobertas de uma vacina. Segundo o estudo, os atletas deverão fazer os testes como uma forma de controle e consideram muito precipitado o retorno no atual estágio da pandemia no Brasil.

Galo se reapresenta com cuidados e testes contra vírus

O Atlético-MG se reapresentou nesta segunda-feira, 11 de maio, com o seu elenco e comissão técnica fazendo testes para identificar possíveis casos da Covid-19. Assim, que os jogadores e demais funcionários iam chegando à Cidade do Galo, eles tinham a temperatura corporal medida. Em seguida, fizeram exames de sangue e secreções para uma avaliação com mais detalhes do estado de saúde de cada um. Realizamos os testes na comissão técnica, nos funcionários e iremos avaliar os jogadores no início da tarde. Há uma primeira barreira na entrada com procedimento de questionário com sintomas e queixas.