Incêndio e desabamento de prédio no centro de São Paulo 

O Corpo de Bombeiros inicia nesta quinta-feira (3) a utilizar máquinas para remoção dos escombros e busca de ao menos quatro vítimas do desabamento do prédio de 26 andares no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo. A estratégia era aguardar 48 horas de trabalho manual na esperança de encontrar sobreviventes. Com as máquinas, os bombeiros pretendem retirar os escombros do prédio e apagar as chamas que permanecem embaixo do entulho.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

MPF abre dois inquéritos para investigar desabamento

A Procuradoria da República em São Paulo abriu dois inquéritos por causa do incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes de Andrade, no Largo do Paiçandu, no centro de São Paulo, ocorrido na madrugada da terça-feira, 1º. O imóvel pertencia à União. Uma das investigações vai apurar atos de improbidade administrativa. Outra, vai acompanhar o atendimento dado às famílias que ocupavam o imóvel, averiguando a realocação delas e até possíveis indenizações. O Ministério Público Federal já tinha um procedimento de investigação aberto desde 2017. Nele, a Procuradoria em São Paulo chegou a recomendar a realização de uma “reforma emergencial” no prédio de 22 andares, então ocupado por cerca de 150 famílias. A recomendação era resultado de apurações feitas no ano passado que constataram que o local não oferecia condições de segurança e estava exposto a risco de incêndios.

Responsável por edifício que caiu já foi condenado

Responsável pela invasão do edifício no centro de São Paulo que desabou na madrugada de terça-feira, o movimento Luta por Moradia Digna tem um histórico não só de cobrança de aluguel dos imóveis invadidos como de calote no pagamento de tarifas públicas. É o que revela um processo em curso na Justiça paulista, que resultou na condenação de Ricardo Luciano Lima, coordenador do movimento, a uma pena de um ano e dois meses de reclusão no regime semi-aberto. O caso remonta a 2016. Naquele ano, 70 pessoas invadiram um prédio de quatro andares no Largo São Jorge do Belém, número 146, em São Paulo. À frente da invasão, Ricardo cobrava 300 reais mensais pelo aluguel de cada quarto, sob a alegação de que, com os recursos, pagaria pelos serviços públicos de luz e de água. A Sabesp, companhia paulista de saneamento básico, disse, no entanto, que os invasores não pagaram pela água e estimou a dívida deles em 70.000 reais. Mais: Ricardo foi acusado de manter uma ligação irregular para abastecer o prédio e, por isso, foi denunciado pelo Ministério Público por furto qualificado.

Acordo com vítimas

A Prefeitura de São Paulo fechou acordo com a liderança do Movimento de Luta Social por Moradia (MLSM) para realocar famílias que moravam no Edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou em São Paulo. A transferência dará prioridade a mulheres e crianças. Inicialmente, os moradores se recusavam a deixar o Largo do Paissandu, onde se instalaram em barracas perto da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Supremo retoma hoje julgamento do Foro Privilegiado

O Supremo Tribunal Federal deve concluir nesta quinta-feira (3) o julgamento que pode restringir o foro privilegiado de deputados e senadores. Os dez ministros que já votaram optaram por reduzir os privilégios de políticos, falta o voto de Gilmar Mendes. Há, no entanto, divergências quanto ao limite da restrição.

Lava Jato

Em mais um desdobramento da operação Lava Jato, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) estão nas ruas para cumprir cerca de 45 mandados de prisão. A ação visa os doleiros que integravam um sistema chamado Bank Drop e os mandados estão sendo efetuados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal e também no Paraguai e Uruguai.

Brasileira morta na Austrália

O corpo da executiva brasileira Cecilia Haddad, de 38 anos, foi encontrado em um rio na cidade de Sydney, na Austrália. A causa da morte ainda não foi determinada, mas a polícia local descartou as hipóteses de acidente ou suicídio e está investigando o caso como homicídio.

Técnico tem nova acusação de assédio

Mais um jovem acusou o técnico de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes de ter cometido abusos em seus atletas. Lucas Altemeyer, de 29 anos, conviveu com o treinador entre 2003 e 2005 no Mesc (Movimento de Expansão Social Católica). Ele prestou depoimento na Delegacia da Mulher, da Criança e do Adolescente (DDM) de São Bernardo do Campo. É a 20ª pessoa que acusa o treinador de ter cometido abusos sexuais.

Após ser acusado de assédio, técnico não comparece a depoimento

Após ser acusado de abuso sexuais, em reportagem do Fantástico, da “Rede Globo”, o ex-técnico de ginástica artística brasileira, Fernando de Carvalho Lopes não compareceu ao depoimento desta quarta-feira na Delegacia da Mulher, da Criança e do Adolescente (DDM) de São Bernardo do Campo, por alegar consulta médica. O caso corre desde 2016, quando um processo em segredo de Justiça foi ingressado pelo pai de um menor de 18 anos que disse ter sofrido assédio. No inquérito policial apresentado, o caso é enquadrado como estupro de vulnerável, de acordo com o art. 217 do Código Penal. Mesmo com a sua ausência, o treinador será ouvido pelas autoridades policiais. A data e o horário ainda não estão marcados.

Futebol – Libertadores

Rodada da Libertadores foi agitada para os brasileiros envolvidos. No jogo em São Paulo, Sheik, do Corinthians, foi expulso e provocou polêmica. Ainda nesta partida, jogador do Independiente cometeu desacato contra a Polícia Militar.

Corinthians joga mal, perde para o Independiente e vê grupo embolar

O Corinthians estava em situação confortável no Grupo 7, mas viu tudo ficar embolado por conta da derrota por 2 a 1 para o Independiente (ARG), na noite desta quarta-feira, na Arena em Itaquera. Em meio à maratona de jogos, o Timão demonstrou desgaste, não teve uma boa atuação e perdeu pela primeira vez nesta Libertadores.

Cruzeiro atropela em São Januário, elimina Vasco e fica mais próximo de classificação

O Cruzeiro voltou a atropelar na Libertadores. Depois de passar por cima da Universidad, a Raposa não quis saber do mando de campo do Vasco e atropelou o rival, em São Januário, enfiando 4 a 0. Os mineiros ficam mais próximos de vaga nas oitavas da Libertadores, com oito pontos, mesma pontuação do Racing e três a mais que La U. Os cariocas, por outro lado, estão eliminados, como saco de pancadas da chave.