No mês passado aconteceu o encerramento do grupo de emagrecimento que estava sendo orientado pela Secretaria Municipal de Saúde de Mafra, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Guilherme Ganzert, do Faxinal.

Durante três meses os participantes com diagnóstico de sobrepeso ou obesidade receberam informações sobre alimentação saudável, prevenção de doenças relacionadas à obesidade, dicas e receitas nutritivas, comportamento alimentar, apoio emocional e prática de exercícios físicos.

Orientação e determinação

Os grupos foram orientados pela nutricionista Andriéllen Marciniak e apoiados pela psicóloga Lívia dos Santos Paula, pela educadora física Kamila Krajewsky e pela fisioterapeuta Neide Cristina dos Santos, todas do NASF. Ao todo foram 14 encontros presenciais realizados semanalmente com duração média de uma hora e meia.

A nutricionista destacou a importância do grupo. “Além de contribuir para a melhora da saúde em geral, as participantes encontraram apoio e incentivo por meio de outras participantes, sendo que todas obtiveram resultado positivo no processo de emagrecimento”, disse.

Resultados comemorados

As participantes declararam ter compreendido a importância de cuidar da alimentação, trazendo como resultado o emagrecimento, mais qualidade de vida e reconquista da autoestima. Dentre as participantes, Ketelin Ana Schafaschek de Souza Oliveira perdeu 12,8kg. Para ela, feito impossível até participar do grupo. “Foi uma das melhores coisas eu ter conseguido perder tanto peso em tão pouco tempo”. Ela contou que fazia dietas radicais como ficar sem almoçar ou jantar ou ainda comer em horários inapropriados. “Aprendi a reeducação alimentar e a fazer refeições no horário certo. Hoje estou no peso ideal e a família também está mais saudável”, completou Ketelin que aproveitou a oportunidade oferecida no ESF.

Confira os depoimentos das participantes

“Só tenho a agradecer, pois graças a esse grupo mudei meus hábitos alimentares e de toda a minha família”. (Marina E. F. dos Santos)

“Eu estou contente mesmo que não tendo participado de todos os encontros e mesmo assim consegui emagrecer”. (Elizabete A. de S. Maria)

“Hoje é um dia muito especial porque estou muito feliz, pois depois de tanto tempo eu consegui emagrecer. Eu gostaria que esse grupo não acabasse”. (Rosane P. de Souza)

“Eu estou muito feliz porque aqui consegui ajuda, agradeço por você que não me deixou desistir, obrigada pela paciência”. (Maria Iolanda N. Tottoro)

“Muito bom. No grupo a gente é como uma família, sempre incentivando um ao outro, isto é bom demais”. (Catarina de J. C. Osinski)

“Hoje, após esses três meses me sinto alegre com minha autoestima renovada. Sinto-me motivada e confiante. Mudei meus hábitos alimentares e até crenças e sei que isso foi o início de uma mudança que levarei por toda a minha vida”. (Cristiane T. H. Szostak)

Mais um grupo de apoio ao emagrecimento conclui atividades (1)

Exercícios com fisioterapeuta
Exercícios com fisioterapeuta

Mais um grupo de apoio ao emagrecimento conclui atividades (3)

Mais um grupo de apoio ao emagrecimento conclui atividades (4)