Mais de 800 pessoas passaram pelo 1º Encontro Regional de Famílias Produtoras do Programa Planorte Leite (3)

Produtores rurais e técnicos se reuniram no último dia 28 em Canoinhas para participar de um domingo diferente, programado para as famílias, com atividades para adultos e crianças. Este foi o 1º Encontro Regional de Famílias do Programa Planorte Leite, o qual une técnica e ação visando melhorar a produção e a qualidade do leite produzido no Planalto Norte Catarinense através de capacitação permanente, incentivos ao uso de energia alternativa, educação e saúde, pastagens diferenciadas, certificação sanitária, central de inseminação, entre outras ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da cadeia. Cerca de 850 pessoas passaram pelo evento.

O presidente da AMPLANORTE e prefeito de Três Barras, Eloi José Quege representou os prefeitos da região e explicou que este é um dos produtos que resultam da mudança de consciência das gestões, que resolveram mudar a região reprimida economicamente incentivando a união e a luta contra os problemas do Planalto Norte e não de um município isolado. Demonstrou apoio irrestrito aos produtores.

O gerente Regional da EPAGRI de Canoinhas, João Donato Noernberg lembrou que é preciso fazer mais, ousar e que o programa quer ajudar a trazer não apenas dinheiro para as famílias, mas também bem estar, saúde e felicidade. A gerente de Mafra, Bernadete Grein falou da satisfação em ter diversas famílias unidas para um bem comum, desenvolver a região, a renda e a qualidade dos produtos. Após uma celebração religiosa foi realizada uma palestra sobre saúde, abordando atividade física, alimentação, bem estar e prevenção de doenças.

A EPAGRI ainda apresentou um Projeto Piloto Estruturante do Programa SC Rural, o qual está sendo desenvolvido em Canoinhas e deve ser estendido aos outros municípios em breve. O objetivo é melhorar a situação social, educação e saúde das famílias participantes. O Secretário Executivo da AMPLANORTE, Helio Daniel Costa recebeu o diagnóstico e ações que envolvem trabalhos a serem desenvolvidos com estas famílias do Projeto e garantiu que o agronegócio será o precursor do desenvolvimento da região.

Para finalizar as atividades a EPAGRI ministrou palestra sobre a importância da organização na atividade leiteira, abordando temas como commodities (produtos de baixo valor agregado), agricultura industrial, circuitos curtos de comercialização, consumidor exigente, qualidade diferenciada, agregação de valor, oportunidades, legitimidade da agricultura familiar, importância de cooperativas, entre outros.

Durante o dia os participantes puderam conhecer produtos e equipamentos voltados à atividade leiteira, em exposição e comercialização no local, como tratores e ordenhadeiras. Para as crianças houve atividades lúdicas monitoradas por profissionais da Secretaria de Educação de Canoinhas.