Previdência e armas devem dominar semana no Congresso

A Câmara e o Senado terão um calendário recheado nesta semana que vai do dia 19 a 23 de agosto. Além de audiências públicas para discutir a Proposta de Reforma à Constituição que reforma a Previdência, os senadores também devem analisar a Medida Provisória da Liberdade Econômica. Já os deputados devem se debruçar sobre o projeto que regulamenta o uso de armas de fogo.

Presidente do Senado briga na Justiça por sigilo de gastos

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), briga na Justiça para que os senadores mantenham em sigilo as notas fiscais que justificam seus gastos com a chamada cota parlamentar até junho deste ano. Destinada a cobrir despesas relativas ao exercício do mandato, a cota varia entre R$ 30 mil e R$ 45 mil, a depender do Estado do congressista. O alvo da ação judicial é o próprio Alcolumbre, mas a decisão pode beneficiar a todos seus colegas na Casa.  Desde que assumiu a presidência do Senado – o que o torna também presidente do Congresso -, em fevereiro deste ano, ele vem se recusando a atender pedidos feitos pela Lei de Acesso à Informação (LAI) para que seu gabinete informe gastos com a verba parlamentar. Com o dinheiro, é possível pagar despesas com passagens, serviços postais, manutenção de escritórios de apoio à atividade parlamentar, hospedagem, combustível, entre outros.

Senado resiste a nome de Eduardo para embaixada

Levantamento feito pelo ‘Estadão’ explica a cautela com que o presidente Jair Bolsonaro tem tratado a indicação do filho Eduardo para a embaixada do Brasil em Washington. Hoje, ele não teria o mínimo de 41 votos no plenário do Senado para ser aprovado. Dos 81 senadores, 30 responderam que pretendem votar contra o nome do ‘filho 03’ do presidente, ante 15 que disseram ser a favor. Outros 35 não quiseram responder ou se colocaram como indecisos.

Senadores fazem relatório contra indicação de Eduardo

Com base em um parecer da consultoria do Senado, parlamentares preparam um relatório alternativo rejeitando a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, para a embaixada brasileira em Washington. A indicação  já anunciada ainda não foi formalizada pelo Planalto e precisará de aval dos senadores. De acordo com o parecer da consultoria, a indicação configura nepotismo. O nome de Eduardo, se encaminhado pelo presidente Jair Bolsonaro, precisa passar pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e depois pelo plenário. O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), vice-líder do governo na Casa, é o mais cotado para assumir a relatoria da indicação. Dessa forma, outros senadores preparam um parecer alternativo para ser protocolado na comissão após o relatório de Chico Rodrigues, que tende a ser pela aprovação.

MEC estuda atrelar recursos a desempenho de universidades

O Ministério da Educação (MEC) estuda mudar a forma de distribuir os recursos para as 63 universidades federais. A ideia é dar mais dinheiro para quem tiver melhor desempenho em indicadores como governança, inovação e empregabilidade, entre outros. Hoje o modelo de distribuição do orçamento é centrado no tamanho das universidades. Com isso, instituições maiores e com mais alunos, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebem fatia maior do orçamento, embora tenham desempenho pior que outras em indicadores como governança, por exemplo.

Cotas do PIS/Pasep começam a ser pagas pela Caixa e BB

A partir desta segunda-feira (19), inicia-se o calendário de disponibilização dos recursos Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Neste primeiro dia, os cotistas que possuem contas na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil terão dinheiro depositado em conta corrente ou em poupança. Os demais cotistas poderão fazer os resgates conforme calendário divulgado pela Caixa e Banco do Brasil.

Favorito na Argentina manda recado a Bolsonaro

Candidato à Presidência da Argentina, Alberto Fernández disse em entrevista ao jornal argentino ‘La Nación’ que não pretende fechar a economia. A resposta veio ao ser questionado sobre as tensões com o governo brasileiro e com o presidente Jair Bolsonaro. ‘Para mim, o Mercosul é uma questão central. E o Brasil é nosso principal parceiro e continuará sendo. Se Bolsonaro pensa que eu vou fechar a economia e que, então, o Brasil vai sair do Mercosul, que fique tranquilo, porque não penso em fazer isso. É uma discussão burra’, afirmou Fernández.

Atenção para o aumento da chuva no Paraná e em Santa Catarina

Após a passagem de uma frente fria, uma área de baixa pressão atmosférica continua gerando instabilidade sobre o Sul do Brasil. O ar frio de origem polar volta a atingir a Região e a temperatura está em declínio. A semana começa úmida, mas deve terminar seca. Uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul estimula o crescimento de nuvens carregadas sobre o Paraná e sobre Santa Catarina. Os dois estados tiveram chuva moderada a forte no domingo, 18, e segunda-feira é de atenção para a continuidade de chuva.

Afeganistão: Estado Islâmico assume ataque que matou 63

O grupo extremista Estado Islâmico assumiu neste domingo a responsabilidade por um ataque suicida a bomba durante uma festa de casamento no Afeganistão que matou 63 pessoas, mostrando os perigos que o país enfrenta mesmo se o Taliban vier a firmar um acordo com os Estados Unidos. O atentado de sábado à noite se dá no momento em que o Taliban e os EUA tentam negociar um acordo sobre a retirada das forças norte-americanas em troca do compromisso do grupo em relação à segurança e a um diálogo de paz com o governo afegão apoiado pelos EUA.

FUTEBOL

Brasileirão – Série A 

São Paulo vence o Ceará

A tarde de estreias no Morumbi foi coroada com a garantia de mais três pontos ao São Paulo no Campeonato Brasileiro. A 15ª rodada da competição levou 47.705 torcedores ao estádio na capital paulista para assistir a vitória dos mandantes por 1 a 0 em cima do Ceará. Daniel Alves, que vestiu a camisa 10 são-paulina pela primeira vez. O tento anotado com o novo uniforme azul da equipe ainda teve participação de Juanfran, outro veterano que está chegando ao Tricolor. (Via Gazeta Esportiva)

Chapecoense vence e afunda ainda mais o Avaí

O clássico de Santa Catarina na Série A do Brasileirão entre Chapecoense e Avaí na Arena Condá atendeu as expectativas de um confronto baseado mais no confronto físico do que tático e/ou técnico. Com isso, a Chape se deu bem por aproveitar boa chance de passar a frente e construir a vitória por 1 a 0.

Com um a menos, Bahia busca empate contra o Goiás

Em confronto que teve como fato modificador uma expulsão logo com cinco minutos de confronto, Bahia e Goiás acabaram ficando no empate por 1 a 1 partida que ocorreu na Arena Fonte Nova pela 15ª Rodada do Brasileirão. O placar em Salvador serviu para o Esquadrão subir um degrau na tabela, ficando em 10° com 21 pontos, e o Goiás nesse momento é o 12° com 18.

Na estreia de Ceni, Cruzeiro bate o líder Santos

Na estreia do técnico Rogério Ceni, o Cruzeiro aproveitou a expulsão de Gustavo Henrique logo no início do jogo e venceu o Santos, por 2 a 0, no Mineirão. A Raposa, enfim, encerrou seca de vitórias, que já durava nove jogos, e agora respira fora da zona de rebaixamento. O Peixe segue líder, mas com apenas dois pontos de vantagem para Flamengo e Palmeiras.

Fluminense perde para o CSA em casa e entra no Z4

O Fluminense recebeu o CSA neste domingo (18), no Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro e foi derrotado por 1 a 0, gol de Jonatan Gomez. Com o resultado, que foi também a primeira vitória dos alagoanos como visitante, o técnico Fernando Diniz, que já vinha tendo seu trabalho questionado, fica mais perto de uma possível demissão.