Bolsonaro diz que faltou ‘gestão’ a Vélez no MEC

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (8) que faltou ‘gestão’ e ‘expertise’ a Ricardo Vélez enquanto esteve à frente do Ministério da Educação. ‘Basicamente, [faltou] a questão da gestão. O ministro não tinha essa expertise, aí foi acumulando uma série de problemas e, lamentavelmente, chegamos à situação em que tivemos que substituir nosso querido Vélez. É uma pessoa simpática, amável e competente, mas a questão da gestão deixou a desejar’, afirmou em entrevista à rádio Jovem Pan.

Novo ministro da Educação toma posse hoje

O porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, comentou sobre possíveis mudanças no Ministério da Educação após a escolha, anunciada ontem, de Abraham Weintraub para substituir Ricardo Vélez. ‘O nosso presidente autoriza e aliás estimula que os ministros escalem suas equipes’, disse ontem. Segundo o jornal ‘O Globo’, alunos de Olavo de Carvalho demitidos do MEC podem ser reconduzidos e militares devem ser demitidos. O atual secretário-executivo, nomeado em 29 de março, é o tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira. Weintraub toma posse nesta terça-feira (9) como ministro, às 14h.

Quem é Abraham Weintraub, novo ministro da Educação

Próximo ao chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), de quem era secretário-executivo, Weintraub faz parte da equipe de Bolsonaro desde novembro, quando foi formado o gabinete de transição. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Weintraub é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Diferentemente do que foi dito por Bolsonaro no Twitter, o novo ministro da Educação não informa em seu currículo oficial possuir doutorado.

‘Deveria ser ministro’, diz Bolsonaro sobre filho

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta segunda-feira, 8, que seu filho Carlos Bolsonaro e o trabalho dele nas redes sociais foram os responsáveis por sua eleição ao Palácio do Planalto. A afirmação do presidente, que é criticado pela influência recebida dos filhos, sobretudo de Carlos, foi feita em uma entrevista à rádio Jovem Pan, quando questionado sobre o polêmico vídeo que publicou no Twitter e mostrava um rapaz urinando sobre a cabeça de outro em um bloco de carnaval. Embora tuítes do “Zero Dois”, como Carlos é chamado pelo pai, já tenham levado à demissão de um ministro – Gustavo Bebianno, ex-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República  Jair Bolsonaro disse que o filho nunca “atrapalhou em nada”. Para o presidente, o vereador carioca pelo PSC deveria ocupar um ministério em seu governo, mas resiste à ideia. “O Twitter, Facebook, Instagram, não me tomam mais de 30 minutos por dia. Quem realmente me ajuda nessa coordenação é o Carlos Bolsonaro, por isso muita gente quer afastá-lo de mim. ‘Ah, o pitbull, tá atrapalhando’. Atrapalhando o quê? No meu entender, não atrapalhou em nada. Eu acho até que ele deveria ter cargo de ministro, ele me botou aqui, foi realmente a mídia dele que me botou aqui. Ele não tá pleiteando um cargo de ministro, poderia botá-lo, mas não está pleiteando isso aqui”.

Relator apresenta parecer sobre a Previdência

O relator da reforma da Previdência, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), apresenta seu parecer nesta terça-feira (9) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. O colegiado analisa apenas a admissibilidade do texto. O mérito será discutido por uma comissão especial. O texto é polêmico e divide opiniões desde sua edição. No mês passado, 13 partidos apresentaram um documento em que se posicionam contra a proposta do Executivo, devido aos eventuais impactos especialmente nos pequenos municípios. Na semana passada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi à CCJ defender a reforma.

Maia nega articulação: ‘Não vou ser mulher de malandro’

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), diz que segue apoiando a reforma da Previdência, mas não atuará como articulador político. ‘Continuo defendendo a matéria em qualquer ambiente que eu possa fazê-lo. Agora, eu não tenho mais as condições que eu tinha até 1 mês atrás de ser um articulador político, isso eu não posso. Se o governo quer votar em 15 de junho, a pauta tá dada. Se o governo vai ganhar, você pergunta pro ministro Onyx [Lorenzoni, da Casa Civil]’, afirmou.

Governo sanciona nova lei para ‘bons pagadores’

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na segunda-feira (8) a lei que muda as regras do tão falado cadastro positivo, uma lista de consumidores que são bons pagadores. A mudança deve acelerar a redução das taxas de juros de empréstimos no Brasil, entre as mais altas do mundo.

Temporal deixa mortos e áreas destruídas no Rio

Um temporal que atinge o Rio de Janeiro desde o início da noite de segunda-feira (8) alagou ruas, derrubou árvores e destruiu carros em vários bairros. A Polícia Militar confirmou que uma pessoa morreu na Rua Marquês de São Vicente, na Gávea, zona sul da cidade. Já no Morro da Babilônia, o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro em um soterramento e informou que duas mulheres adultas morreram. As equipes continuam no local em busca de outras possíveis vítimas.

Crivella acha ‘segura’ ciclovia que desabou 3 vezes

Diante das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira 8 – causando ao menos uma morte e alagamentos em diversos pontos da cidade -, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) considera que o trabalho de prevenção realizado pela Defesa Civil do município “não foi efetivo” para evitar transtornos. Em entrevista para a Globo News, ele declarou que não eram esperados volumes tão grandes de água na Zona Sul do município e afirmou que a ciclovia Tim Maia é “segura”, apesar de pela terceira vez ter um desabamento em dia de tempestade. “Não considero que foi efetivo (o trabalho de prevenção)”, afirmou Crivella. “A gente imaginava que teria chuva forte, mas não fomos capazes de imaginar que ela cairia com tanta força na Zona Sul. Se nós tivéssemos tido essa certeza, talvez tivéssemos uma eficiência melhor”, complementou.

Viúva de fuzilado no RJ: ‘Militares ficaram de deboche’

Luciana Nogueira, viúva de Evaldo Rosa, fuzilado na zona norte do Rio no domingo, se emocionou depois de comparecer ao Instituto Médico Legal para reconhecer o corpo do marido. Ela estava no carro dirigido pelo músico e que foi atingido por cerca de 80 tiros disparados por homens do Exército. Ontem, dez dos 12 militares que estavam na patrulha foram presos após prestarem depoimento sobre a ação. A investigação do caso está com a Justiça Militar.

Muro de condomínio cai e esmaga 13 veículos no PR

Um muro de um conjunto residencial caiu sobre 13 veículos – 11 carros e duas motos – na noite deste domingo, 7, em Curitiba (PR). Segundo a Polícia Militar, ninguém se feriu. De acordo com a PM, o muro tinha aproximadamente dois metros de altura. Os bombeiros foram acionados por volta das 22 horas para atender a ocorrência, na Rua Luiz Ronaldo Canalli, no Campo Comprido, zona oeste.

Vale oferece acordo a vítimas de Brumadinho

A mineradora Vale assinou termo de compromisso com a Defensoria Pública de Minas Gerais por meio do qual atingidos pelo rompimento de barragem da companhia em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, poderão optar por acordos extrajudiciais para indenizações, individuais ou por núcleo familiar. Caso atingidos optem por esse caminho, a estimativa é a de que a reparação ocorra em um prazo de 30 dias, desde o primeiro atendimento até o pagamento da indenização.

‘RG digital’ deve começar a ser expedido no 2º semestre

A partir deste ano, todos os brasileiros poderão emitir a Identidade Digital, e não somente os cerca de 90 milhões de eleitores já cadastrados na base de dados da Justiça Eleitoral. Isso porque, o programa Identificação Civil Nacional, responsável pela emissão do documento, também coletará as informações biométricas dos cidadãos que ainda não têm as impressões digitais cadastradas na Justiça Eleitoral. A expectativa é de que a emissão comece no segundo semestre de 2019.

Israel inicia eleição que decidirá futuro de Netanyahu

Os israelenses começaram nesta terça-feira a votar em eleições legislativas cruciais para o futuro do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que se mantém há vários anos no poder, apesar de persistentes denúncias de corrupção. Mais de seis milhões de israelenses estão convocados para eleger 120 deputados.

Brexit: May pode oferecer votação sobre referendo 

A primeira-ministra britânica, Theresa May, está considerando oferecer aos parlamentares uma votação sobre a realização de um segundo referendo para o Brexit em uma tentativa de quebrar o impasse nas negociações com o Partido Trabalhista, da oposição, disse o Telegraph. O jornal informou que May discutiu a ideia de oferecer para colocar seu acordo a uma votação pública com alguns de seus ministros na segunda-feira. A publicação também disse que o líder de May no Parlamento está confiante que o governo tem os votos para derrotar a tentativa de um segundo referendo.

FUTEBOL

Timão tira Santos nos pênaltis e vai a final

Diante de um Pacaembu lotado de santistas, o Timão não se furtou a apostar na sua força defensiva para fazer valer a vantagem conquista em Itaquera, mas a estratégia deu certo só até os 41 minutos do segundo tempo, quando Gustavo Henrique ganhou bola alta, garantiu o triunfo do Peixe por 1 a 0 e levou tudo para os pênaltis. Cássio dessa vez não foi herói, mas o Timão comemorou por causa das batidas na trave de Kaio Jorge e Victor Ferraz. O Corinthians tem agora o São Paulo pela frente na luta pelo título do Estadual nos dois próximos domingos.

JOGOS DE HOJE

Libertadores

19h15 – Athletico-PR x Tolima

21h30 – Internacional x Palestino

Copa do Brasil

19h15 – Fluminense x Luverdense

19h15 – Bahia x CRB