Exemplo de cnscientização para a necessidade dos idosos tomarem a vacina
Exemplo de conscientização para a necessidade dos idosos tomarem a vacina

Em Mafra a campanha de vacinação contra a gripe Influenza (H1N1), realizada no período de 25 de abril a 20demaio, atingiu a marca de 85,01%, imunizando 9.326 pessoas pertencentes a população alvo – grupos prioritários –  estimada em 10.971, superando a meta prevista pelo Ministério da Saúde, de 80% de cobertura. Entende-se como grupos prioritários, crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas e idosos.

Objetivo da Campanha foi reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. Em 2015 não houve registro da doença no município. Neste ano o município de Mafra registrou 5 casos da Influenza (GRUPO A).

A equipe de Vigilância Epidemiológica parabeniza e agradece as Unidades de saúde envolvidas na campanha, em especial as salas de vacina, bem como Hospital São Vicente de Paulo, Maternidade Dona Catarina Kuss, Hemodiálise de Mafra pelos resultados obtidos.

Mais Vacinação

Apesar o fim da campanha aquelas pessoas pertencentes aos grupos de risco, principalmente crianças e gestantes, que ainda não receberam a vacina, poderão tomar a dose nas unidades de saúde mais próximas de suas casas, enquanto durarem os estoques.

Cobertura Vacinal em Mafra

Doses aplicadas Cobertura Vacinal
Total de Cobertura Mafra 9.326 85,01%
Distribuição por grupo prioritário
Crianças 2.585 76,55%
Trabalhadores de Saúde 1011 104,33%
Gestantes 384 64,11%
Puérperas 68 69,39%
Idosos 5278 89,04%

Fonte: SIPNI WEB até 30 de maio

Vacinação contra poliomielite

A Vigilância Epidemiológica de Mafra  comunicou também que a Campanha Nacional de Multivacinação, que seria dia 11 a 17 de junho foi transferida para mesma data da Campanha Nacional da Poliomielite, a ser comunicada posteriormente pelo Ministério da Saúde – Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização.