O município de Mafra vai ganhar a primeira usina de biodiesel. O projeto é da Seara e foi anunciado nesta terça-feira (30) por executivos do Grupo JBS, controlador da empresa, ao prefeito Wellington Roberto Bielecki e a outras autoridades.

O objetivo é aproveitar as condições econômicas favoráveis da região, onde há produção de grãos e entroncamentos ferroviário e rodoviário. O biodiesel será fornecido para a Petrobras.

Foto: Márcio Gonçalves

O investimento será de R$ 180 milhões e vai gerar cerca de 100 empregos diretos e mais 300 indiretos. A execução da planta deve começar de imediato e a conclusão e inicio dos trabalhos estão previstos para 2021.

Foto: Márcio Gonçalves

A terceira unidade de biodiesel da JBS utilizará como matérias-primas resíduos como gorduras de aves e suínos, material farto no estado onde a empresa possui importantes unidades de produção de carnes.

Nas outras duas fábricas de biodiesel do grupo, em Lins (SP) e Campo Verde (MT), lugares onde as operações de carne bovina da JBS são mais fortes, o sebo bovino acaba sendo a matéria-prima preponderante na produção de biodiesel.

A nova unidade da JBS Biodiesel, em Mafra (SC), mais que dobrará capacidade produtiva da empresa, a qual deve superar 600 milhões de litros/ano, disse a JBS.

A planta também poderá usar soja como matéria-prima, disse a empresa, referindo-se ao principal insumo para a produção de biodiesel no país, onde a legislação obriga a mistura 10% de biocombustível no diesel.

Somente em Santa Catarina, a JBS mantém mais de 30 operações da Seara em 18 municípios, entre unidades produtivas de aves, suínos, industrializados, fábricas de ração, entre outras.

“A JBS Biodiesel tem como propósito agregar valor aos resíduos da cadeia produtiva da JBS,” disse a companhia. A empresa também destacou que também usa óleo de fritura recuperado para a produção de biodiesel.

“Com a nova fábrica em Mafra, reforçará ainda mais o seu viés sustentável, ampliando a atuação na cadeia de fornecimento dos segmentos de aves e suínos.”