A conversa do Papa – ao vivo – com os astronautas da Estação Espacial Internacional na tarde de quinta-feira (27) foi informal, mas sobre diversos temas: da filosofia e ciência a curiosidades e família. Sobre a perspectiva de admirar o planeta Terra do espaço, um membro russo da tripulação disse que é como “ter a possibilidade de ver a Terra um pouco com os olhos de Deus, e ver a beleza e incredulidade deste planeta”. Na velocidade orbital de 10 km por segundo, “nós vemos a Terra com olhos diferentes, uma Terra sem confins. E olhar a Terra desse modo nos permite pensar como seres humanos, de como todos deveríamos trabalhar juntos e colaborar por um futuro melhor”.

Foto: AP / Fonte: Rádio Vaticano
Foto: AP / Fonte: Rádio Vaticano

Ver a Terra com os olhos de Deus

Sobre a perspectiva de admirar o planeta Terra do espaço, um membro russo da tripulação disse que é como “ter a possibilidade de ver a Terra um pouco com os olhos de Deus, e ver a beleza e incredulidade deste planeta”.

O Papa e os astronautas falaram ainda da convivência “internacional” nas expedições, já que se trata de pelo menos nove nações europeias, mais Estados Unidos, Rússia, Japão e Canadá.

Francisco agradeceu a oportunidade desta conversa com este pequeno “Palácio de Vidro”, em referência à sede das Nações Unidas em Nova Iorque. Já o Dr. Nespoli agradeceu em nome de toda a tripulação da Estação Espacial Internacional, afirmando que se trata de um local de muita pesquisa, “onde se vai atrás das coisas todos os dias”. “Eu lhe agradeço por ter estado conosco e por ter-nos levado ‘mais acima’ e por ter-nos tirado dessa mecanicidade cotidiana, por ter-nos feito pensar em coisas maiores do que nós”.

Tripulação

A tripulação é composta por: Randolph Bresnik (EUA), Comandante da NASA; Paolo Nespoli (Itália), Engenheiro de Programas de Observação da Terra (ESA); Mark T. Vande Hei (EUA), Engenheiro da NASA; Joseph Acaba, (EUA, de origem porto-riquenha), Engenheiro da NASA; Segey Ryazanskiy (Rússia), Engenheiro; e Alexander Misurkin (Rússia), Engenheiro.