Porto Alegre vive clima de apreensão com julgamento de Lula

“Estão dizendo que vão quebrar tudo”, responde o taxista em Porto Alegre ao ser questionado pela BBC Brasil sobre o clima na cidade às vésperas do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ser realizado nesta quarta-feira no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ele conta que recebeu por WhatsApp “o vídeo de um líder do MST cheio de ameaças”. A gravação que passa à reportagem não tem qualquer identificação que permita comprovar sua autenticidade ou ligação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – mostra um homem, sem nome, atacando a operação Lava Jato e dizendo que se a corte “condenar Lula sem prova, nós vamos botar fogo nessa cidade.

TRF-4
TRF-4

Estado do Rio registra 15 casos de febre amarela, com 7 mortes

O Estado do Rio de Janeiro já registra sete mortos por febre amarela. As duas mortes mais recentes ocorreram em Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana, segundo boletim divulgado nesta segunda-feira, 22, pela Secretaria de Estado de Saúde. Ao todo, já ocorreram 15 casos no Estado do Rio. O maior número de ocorrências foi em Valença, município do sul fluminense: nove pessoas infectadas, três das quais morreram. Em Teresópolis, ocorreram três casos, com duas mortes. Nova Friburgo teve um caso, e a vítima morreu. Os outros dois casos ocorreram em Petrópolis, também na Região Serrana, e em Miguel Pereira, na região centro-sul.

Ministro da Saúde afirma que febre amarela está ‘sob controle’

Às vésperas do início do fracionamento de vacina contra febre amarela, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse em entrevista exclusiva ao Estado não ser “provável” que o País enfrente este ano uma epidemia da doença na mesma proporção da registrada no ano passado. No mesmo dia em que a OMS emitiu um comunicado alertando sobre o risco elevado para a mudança no padrão atual de transmissão, Barros indicou que o comunicado da semana passada sobre São Paulo pegou a equipe de surpresa e reforçou a necessidade de os técnicos serem ouvidos antes das comunicações. “Eles estão em campo, muito mais próximos da realidade.”

Algema em Cabral foi ‘necessária e coerente’, diz PF

O policial federal Jorge Chastalo Filho, chefe da escolta que conduziu Sérgio Cabral (MDB) na semana passada ao Instituto Médico Legal de Curitiba e ao Complexo Médico-Penal de Pinhais, informou à Polícia Federal que o uso de algemas no ex-governador do Rio foi ‘necessário e coerente’. As informações do policial foram dadas ao juiz federal Sérgio Moro, que havia cobrado explicações nesta segunda-feira, 22.

Cabo da PM suspeito de estupro tem pedido de prisão revogado

A Polícia Civil revogou nesta segunda (22) o pedido de prisão do PM suspeito de estuprar uma jovem de 18 anos no Jardim Aricanduva, Zona Leste da capital. Ele negou o crime e não foi reconhecido pela vítima, chamada novamente à delegacia para depor. A estudante estava indo para uma cerimônia religiosa quando foi abordada na Antonio La Giudice, próximo ao Shopping Aricanduva, na manhã de um domingo (14). Ela foi ameaçada com uma suposta arma e arrastada à força pelo agressor até o veículo, um Fiat Siena preto. O cabo Paulo Emídio dos Santos se apresentou ao 66ºDP (Jardim Aricanduva) na tarde desta segunda (22) e negou o crime. Ele também mostrou comprovantes de pedágio para demonstrar estava com o veículo no litoral na, data do crime. O departamento que investiga desvios de policiais militares apontou ainda que o tom de pele a compleição física do homem que aparece no vídeo não seriam os mesmos do suspeito.

Marin pede novo julgamento

José Maria Marin, o ex-presidente da CBF, pede que seu julgamento nos EUA seja anulado e que um novo processo seja instaurado. Em dezembro, ele havia sido condenado por seis crimes por uma corte de Nova Iorque e, desde então, aguarda sua sentença em uma prisão americana. Agora, ele insiste à Justiça americana que deve ser inocentado ou que, pelo menos, um novo processo seja realizado.

Terremoto na costa do Alasca provoca alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 8,2 atingiu o Golfo do Alasca nas primeiras horas desta terça-feira, levando as autoridades a alertarem moradores da região a se afastaram da área litorânea devido ao risco de um tsunami. O tremor ocorreu 256 quilômetros a sudeste de Chiniak, no Estado norte-americano do Alasca, a uma profundidade de 10 quilômetros, às 7h31 (horário de Brasília), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.