Neste dia 19 de março é celebrado o dia do Padroeiro São José, e na paróquia de Mafra durante toda a semana houveram atividades para marcar a data. Com tríduo e celebrações especiais.

Neste sábado também está acontecendo a benção de veículos e a tradicional “Feira de São José”, com comidas típicas e a noite logo após a missa (das 18h30), a inauguração do novo campanário com a “Torre dos Sinos”. Vale a pena participar.

Foto: Benção de veículos – RNC
Foto: Nova Torre dos Sinos – RNC

Histórico da Paróquia

NOS PRIMÓRDIOS 

Criado o Município de Mafra, O Pe. Jose Ernser, Vigário da Paroquia de Rio Negro, tratou de providenciar um Igreja na nova Cidade, inicialmente junto a Prefeitura do Municipal de Mafra, que achou por bem construí-la no terreno em que se encontrava o cemitério. A proposta foi recusada pelo Pe. Jose Ernser, que recorreu aos amigos recebendo a doação de um terreno do Sr Andre Wormsbecher, escriturado no dia 25 de outubro de 1918. A Pedra fundamental foi lançada com benção e cerimonia em 25 de abril de 1920. A construção da primeira igreja data de 1919 a 1929, tendo como padroeiro o Glorioso São Jose. Após nove anos de lutas e trabalhos, era festivamente inaugurada a Igreja São Jose no dia 20 de janeiro de 1929, com missa solene e benção da igreja. Matriz são José

CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA 

Por Decreto Assinado em Joinville pelo Bispo Vicentino Dom. Pio de Freitas, aos 27 de dezembro de 1930, era criada a Paroquia São Jose de Mafra tendo como vigário Pe. Henrique Jene da congregação Sagrado Coração de Jesus e o Pe. Sebastião Rademache como Vigário Cooperador. Em primeiro de janeiro de 1930 com missa solene com Dom Pio de Freitas procedeu a leitura da provisão e tomou posse desta Paróquia.

OS PADRES VICENTINOS ASSUMEM A PAROQUIA SÃO JOSÉ

A Convite do Bispo Vicentino Dom. Pio de Freitas CM, Bispo Diocesano de Joinville, a Congregação da Missão fundada por São Vicente de Paulo, assumiu os trabalhos Pastorais na Paroquia São Jose desde 1938. O Pe. Eduardo Pinocy CM, e Pe. Tadeu Dziedzic CM, os mesmos foram nomeados em data de 24 de abril de 1938, respectivamente Vigário e Vigário Coadjutor. Assim desde 01 de maio de 1938, até os nossos dias atuais os padres Vicentinos realizam os trabalhos na Paroquia São Jose. Dom Pio de Freitas CM, em visita pastoral realizada em 29 de fevereiro de 1940, deixou por escrito o seguinte depoimento a respeito do trabalho dos padres vicentinos: ” louvamos a ação zelosa e jeitosa dos padres vicentinos, aos quais está entregue a cura das almas da Paróquia. E aqui com a ajuda de Deus conseguirão desenvolver cada vez mais a vida cristã deste povo. ”

Foto: RNC

Fonte: Diocese de Joinville

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495