A Defesa Civil divulgou nota nesta segunda-feira (1º) em que alerta para a possibilidade de frio extremo nos próximos dias em Santa Catarina. De acordo com o órgão, as condições meteorológicas no Estado são favoráveis para uma sequência de dias com temperaturas abaixo dos 10°C, e há possibilidade de neve nas regiões serranas entre a noite de sexta (5) e a madrugada de sábado.

“O cenário meteorológico pode indicar que este evento de frio será similar a dois eventos extremos ocorridos nos anos de 1981 e 1975, onde foram observados de 4 a 8 dias seguidos com termômetros abaixo dos 10°C em SC”, diz a nota.

Segundo a Defesa Civil a temperatura começará a cair a partir da noite de quarta-feira (3), com o avanço de uma massa de ar polar. No amanhecer de quinta, o frio intenso se espalha sobre a maior parte do Estado, com possibilidade de geada em toda a porção Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, provocando uma queda de temperatura mínima em torno de 10°C em relação ao dia anterior.

Já nas regiões serranas, são esperadas temperaturas negativas, com formação de geada. Na sexta-feira (5), novamente há condições para geada durante a manhã.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o frio mais intenso virá entre a tarde e a noite de sexta-feira e a madrugada e a manhã de sábado (6), com temperaturas negativas e possibilidade de neve nas regiões mais elevadas.

No domingo, continua a condição para geada em toda a porção Oeste e as áreas serranas do Estado. O frio começa a perder força na próxima segunda-feira (8), mas as temperaturas vão continuar amenas durante as manhãs.