Multa a posto que não repassar desconto será de R$ 9,4 milhões

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse na noite desta quinta-feira (31) que o governo vai punir com multa de 9,4 milhões de reais os postos de combustíveis que não repassarem, a partir de sábado, o desconto de 46 centavos por litro de óleo diesel nas bombas. A redução no preço foi uma das exigências dos caminhoneiros para encerrar a greve que durou dez dias. Outras punições anunciadas pelo governo são a suspensão temporária do estabelecimento e a cassação da licença. Uma portaria com as normas da fiscalização dos postos será publicada pelo Ministério da Justiça. Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, não haverá “tabelamento” de preços, mas os postos serão obrigados a repassar às bombas o desconto de 46 centavos. Marun também afirmou que o novo preço já será visto a partir de segunda-feira, na medida em que os estabelecimentos sejam abastecidos com os novos descontos praticados nas refinarias. O governo também anunciou nesta quinta a criação de uma rede fiscalizadora de postos para “delatar” o combustível caro. A estrutura contará com a participação da Advocacia-Geral da União, a Agência Nacional de Petróleo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e os Procons estaduais.

Greves deixam Temer cada vez mais “isolado e detestado”, diz Le Monde

O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta quinta-feira (31) traz uma reportagem sobre as greves que paralisam o Brasil. O texto começa explicando que “em qualquer país produtor de petróleo, a alta vertiginosa do preço do barril normalmente seria vista como uma benção”. Mas no caso do Brasil, e de seu impopular Michel Temer, essa alta é vivida como uma tragédia, “capaz de desestabilizar a democracia”. “Apoiados pela população, os caminhoneiros criticam a nova política de preços praticada pela Petrobras, que decidiu revender o produto aos brasileiros seguindo as evoluções do mercado mundial”, explica a correspondente. Ela relata que, há dez dias, os caminhoneiros bloqueiam as estradas por onde passam comida, medicamentos e combustível”, e que, com os postos de gasolina vazios, escolas foram fechadas, supermercados estão desabastecidos e os hospitais foram obrigados a restringir seus serviços às operações de urgência.

Temer: ‘Graças a Deus estamos encerrando essa greve dos caminhoneiros’

O presidente Michel Temer participou nesta quinta-feira, 31, de um culto na Assembleia de Deus, em Brasília. Antes de ser recebido no templo, um bispo chegou a orientar os fiéis para que não vaiassem o presidente. O pedido foi atendido. Quando Temer chegou, foi aplaudido. “Aqui você só vai ser aplaudido, porque aqui aprendemos a respeitar as autoridades constituídas”, disse o bispo Manoel Ferreira, ao receber o presidente. Em seu discurso, Temer pediu aos presentes que orassem por ele e por seu governo. O presidente, que deixou o encontro sem falar com a imprensa, disse que o fim da greve dos caminhoneiros se deu por meio de diálogo e sem o uso da força. “Graças a Deus, estamos encerrando essa greve dos caminhoneiros, por meio de uma atitude minha que, muitas vezes, tenho sido criticado, que é o diálogo”, disse Temer. “Eu não uso a força, e nem mesmo a autoridade. A força, jamais. Até mesmo a autoridade, só depois de empreender o diálogo.” Temer, que estava acompanhado do pré-candidato do MDB, Henrique Meirelles, disse que mantinha em sua mesa, na Presidência da República, dois livros: a Constituição Federal e a Bíblia.

‘Ninguém mais vai subir ou descer’, diz áudio atribuído a empresário preso por locaute

O primeiro preso por suposta prática de locaute durante as manifestações de caminhoneiros é o empresário Vinicius Pellenz, dono da uma das maiores empresas de logística de Caxias do Sul (RS). A Justiça Federal decretou a prisão temporária de Pellenz baseada na possível prática de atentado a liberdade do trabalho, ameaça e associação para o crime. O Estado teve acesso a um áudio atribuído ao empresário com suposta ameaça a caminhoneiros que continuavam a trabalhar após o início da greve. Ô nego, para teus caminhão ali. Vieram falar aqui que ali no Alto Feliz tu tá andando com milho. Não leva milho, não faz nada para a Agrosul – diz o áudio creditado ao empresário. Em outro trecho da gravação, distribuída em grupos de WhatsApp utilizados pelos grevistas, o empresário manda um caminhoneiro parar os caminhões. – Os guris já estão ligados. Tem uns caras escondidos nos morros das batatas ali pra cima. Agora, ninguém vai mais subir e ninguém vai descer. Para os caminhão.

Ainda falta combustível em 5 aeroportos do país, diz Infraero

A Infraero, agência do governo responsável por administrar os principais aeroportos do país, informou que na manhã desta sexta-feira, 1º, 5 aeroportos ainda estavam sem combustíveis para reabastecer os aviões. Aos poucos, no entanto, a atividade nos aeroportos brasileiros voltam à normalidade. Em comunicado, a organização indica que 204 voos operavam no horário, 31 foram cancelados e não havia registro de atrasos até as 8h de hoje. Os aeroportos afetados são: Palmas (TO), Imperatriz (MA), Cuiabá (MT), Ilhéus (BA), Protásio de Oliveira (não é o Aeroporto Internacional de Belém, no Pará). A Infraero disse que está acompanhando o abastecimento nos seus 54 aeroportos e tem atuado junto aos órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível de aviação aos terminais administrados pela empresa, inclusive no período do feriado de Corpus Christi, de 30 de maio até 4 de junho.

Gilmar Mendes manda soltar ex-diretor da Dersa pela 2ª vez

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu soltar novamente o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, apontado como operador do PSDB, segundo apurou Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do GrupoEstado. Ele foi preso mais uma vez nesta quarta-feira, 30, por determinação da 5ª Vara Federal de São Paulo. A decisão judicial que mandou prender Souza afirmava que sua volta à cadeia era necessária para “assegurar a instrução criminal” do processo em que ele é acusado pelo desvio de recursos de R$ 7,7 milhões da Dersa, entre 2009 e 2011 (governos José Serra e Geraldo Alckmin). Ele havia sido preso, no âmbito do mesmo processo, em 6 de abril, mas foi solto por Gilmar no início de maio. Na ocasião, o ministro afirmou que a prisão preventiva de Souza não estava amparada em “fatos”. Segundo a defesa de Souza, o novo decreto prisional ignora as limitações legais da prisão preventiva e afronta a decisão de Gilmar, não tendo ficado provado as supostas ameaças a testemunhas relatadas na decisão judicial da 5ª Vara Federal de São Paulo. O ministro do STF também concedeu habeas corpus para o ex-diretor de Assentamentos da Dersa, Geraldo Casas Vilela.

Sintonia de Diego e Lucas Paquetá é decisiva para liderança do Flamengo

O Flamengo é líder do Brasileiro porque venceu o Bahia, graças aos gols de Diego e Lucas Paquetá. Porém, os tentos assinalados pela dupla foi apenas um detalhe de uma mudança de postura e sintonia apresentada que foram fundamentais para o triunfo e para o ótimo futebol apresentado no primeiro tempo. O Bahia jogou muito recuado. E o Flamengo demorou apra conseguir furar o ferrolho armado por Guto Ferreira. Os dois gols saíram em três minutos – ambos com colaboração decisiva de Renê – mas Diego e Paquetá já vinha sendo o diferencial. Em dado momento, o Fla apresentava 75% de posse de bola. E sempre passando pelo pé da dupla. Diferentemente de como costuma jogar, Diego não segurou ou cadenciou, pelo contrário