Bom Dia!

17 de Março de 2021, Quarta-Feira. Verão

– Dia de São Patrício, também conhecido por St. Patrick’s Day. Padroeiro da Irlanda.
– Dia Internacional da Marinha
– Dia Nacional do Mel

Há 76 anos:
Nascia a cantora Elis Regina em Porto Alegre

Tempo

Mafra – 18º/29º 🌧️
Itaiópolis – 17º/26º ⛈️
Rio Negrinho – 18º/28º 🌧️

📰Manchetes Jornais

Folha de São Paulo
Rejeição da gestão Bolsonaro na pandemia tem pior marca

O Estado de São Paulo
País tem 2.798 óbitos em 24h; em SP, 88 morrem na fila por leito

O Globo
Com 2.798 mortes, Queiroga fala em ‘dar continuidade’

Estado de Minas
Zema admite colapso na Saúde em Minas

Valor Econômico
Brasil tem novo recorde diário de mortes por covid-19 e total passa de 282 mil

Correio Braziliense
No pior dia, país amarga 2.841 mortes por covid

Zero Hora
No pior dia da pandemia, são registrados 502 mortes no RS e 2,8 mil na país em 24h

Notícias do Dia
Estado nomeia novos integrantes do Coes

É notícia…

🌎NO MUNDO

EUA – A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez seu primeiro discurso para as Nações Unidas nesta terça-feira (16), afirmando que a democracia está sob grande pressão, e que é fundamental garantir a igualdade entre os gêneros. “A democracia exige vigilância constante, melhorias constantes”, disse a vice-presidente Kamala Harris. “O status da democracia também depende fundamentalmente do empoderamento das mulheres”, disse a vice-presidente. “Não somente porque a exclusão das mulheres na tomada de decisões é um traço de uma democracia falha, mas porque a participação delas fortalece a democracia.”Ela, que foi a primeira mulher – e pessoa negra – a ocupar o cargo de vice-presidente dos EUA, disse que seu país vai agir de forma ativa para garantir maior presença feminina nas decisões democráticas. (G1)

Líbano – Manifestantes voltaram às ruas de Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (16), diante de um cenário ainda pior da mais severa crise econômica sofrida pelo país desde a Guerra Civil (1975-1990). Nos protestos, alguns participantes incendiaram pneus e bloquearam ruas com caçambas de lixo. Apesar disso, não há relato de grandes confrontos entre os manifestantes e as forças de segurança do Líbano. (G1)

NO BRASIL

Recorde – O Brasil enfrenta nesta terça-feira (16) mais um dia de recordes trágicos na pandemia de coronavírus. Com 2.798 novas mortes por covid-19 reportadas nas últimas 24 horas, o país teve o seu dia mais letal. Outra marca assustadora é a mais alta média diária de óbitos causados pela doença: 1.976 nos últimos sete dias — trata-se de uma escalada que chega ao seu 18º dia consecutivo. No total, 282.400 pessoas já morreram no país em decorrência da covid. (Uol)

Ministro – O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira (16) que é preciso “união da nação” para enfrentar o que ele classificou como “nova onda” da pandemia de Covid-19. O médico cardiologista defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS) e citou a importância das “evidências científicas” em futuras ações da pasta, mas sinalizou que fará uma gestão de continuidade. (G1)

Vacinação – Balanço da vacinação contra Covid-19 desta terça-feira (16) aponta que 10.389.077 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, segundo dados divulgados até as 20h. O número representa 4,91% da população brasileira. A segunda dose já foi aplicada em 3.791.197 pessoas (1,79% da população do país) em todos os estados e no Distrito Federal. No total, 14.180.274 doses foram aplicadas em todo o país. (G1)

Juros – O Boletim Focus do BC publicado nesta semana mostra que as projeções dos economistas consultados são de um IPCA (índice oficial de inflação ao consumidor) de 4,60% neste ano. Entre as cinco instituições com maior percentual de acerto nas projeções, a estimativa é de 5,12%. A meta de inflação é de 3,75%, com intervalo de tolerância de até 5,25%. Nesta quarta-feira (17), o Copom (Comitê de Política Monetária) discute uma possível elevação da taxa Selic, atualmente em 2% ao ano. A expectativa majoritária no mercado financeiro é de uma alta para até 2,75%, chegando a 4,5% no final do ano. (Uol)

📊Indicadores Econômicos

Dólar Comercial – R$ 5.619 🔽 0,36%
Euro – R$ 6.690 🔽 0,56%
Ibovespa – 0,72% 🔽

EM SANTA CATARINA

Decisão – Já está publicada no DOE (Diário Oficial do Estado), desde a noite desta terça-feira (16), a nomeação de novos integrantes do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde). A medida atende uma determinação da Justiça, cumpre e dá novo prazo para que o Estado delibere sobre o lockdown – ou não – em Santa Catarina em até 48h. O primeiro dos três prazos impostos ao governo do Estado de Santa Catarina foi cumprido: a “reativação” do Coes. São 24h até que esse “novo” centro se reúna e entenda pelas novas medidas de enfrentamento a Covid-19. (ND)

Carreata – Uma manifestação ocorreu em Florianópolis no fim da tarde desta terça-feira (16). Tratou-se de carreata feita por pais de alunos em oposição ao fechamento das escolas, medida incluída no último decreto da Grande Florianópolis, publicado nesta segunda (15). “Educação é atividade essencial. Diga não ao lockdown das escolas”, diz o cartaz em um dos carros, que saiu do Koxixo’s por volta das 18h e percorre a Avenida Beira-Mar Norte, no Centro da Capital. A reivindicação lembra que o ensino presencial é atividade essencial, com base na Lei estadual 18.032 de 2020, assinada pelo governador Carlos Moisés (PSL) em dezembro de 2020. (ND)

Alta – Santa Catarina bateu um triste recorde nesta terça-feira (16): registrou o maior número de mortes por Covid-19 em um mesmo boletim do governo do estado. Foram 167 óbitos em 24 horas. Com isso, o estado chegou a um total de 8.958 óbitos por complicações da doença desde março de 2020. O número de pessoas contaminadas no período chegou a 740.856.
O estado tem 442 pacientes da Covid-19 na lista de espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializado. Na segunda (15), eram 387. (G1)

Aulas – O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) entrou com ações contra as 22 cidades da Grande Florianópolis para tentar reveter os decretos que suspenderam as aulas presenciais na região por uma semana, até 23 de março. As atividades de ensino devem ocorrer remotamente, segundo a decisão tomada em conjunto pelos prefeitos da Grande Florianópolis e que começou a valer às 18h desta terça-feira (16). (NSC)

Cancelamento* – A Associação Comercial e Industrial de Chapecó iniciou uma nova mobilização política visando sensibilizar a Azul Linhas Aéreas Brasileiras a não cancelar a ligação direta com Florianópolis. O presidente Nelson Akimoto argumenta que o principal polo econômico do grande oeste ficará sem ligação direta com a capital do estado. A Azul alega que a demanda de passageiros entre Florianópolis e Chapecó despencou nos últimos meses. A média é de apenas 10 a 20 passageiros. O cancelamento do voo direto entre o oeste e o litoral acontecerá no próximo sábado, dia 20 de março. (Moacir Pereira)

Empregos – Novamente com impulso maior da indústria, Santa Catarina conseguiu criar em janeiro 32.077 novos postos de trabalho formais. Isso depois de alcançar o maior saldo estadual do país em 2020, de 53.050 novas vagas, mesmo tendo registrado a tradicional queda em dezembro, quando fechou 12.970 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, que informou também saldo positivo recorde para o Brasil em janeiro, de 260.353. (Estela Benetti)

Destaque RNA – Estado pede suspensão imediata da decisão que obriga seguir orientações do Centro de Operações de Emergência em Saúde. No recurso, Procuradoria Geral do Estado alega que a decisão dá mais poderes ao COES, que seria um órgão consultivo, que ao próprio governador.

Fonte: RNA – Rede de Notícias Acaert/SC