O RG, um dos documentos mais importantes no Brasil, se prepara para eliminar os outras formas de identificação. Uma nova versão mais completa do RG permite incluir dados de até 12 outros documentos, além de apresentar um QR Code (espécie de código de barras) para garantir sua autenticidade.

Até hoje, já é possível incluir no RG o número de CPF, tipo sanguíneo e cadastro de NIS ou PIS-PASEP. Agora, com o novo modelo, os brasileiros podem passar a ter em um único documento os dados da carteira de trabalho, carteira de motorista, título de eleitor, o nome social, identidade profissional, certificação militar, Cadastro Nacional de Saúde, entre outras informações.

Novo Modelo (Divulgação)

Contudo, que, para inclusão de todos esses dados no novo RG, é preciso que se comprove as informações com os documentos originais. Para aumentar a segurança, o documento agora conta com outros mecanismos, como QR Code, além de mudança de relevo e informações sensíveis à luz ultravioleta.

O novo RG já é emitido no Distrito Federal e em oito estados, Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. os Os outros estados já estudam a adequação, o governo brasileiro deve implementar o documento atualizado em todo o país até 2020. Ele foi determinado pelo decreto 9.278 de 2018, da Presidência da República. O texto também lança uma opção de RG em formato de cartão com chip para leitura por aproximação e durabilidade estimada de até 10 anos.

A carteira de identidade antiga continua valendo. A emissão do novo modelo é só para quem precisa de uma segunda via ou vai tirar o documento pela primeira vez.