A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para queda acentuada das temperaturas no Estado a partir desta sexta-feira (2). O comportamento do tempo ocorre por causa da passagem de uma frente fria e a entrada de uma massa de ar polar.

Segundo o órgão, o frio intenso começa ao meio-dia de sexta-feira, e se estenda até segunda-feira (5), começando a perder força na terça-feira (6). A previsão vale para todas as regiões de Santa Catarina.

Em nota, a Defesa Civil estadual fez recomendações à população para lidar com o frio intenso.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.