Maluf divide cela com traficantes e chefe da Máfia dos Concursos

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) ficará preso na cela 10, ala B, bloco 5 do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal (DF). Como revelado pelo site ‘Metrópoles’, o parlamentar vai dividir a cela com o chefe da Máfia dos Concursos no DF, Hélio Ortiz, além do holandês Frank Andy Edgar Uden, preso preventivamente por tráfico de drogas, e o farmacêutico Maikow Luiz de Araújo, acusado de associação com o tráfico. Maluf se entregou à Polícia Federal em São Paulo nesta quarta-feira (20) e foi transferido para a Papuda na sexta (22).

maluf

Gilmar Mendes libera Rosinha Garotinho do uso de tornozeleira

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, mandou nesta sexta-feira retirar a tornozeleira eletrônica de Rosinha Garotinho. Ele também suspendeu o recolhimento noturno da ex-governadora do Rio de Janeiro e a exigência de ela não poder ter contato com outros investigados na operação que a levou à prisão. A decisão suspendeu as medidas cautelares impostas a Rosinha, mulher do também ex-governador Anthony Garotinho. Na decisão, Gilmar afirma que as medidas cautelares concedidas são “desproporcionais”, acrescentando não haver indícios de “reiteração delituosa” que possa ser atribuída à ex-governadora. Com o recesso do Judiciário, o ministro está de plantão no TSE.

Garotinho

Na última quarta-feira, Gilmar já havia mandado soltar Anthony Garotinho e o presidente do PR, Antonio Carlos Rodrigues, presos na mesma operação que investiga supostas irregularidades na campanha eleitoral do político ao governo do Rio em 2014. Nesta operação são apurados os crimes de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais. Anthony e Rosinha Garotinho negam as acusações.

Tempestade tropical deixa mais de 130 mortos nas Filipinas

As autoridades das Filipinas divulgaram neste sábado (23) um balanço que contabiliza 74 mortes causadas pela passagem da tempestade tropical que atingiu o sul do país na sexta-feira (22). No entanto, de acordo com a agência AFP, o número de vítimas mortais chega 133.

O balanço oficial anterior era de 30 mortos.

A tempestade tropical Tembin, com rajadas de ventos de até 125 quilômetros por hora, causou inundações e deslizamentos de terra que devastaram uma aldeia, segundo a polícia. Com informações da Lusa.

Raquel chama reforços para grupo de trabalho da Lava Jato

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, assinou portarias para nomear mais dois procuradores para o grupo de trabalho da Lava Jato e outros dois para a pasta que cuida das demais ações criminais perante o Supremo Tribunal Federal. Com o reforço, o grupo que atua na Lava Jato terá dez integrantes.
Os procuradores Victor Riccely Lins Santos, do MPF no Amazonas, e o procurador Galtienio da Cruz Paulino, do MPF no Maranhão, vão se juntar aos procuradores com dedicação exclusiva à Lava Jato. O chamado “GT” fica subordinado à Secretaria de Função Penal, chefiado pela procuradora Raquel Branquinho.
Já os procuradores Leonardo Sampaio de Almeida e Lucas de Morais Gualtieri vão integrar a Secretaria Penal – a pasta tem como função cuidar dos demais assuntos criminais relacionados a autoridades com foro privilegiado, que tramitam no STF.

Temer concede indulto natalino a presos

O presidente Michel Temer assina decreto publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 22, que concede indulto natalino a alguns presos. De acordo com o texto, o indulto coletivo será concedido a pessoas que tenham cumprido um quinto da pena, se não reincidentes, e um terço da pena, se reincidentes, em crimes praticados sem grave ameaça ou violência; um terço da pena, se não reincidentes, e metade da pena, se reincidentes, nos crimes praticados com grave ameaça ou violência, quando a pena privativa de liberdade não for superior a quatro anos; metade da pena, se não reincidentes, e dois terços da pena, se reincidentes, nos crimes praticados com grave ameaça ou violência quando a pena for entre quatro e oito anos, entre outros casos. O tempo de cumprimento das penas também será reduzido para gestantes, pessoas com mais de 70 anos, quem tem filho ou neto de até 14 anos e que esteja frequentando curso de ensino fundamental, médio, superior ou profissionalizante, entre outros casos.