Com a manifestação dos caminhoneiros que começou na manhã de segunda-feira (21), reivindicando entre outras coisas, a diminuição dos preços dos combustíveis, sendo uma manifestação pacífica, mas com ampla adesão, seus efeitos já começam a serem sentidos em várias cidades.

Alguns postos já estão sem combustível nas principais cidades de Santa Catarina, e outros provavelmente ficarão sem no decorrer desta quarta-feira. Em Mafra, já começou a faltar gasolina e diesel. em alguns postos da cidade, a gasolina já havia terminado pela manhã e no início da tarde acabou o diesel. Ainda pela manhã havia fila nos postos. 

bf2f3475-6150-4215-a753-b8d14abc1fd4
Foto: Jota Araujo / Rede Nova de Comunicação – Mafra – SC

Ainda no Planalto Norte as prefeituras de Mafra, Papanduva e Major Vieira devem suspender os serviços que dependem principalmente de combustível, como máquinas, equipamentos e melhorias em estradas e obras e também o transporte escolar. Os prefeitos da “AmplaNorte” devem formalizar um documento aderindo ao movimento dos caminhoneiros.

Em São Miguel do Oeste também já começa a faltar combustível. Já em Chapecó a previsão de falta de combustível a partir desta quarta-feira provocou uma corrida aos postos. 

Segundo informações do Sindópolis (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis de Florianópolis), dois postos no Norte e dois no Sul da Ilha, em Florianópolis, já estão sem combustíveis. A previsão é de que até esta quinta-feira o Estado inteiro fique sem combustível. 

Os Correios suspenderam postagens de encomendas com dia e hora marcados. São afetados os Sedex 10, 12 e Hoje, que estão temporariamente suspensos. “Também haverá o acréscimo de dias no prazo de entrega dos serviços SEDEX e PAC, bem como das correspondências enquanto perdurarem os efeitos desta greve”, informou a empresa. “Tão logo a situação do tráfego nas rodovias retorne à normalidade, a empresa reforçará os processos operacionais para minimizar os impactos à população”, diz a nota.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos comunicou que, em consequência da greve que atinge o setor de transportes nas regiões onde estão instaladas as suas unidades produtivas, paralisará totalmente as atividades das indústrias de processamento de aves e suínos em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul (inicialmente) nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de maio de 2018. A suspensão total das atividades tornou-se imperativa e inevitável em razão dos efeitos do movimento grevista que impede a passagem dos caminhões que transportam todos os insumos necessários ao funcionamento das indústrias e, também, o escoamento dos produtos acabados para os portos e os centros de consumo. A capacidade de estocagem de produtos frigorificados – de 50 mil toneladas – está exaurida.