Com o desafio de fazer os jovens a descobrirem o que têm a oferecer à sociedade e à Igreja, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começa nesta terça-feira (22), no Panamá, e promete reunir mais de 375 mil fiéis.

O papa Francisco chegará ao país nesta quarta (23) e permanecerá até 27 de janeiro, último dia da JMJ. “Será uma grande festa de fé”, disse dom José Domingo Ulloa Mendieta, arcebispo do Panamá e principal responsável pelo evento.

A Jornada da Juventude reúne milhares de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Este é o maior evento religioso da Igreja celebrado internacionalmente a cada 3 anos e foi instituído pelo papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985.

jmj

Neste ano, o encontro será realizado pela primeira vez em um país da América Central. O Panamá tem uma população de 3,6 milhões de pessoas, sendo a grande maioria católica.

Segundo o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a expectativa é de que a JMJ seja um “lugar de planejamento” para os jovens, com o objetivo de mostrar que o mundo foi mudado pela fé e evangelização e não “pela força, pelo poder, pela violência, pelo espetáculo”.

A Jornada 2019 será inspirada nas palavras “Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra” e tem como eixos principais a Virgem Maria e a Vocação.

A principal mensagem que o Papa deseja passar durante os seis dias é a de que os jovens precisam ser testemunhas da reconciliação e portadores da paz.

JMJ-Papa-e1531477841741-1200x762_c

“A Igreja e a sociedade precisam de vocês. Com as suas propostas, com a coragem que têm, com os seus sonhos e ideais, são derrubados os muros do imobilismo e são abertos caminhos que nos levam a um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano”, disse Francisco em um vídeo.

A versão internacional do evento é realizada a cada 3 anos em uma cidade do mundo escolhida pelo Papa. Nos anos intermediários, a JMJ acontece nas dioceses locais, no Domingo de Ramos. Para cada Jornada, o Pontífice sugere um tema, retirado de um versículo bíblico. Além disso, o encontro conta com um hino baseado no tema, intercessores e um logotipo. Entre as atividades realizadas na JMJ, há catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows.

A JMJ do Panamá terá como centro de atividades a famosa “Cinta Costera”, que é banhada pelo Oceano Pacífico. O local foi escolhido após um minucioso trabalho da Gendarmaria Vaticana e das autoridades panamenhas.

d6f224fb534a83b00aac145bc92cdd0f_XL

A opção foi determinada de acordo com os pedidos do papa Francisco: sustentabilidade e sobriedade na preparação. A “Cinta Costera” é um terreno de 35 hectares na costa que margeia a baía do Panamá. Ela estende-se do Mercado do Marisco até a desembocadura do rio Matasnillo, em Punta Paitilla, e é um dos principais pontos turísticos da Cidade do Panamá.

O local conta com amplas áreas verdes, cerca de 7 quilômetros de calçadas com acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, estacionamentos, banheiros e sistema de comunicação.

A expectativa é de que, além dos voluntários, cheguem ao país 250 mil jovens para a programação com Jorge Bergoglio. No Panamá, muitas famílias já estão acolhendo os peregrinos que participarão da JMJ.

2a37439e-616c-4e84-96c2-3583036547fd aadfee0e-d49c-4410-b3ea-232e17f354fd

Várias caravanas de diversas Dioceses estão representando o Brasil, Para saber mais  visite o site oficial do evento: Acesse: https://panama2019.pa/pt/casa/