Senado deve aguardar decisão do STF sobre afastamento de parlamentar

 Após a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, marcar para o dia 11 de outubro o julgamento de uma ação direta de inconstitucionalidade sobre a necessidade de aval do Congresso para o afastamento de parlamentares, o Senado sinalizou que deve aguardar o veredicto dos ministros antes de deliberar sobre o juízo de afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG). O Senado havia marcado uma sessão para a próxima terça-feira, 3, para analisar a decisão que impôs medidas cautelares a Aécio. Mas o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), irá propor o adiamento dessa discussão para que os senadores aguardem novo entendimento do Supremo sobre o caso, antes de colocaram o tema em plenário. O caso expõe uma crise institucional entre Legislativo e Judiciário.

imagem_materia

Ministério Público de SP abre inquérito sobre exposição do MAM

O Ministério Público do Estado de São Paulo abriu nesta sexta, 29, inquérito civil para apurar denúncias envolvendo o 35.º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). A polêmica foi criada nas redes sociais por causa uma performance artística realizada na abertura do Panorama, na terça, 26, em que uma menina, acompanhada pela mãe, tocou os pés de um artista nu que estava imóvel e deitado no chão. Segundo as denúncias, o museu “estaria expondo crianças e adolescentes a conteúdo impróprio, uma vez que um homem estaria totalmente sem roupa e o público seria convidado a tocá-lo, inclusive crianças”. De acordo com texto publicado nesta sexta, 29, no site do MPSP, o promotor de Justiça Eduardo Dias, que atua na Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude (Setor de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos), “solicitou que o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça elabore parecer sobre a classificação indicativa. Ao MAM, solicita informações sobre a referida mostra e pede esclarecimentos sobre o critério de classificação etária.” Foi solicitada ainda ao YouTube e Facebook a retirada dos conteúdos que exibam imagens de crianças e adolescentes na mostra.

Hamilton conquista pole com volta voadora na classificação do GP da Malásia. Motor trai, e Vettel larga em último

Depois de sofrer para encontrar um ritmo mais próximo de seus principais rivais, Lewis Hamilton decidiu, em conjunto com a Mercedes, em voltar atrás no acerto aerodinâmico do carro e abrir mão das peças novas levadas para a etapa malaia. A opção não poderia ter sido mais correta. Usando uma configuração mais familiar, o tricampeão se pôs rápido e surpreendeu (!). Por isso, é de Hamilton a posição de honra do grid no GP da Malásia. Assim, o líder do campeonato vai sair pela nona vez no ano na pole-position e pela 70ª na carreira. Com problema de motor, Sebastian Vettel não teve chance e vai largar em último. Felipe Massa sai em 11º.

HUNGARIAN GRAND PRIX F1/2010 - BUDAPEST 01/08/2010 - START © FOTO ERCOLE COLOMBO
© FOTO ERCOLE COLOMBO

Conta de luz sobe em outubro com bandeira vermelha nível 2; Aneel avalia medidas

As contas de luz terão em outubro bandeira tarifária nível dois, o que elevará custos para consumidores, devido a chuvas fracas na região das hidrelétricas, que respondem pela maior parte da geração de energia no Brasil, disse nesta sexta-feira o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino. “Em função do regime hidrológico muito crítico, este setembro foi o pior mês de setembro, do ponto de vista da vazão, da série histórica do setor elétrico”, disse Rufino a jornalistas. Com a bandeira vermelha nível dois, que será implementada pela primeira vez, haverá um custo adicional de 3,50 reais a cada 100 kilowatts-hora em eletricidade consumidos, ante uma cobrança de 2 reais na bandeira amarela, vigente em setembro.

Previsão do tempo

Previsão do tempo
Fonte: Epagri/Ciram

Sábado (30/09): 
Tempo: encoberto com chuva em SC, melhorando com aberturas de sol no Oeste e Meio Oeste no decorrer do dia.
Temperatura: amena, com maior elevação à tarde no Oeste e Meio Oeste.
Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e altos da atmosfera, com deslocamento para leste (oceano), ainda influenciando SC.

Domingo (01/10):
Tempo: o sol aparece entre nuvens no decorrer do dia, em todo o Estado. A partir da noite há previsão de pancadas de chuva com risco de temporais no Oeste.
Temperatura: em elevação em todas as regiões.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Futebol; Jogos da série A do Brasileirão

Morumbi_001_crop_galeria (1)

  • SAB 30/09/2017 SÃO JANUÁRIO 16:00
    VASCO        X    CHAPECOENSE
  • SAB 30/09/2017 FONTE NOVA 16:00
    BAHIA          X        CORITIBA
  • SAB 30/09/2017 ARENA PALMEIRAS 19:00
    PALMEIRAS   X   SANTOS
  • DOM 01/10/2017 ENGENHÃO 16:00
    BOTAFOGO    X   VITÓRIA
  • DOM 01/10/2017 MORUMBI 16:00
    SÃO PAULO   X    SPORT
  • DOM 01/10/2017 MINEIRÃO 16:00
    CRUZEIRO     X    CORINTHIANS
  • DOM 01/10/2017 ARENA DO GRÊMIO 16:00
    GRÊMIO         X     FLUMINENSE
  • DOM 01/10/2017 RESSACADA 16:00
    AVAÍ                X     ATLÉTICO GOIANIENSE
  • DOM 01/10/2017 ARENA DA BAIXADA 19:00
    ATLÉTICO PR  X  ATLÉTICO MINEIRO
  • SEG 02/10/2017 MOISÉS LUCARELLI 20:00
    PONTE PRETA    X   FLAMENGO