Primeiro dia de provas do Enem

Milhares de estudantes de todo o Brasil fizeram no domingo (5) o primeiro dia de provas do Enem 2017. O exame contou com questões de ciências humanas. A redação tinha como tema os desafios para a formação de surdos no Brasil, tema considerado difícil.

Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Primeiro dia de provas tem 30% de abstenção

Dos 6,73 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, 30,2% não compareceram ao primeiro dia de provas. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando foram registradas 37,7% de ausência. No total, 273 pessoas foram eliminadas no primeiro dia, sendo que 264 foram por descumprimento das regras gerais do edital e nove por terem algum equipamento identificado pelos detectores de metal. Em 2016, o exame teve 3.942 eliminações ao final do primeiro dia e 4.780 no segundo. Não foi identificado nenhum caso de candidato usando ponto eletrônico, apenas uma pessoa que usava um fone de ouvido, que foi desclassificada. “A própria divulgação de que estamos utilizando equipamentos que identificam o uso de transmissores deve ter inibido os malfeitores que tentam ir no caminho dessa fraude”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho, em entrevista agora à noite. Neste ano, pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico.

Atirador deixa mortos nos EUA

Ao menos 26 pessoas foram mortas e outras 20 ficaram feridas neste domingo após um atirador disparar em uma igreja no Texas, nos Estados Unidos, durante um culto. O ataque ocorreu na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, no condado de Wilson. O suspeito de ser o atirador foi depois encontrado morto dentro do próprio carro, a quilômetros de distância do local.

Vazamento revela contas em nome de ministros

Pelo menos dois ministros do governo de Michel Temer são mencionados em um grande vazamento de informações do escritório de advocacia Appleby, especializado em empresas offshores. Além de Henrique Meirelles (Fazenda), há também informações sobre uma empresa ligada ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Temer, FHC age por razões eleitorais

Irritado com o artigo em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pede ao PSDB que desembarque do governo, o presidente Michel Temer atribuiu no domingo as ações do tucano apenas a interesses eleitorais, com o objetivo de derrotar o PMDB na disputa de 2018. Em conversas reservadas, o presidente não escondeu a mágoa com Fernando Henrique.

Governadores se livram de investigações no STJ

Cinco das 11 investigações que envolvem governadores no âmbito da Operação Lava Jato já foram arquivadas e uma tem pedido de arquivamento feito pela Procuradoria-Geral da República. O levantamento, apurado pelo Estado, inclui casos mantidos em segredo de Justiça. Os governadores detêm prerrogativa de foro privilegiado na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que analisa as acusações. Os arquivamentos foram feitos a pedido da própria Procuradoria, que não encontrou indícios concretos para dar prosseguimento às investigações. Os primeiros casos chegaram ao STJ em 2015 e tinham como alvo os governadores do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do Acre, Tião Viana (PT). Nos dois casos, a delação do ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa não foi suficiente para convencer os investigadores. Sobre Pezão, Costa afirmou ter arrecadado R$ 30 milhões em caixa 2 da campanha de 2010 do ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB).

Ex-presidente catalão em liberdade

O presidente destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, e os quatro ex-secretários que viajaram com ele a Bruxelas, na Bélgica, foram colocados em liberdade, mas com medidas cautelares, pelo juiz de instrução responsável por tramitar a ordem de prisão internacional e extradição emitida pela Espanha.

Corinthians vence Palmeiras e encaminha título

O jogo em Itaquera tinha pinta de final e, de fato, foi um clássico para entrar na história. Jogando de maneira mais intensa desde o início, o Corinthians venceu o Palmeiras por 3 a 2, espantou a má fase e encaminhou a conquista do heptacampeonato do Campeonato Brasileiro.