Ex-presidente da República foi condenado a nove anos e seis meses

09.03.2016 DD dia a dia -- Lula -- CONTRA -- Foto: Divulgaçao

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma ação penal que envolve o caso da compra e reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ele foi condenado a nove anos e seis meses.

A sentença foi publicada nesta quarta-feira (12). A defesa do Ex-presidente Lula não quis se pronunciar até o momento.

Outros processos de Lula

O ex-presidente é réu em outras duas ações da Lava Jato, em uma ligada à Operação Janus, que trata de contratos no BNDES, e outra relacionada à Operação Zelotes, que apura venda de medidas provisórias.

Lula também foi denunciado no caso envolvendo o sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, no âmbito da Lava Jato.

Ele é alvo ainda de dois inquéritos na Lava Jato: um sobre a formação de organização criminosa para fraudar a Petrobras, e outro sobre obstrução das investigações ao tomar posse como ministro de Dilma. Na Zelotes, ele é investigado em inquérito sobre a edição da medida provisória 471, que criou o Refis.

A notícia da condenação causou euforia na Bolsa de Valores

O Principal índice da bolsa de valores de São Paulo disparou com a notícia da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ibovespa, que avançava 0,25% em torno de 13h15, passou a subir mais de 1% por volta das 14h, quando a informação foi divulgada.

O efeito foi semelhante no mercado de câmbio. O dólar, que já caia para cerca de R$ 3,23, despencou para a casa dos R$ 3,21 quando a informação foi divulgada.