Marquinhos perdeu o penúltimo penalti

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo de 2022. A seleção brasileira perdeu para a Croácia nos pênaltis e pela segunda edição seguida cai nas quartas de final. O fantasma não é de hoje: desde o penta, em 2002, já é a quarta derrota da Seleção para um europeu nas quartas de final da Copa.

O Brasil foi para a prorrogação com a Croácia após empatar em 0 a 0. Depois, na prorrogação, chegou a abrir o placar com Neymar, mas tomou o empate no fim do tempo extra com Bruno Petkovic. Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos perderam as penaltidades e os croatas converteram todas as chances.

A única vez que no século que o Brasil passou das quartas de final foi em 2014 – a única desde 2002 que a seleção brasileira enfrentou um não-europeu nesta fase. A Seleção eliminou a Colômbia, ao vencer por 2 a 1, e foi eliminada na Copa do Mundo, em casa, no fatídico 7 a 1 contra a Alemanha.

Com a eliminação do Brasil, a Croácia enfrenta o vencedor de Argentina ou Holanda nas semifinais. A partida acontece na próxima terça-feira, no estádio Lusail, às 16h (horário de Brasília).

Seleção perde segunda disputa de pênaltis em Copas do Mundo

A seleção brasileira se despede da Copa do Mundo 2022 com derrota nos pênaltis para a Croácia, por 4 a 2, depois do empate em 1 a 1 na prorrogação no estádio Cidade da Educação. Essa é a segunda vez na história do torneio que o Brasil perde uma disputa por cobranças de pênalti. A outra derrota foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986. A seleção brasileira empatou com a França em 1 a 1 também, após nenhum gol ter saído na prorrogação, foi derrotada nos pênaltis por 4 a 3.

Depois disso, a Seleção conquistou o Tetra em 1994 ao bater a Itália por 3 a 2 nos pênaltis, na sequência de um jogo sem gols no estádio Rose Bowl, nos Estados Unidos. Quatro anos depois, o Brasil passou da semifinal contra a Holanda com um triunfo por 4 a 2 nas penalidades. Antes das cobranças, o jogo teve o placar de 1 a 1. Antes desse jogo contra a Croácia, a última disputa de pênaltis tinha sido contra o Chile, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. De novo, outro empate em 1 a 1 no tempo normal mais prorrogação. E no final, triunfo brasileiro por 3 a 2.

Ficha Técnica

BRASIL 1 (2) X (4) 1 CROÁCIA

BRASIL – Alisson; Éder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Richarlison (Pedro) e Vinicius Jr (Rodrygo). Técnico: Tite.

CROÁCIA – Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Kovacic (Majer) e Modric; Pasalic (Vlasic), Kramaric (Petkovic) e Perisic. Técnico: Zlatko Dalic

GOLS – Neymar, aos 16 minutos do primeiro tempo de prorrogação; Petkovic, aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação.

ARBITRAGEM – Michael Oliver (ING)

CARTÕES AMARELOS – Danilo, Casemiro, Marquinhos; Brozovic, Petkovic

PÚBLICO – 43.893 presentes

LOCAL – Estádio Cidade da Educação, no Catar.