Integrantes da Banda Padre José Maurício receberam nesta terça-feira, 14/06, uma Moção de Aplausos pela celebração de seus 60 anos de criação, comemorados no dia 16 de abril de 2016. Na mesma data em que a Câmara de Vereadores de Mafra fez a entrega da Moção, a banda também celebrou os 62 anos de fundação da Sociedade Musical Mafrense, instituição que mais tarde deu origem à Banda Padre José Maurício.

Reiterando a importância da banda, os vereadores parabenizaram todos os seus fundadores, integrantes e ex-integrantes, que ao longo desses anos vêm colaborando através da música para o desenvolvimento cultural e artístico no Município de Mafra. Um dos seus fundadores, o Maestro Mathias Herzer, acompanhado do presidente da banda Mauri Deniz, fizeram uso da palavra contando um pouco da trajetória da Banda Padre José Maurício.

Histórico

Em 14 de junho de 1954, por iniciativa do Juiz de Direito Francisco de Oliveira e com a colaboração do advogado e professor Antonio Hélio do Amaral, foi criada a Sociedade Musical Mafrense. Em 14 de abril de 1956 o maestro Mathias Herzer apresentou em público, pela primeira vez, a banda padre José Maurício, nome dado em homenagem ao grande mestre e compositor da música erudita no Brasil. Atualmente a Banda conta com aproximadamente trinta membros efetivos, inclusive dois de seus fundadores – Lauro Grossl e o maestro Mathias Herzer.