Vídeos sobre delação

A divulgação dos vídeos da delação premiada do operador Lúcio Funaro causou um novo confronto entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente Michel Temer. Para interlocutores do Palácio do Planalto, a medida é mais uma ação de Maia para tentar constranger o governo e mostrar descolamento do presidente.

1508068346422-lucio-funaro

Maia chama advogado de Temer de ‘incompetente’

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rebateu o posicionamento da defesa do presidente Michel Temer sobre a divulgação dos vídeos da delação do operador financeiro Lúcio Funaro. À reportagem neste domingo (15), Maia disse ser sentir agredido por Eduardo Pizarro Carnelós, que defende Temer no processo da denúncia da PGR que tramita na Câmara. Ele chamou Carnelós de “incompetente e irresponsável” e informou que o advogado será “processado pelos servidores da Câmara”. Os vídeos com a delação de Funaro foram disponibilizados pelo site da Câmara dos Deputados e, segundo Maia, o material, enviado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), não estava sob sigilo. No sábado (14), após o jornal Folha de S.Paulo revelar o teor dos vídeos de Funaro, Carnelós divulgou nota afirmando ser “evidente que o criminoso vazamento foi produzido por quem pretende insistir na criação de grave crise política no país”. Neste domingo, ele afirmou não saber que o material estava no site da Câmara. “Daqui para frente, vou, exclusivamente, cumprir meu papel institucional, presidir a sessão (da denúncia da PGR)”, disse Maia.

rodrigo-maia

Ataque na Somália

Um massivo ataque com bombas em uma área movimentada da capital da Somália, Mogadíscio, no sábado, matou pelo menos 230 pessoas, segundo autoridades locais.Outras centenas de pessoas ficaram feridas após um caminhão repleto de explosivos ser detonado perto de um hotel.

Eleições na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, proclamou a vitória de seu partido nas eleições regionais de domingo, com 17 estados para conquistados por candidatos do governo, mas os resultados não foram reconhecidos pela oposição, que segundo o Conselho Eleitoral venceu em cinco estados.

Papa torna santos 30 brasileiros

O papa Francisco canonizou no domingo (15) 35 pessoas, incluindo 30 mártires assassinados no Brasil no século XVII por calvinistas holandeses, três adolescentes mexicanos convertidos no século XVI, um espanhol e um italiano. A missa, com o tradicional rito de canonização, na qual Francisco pronunciou uma homilia, foi acompanhada por 35 mil fiéis na praça de São Pedro, no Vaticano.

Reuters
Reuters

Restituição do IR

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (16) o pagamento do quinto lote da restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2017. De acordo com dados da Receita, 2.420.458 contribuintes receberão, ao todo, R$ 3 bilhões.

Paul McCartney em SP

“Está bombando, que balada”, disse Paul McCartney, em bom português, próximo ao fim do show em São Paulo, na noite deste domingo. A frase foi uma das muitas ditas por ele no nosso idioma. A plateia gargalhou e gritou a plenos pulmões quando o astro cantou os hits antigos de sua carreira. Agora, ele segue para Belo Horizonte, onde se apresenta no dia 17, terça-feira, e para Salvador, com um show na sexta, dia 20.

Corinthians perde para o Bahia

Morumbi_001_crop_galeria (1)

O Bahia aproveitou uma falha de Fagner e uma saída de Cássio da área para vencer o líder Corinthians neste domingo por 2 a 0, na Fonte Nova, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da foram marcados por Vinicius e Regis, ambos no segundo tempo. O Corinthians, fica agora a expectativa para o jogo do Santos nesta segunda. Se o time paulista vencer, diminui ainda mais a “gordura” do líder da Série A.