Bom Dia!

25 de Março de 2021, Quinta-Feira. Outono

– Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos
– Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Detenta ou Desaparecida
– Dia Nacional do Oficial de Justiça
– Dia do Especialista de Aeronáutica
– Dia Nacional da Comunidade Árabe

– Aniversário de Caçador (87 anos)

Há 197 anos:

1824 – Era outorgada a primeira Constituição do Brasil, pelo imperador Dom Pedro I. Desde então, o país teve mais seis Constituições. A sétima e atual, chamada de “Constituição Cidadã” é a de 1988.

Mafra – 16º/26º 🌦️
Itaiópolis– 16º/25º – 🌦️
Rio Negro (PR) – 16º/26º 🌦️

📰Manchetes Jornais

Folha de São Paulo
Em só 75 dias, Brasil vai de 200 mil para 300 mil mortos por covid-19

O Estado de São Paulo
301.087 mortos. País tem média de 2 óbitos a cada 3 minutos

O Globo
300 mil mortes: novo ápice da crise faz Câmara elevar pressão sobre Bolsonaro

Estado de Minas
Massacre: 300.065 brasileiros mortos

Valor Econômico
Descontrole da pandemia cobra preço alto do Brasil

Correio Braziliense
Promessa de imunização em massa chega no dia em que o Brasil ultrapassa 300 mil mortes

Zero Hora
Brasil supera os 300 mil mortos

Notícias do Dia
Bolsonaro une Poderes para enfrentar a Covid

É NOTÍCIA…

🌎NO MUNDO

Coréia do Norte – A Coreia do Norte disparou um projétil no mar nesta quinta-feira (25) (horário local), informaram militares da Coreia do Sul. No momento, não foram dados mais detalhes sobre o tipo de artefato ou a quantos foram disparados. O chefe de gabinete da Coreia do Sul disse em um comunicado que um “projétil não identificado” foi lançado no mar do Japão, conhecido como Mar do Leste pelos coreanos. A notícia vem dias depois de representantes dos Estados Unidos relatarem um lançamento com míssil não balístico de curto alcance pelo regime de Kim Jong-un, que teria sido o primeiro no governo de Joe Biden na Casa Branca. (G1)

EUA – O governador da Virgínia, nos Estados Unidos, assinou nesta quarta-feira (24) a lei que põe fim à aplicação da pena de morte em presídios estaduais do seu território. A decisão já havia sido aprovada no início do ano pelo Legislativo local e aguardava a sanção do governador, o democrata Ralph Northam. Com isso, o estado que já foi o segundo com mais execuções na história dos EUA se tornou o 23º no país a abolir a pena capital. (G1)

NO BRASIL

Policiais – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), incluiu os agentes da Polícia Federal que atuam no estado na lista de profissionais da área de segurança que serão imunizados a partir de abril. Segundo o governador, policiais e administração penitenciária começarão a ser imunizados contra a covid-19 a partir de 5 de abril. A expectativa da gestão do governador João Doria é de vacinar 180 mil pessoas da área de segurança pública. Serão imunizados, além de policiais militares, civis e científicos, também agentes de segurança e escolta penitenciária. Os efetivos das guardas civis metropolitanas municipais e, agora, da Polícia Federal, também estão na lista. (Uol)

Recorde – No dia em que bateu a triste marca de 300 mil mortes por Covid-19, o Brasil volta a registrar um número que chama atenção para o ritmo acelerado no contágio pela doença. Foram 90.504 novos casos confirmados nesta quarta-feira (24) o segundo maior registro em um dia até aqui –atrás apenas do anotado no dia 17/3, quando chegou a 90.830. Com isso, desde o começo da pandemia 12.227.179 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 75.250 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +8% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos. (G1)

Preços – Quem faz as contas já reparou: os preços nos supermercados estão cada vez mais altos. Em fevereiro, a inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), alcançou 5,2% no acumulado em 12 meses – maior taxa para o mês desde 2016, e próxima ao teto da meta estabelecida pelo Banco Central. Entre os itens que mais subiram no período, o óleo de soja leva o troféu, com alta de quase 90%. Limão e arroz completam o pódio, subindo 79,01% e 68,80%, respectivamente. A carne, que pesa mais no orçamento, subiu menos – 29,5% em média – mas ficou quase proibitiva para uma grande parte dos consumidores. (G1)

Indicadores Econômicos

Dólar Comercial – R$ 5,640 ⬆️ 2,25%
Euro – R$ 6,661 ⬆️ 1,94%
Ibovespa – 1,06% 🔽

EM SANTA CATARINA

Fila – Apenas nos primeiros 22 dias de março, 194 pessoas morreram em Santa Catarina esperando por uma vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19. O número foi contabilizado mais precisamente até às 18h22 e faz parte da informação solicitada pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), por meio da 33ª Promotoria de Justiça, e confirmada pela Superintendência de Serviços Especializados e Regulação do Estado. O pedido foi assinado pelo promotor Luciano Trierweiller Nascheweng no dia 22 de março, data da última atualização encaminhada pelo Governo do Estado dando conta de 194 óbitos na fila de espera, só no mês de atual. (ND)

Ajuda – O governador Carlos Moisés (PSL) se reuniu com o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília no fim da tarde desta quarta-feira (24), e reforçou as demandas de Santa Catarina para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os principais pleitos foram o envio de equipamentos, como respiradores e monitores multiparâmetros, para a ativação de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a disponibilização de medicamentos para o chamado kit intubação e um reforço de 61,9 mil doses extras de vacinas para finalizar a imunização dos trabalhadores de saúde. (ND)

Máscara – Uma discussão por uso de máscara e aglomeração em um mercado teria motivado o assassinato a tiros de um comerciante de 24 anos em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, na noite desta segunda-feira (22). Conforme informações de familiares, a vítima teria pedido para o autor usar máscara ao entrar no estabelecimento e para que não aglomerasse diante do local para beber com os amigos. Contrariado, ele voltou horas depois e disparou contra Daniel Pereira. A Polícia Civil investigará a autoria e motivação. (NSC)

Suspensão – O deputado Ivan Naatz (PL) acabou de protocolar no Tribunal de Justiça do Estado um documento que requer a suspensão da sessão de Julgamento do Tribunal Especial que vai decidir sobre o segundo pedido de impeachment contra o governador Carlos Moisés, relativo a fraude dos respiradores. Naatz alega suspeição do novo líder do governo, deputado José Milton Scheffer (PP), que é integrante do Tribunal de Julgamento. É um dos cinco deputados estaduais que compõem o colegiado julgador. (Moacir Pereira)

Garcia – A Assembleia Legislativa vai voltar a ter 40 deputados em pleno exercício do mandato. Nesta quarta-feira, o deputado estadual afastado Júlio Garcia (PSD) pediu licença por 60 dias para possibilitar a convocação de um suplente. Os primeiros nomes na fila do PSD são o ex-deputado estadual Jean Kuhlmann, de Blumenau, e Ulisses Gabriel, de Orleans. Júlio Garcia foi preso preventivamente em 19 de janeiro por decisão da juíza federal Janaína Cassol no âmbito da Operação Alcatraz. A prisão foi revogada em plenário duas vezes – prerrogativa dada pela Constituição aos deputados federais e estaduais -, mas a volta do pessedista ao parlamento tornou-se um impasse ainda à espera de posição do Supremo Tribunal Federal. (Upiara Boschi)

Destaque RNA – Especial – Furacão Catarina completa 17 anos. Emissoras de Rádio cumpriram papel de informar e orientar a população. Fenômeno trouxe destruição e morte para o Sul de Santa Catarina. O rádio foi fundamental na mobilização da sociedade.

Fonte: RNA – Rede de Notícias Acaert/SC