Bom Dia!

12 de Abril de 2021, Segunda-Feira. Outono

– Dia do Obstetra
– Dia Nacional do Humorista (homenagem a Chico Anísio)
– Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado

Há 90 anos:

1931 – Nascia em Maranguape, Ceará, Chico Anísio, humorista, ator, diretor, compositor, escritor e comentarista brasileiro.

Tempo

Mafra – 14º/26º ⛅
Itaiópolis – 14º/25º ⛅
Rio Negro (PR) – 14º/25º ⛅

📰Manchetes Jornais

Folha de São Paulo
Governo admite vacinação lenta até o segundo semestre

O Estado de São Paulo
Brasileiro enfrenta dívidas em alta e achatamento de renda

O Globo
Bolsonaro pede que CPI investigue prefeitos e governadores

Estado de Minas
Limpeza vira profissão de risco na pandemia

Valor Econômico
Iniciativa inédita une 22 governadores em carta para Biden com ênfase em mudança climática

Correio Braziliense
CPI da Covid e Orçamento emparedam o governo

Zero Hora
Novas normas do código de trânsito entram em vigor hoje

Notícias do Dia
Bares e restaurantes: Setor apela por protocolos “mais intelegintes”

É notícia…

🌎NO MUNDO

Índia – A Índia ultrapassou o Brasil nesta segunda-feira (12) como o segundo país com o maior número de casos confirmados de coronavírus, após registrar mais um recorde diário de novos infectados. Foram mais de 168 mil novos casos nas últimas 24 horas, e agora o total de infectados é de 13,52 milhões, contra 13,48 milhões do Brasil. Os Estados Unidos lideram o ranking com 31,2 milhões. Segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a Índia é quarto país em número de mortes (170 mil), atrás de EUA (562 mil), Brasil (353 mil) e México (209 mil). O país enfrenta uma segunda onda de casos muito mais forte que a primeira, que ocorreu em setembro e não chegou a ter nenhum dia com mais de 100 mil novos infectados. (G1)

China – Do UOL, em São Paulo 11/04/2021 14h48Atualizada em 11/04/2021 15h08 A China está avalia misturar vacinas contra covid-19 para ter maior proteção contra a doença. A informação foi dada ontem pelo chefe do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) do país, Gao Fu. Na entrevista, Gao Fu disse que o CDC está avaliando opções “para resolver a questão de que a eficácia das vacinas existentes não é alta”. “Agora está sob consideração formal se devemos usar vacinas diferentes de linhas técnicas diferentes para o processo de imunização”, completou ele. As informações são do jornal “South China Morning Post. (Uol)

NO BRASIL

Gripe – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa nesta segunda-feira (12) e vai até 9 de julho. Excepcionalmente neste ano, idosos não serão os primeiros a serem imunizados para evitar conflito com o calendário de vacinação contra a Covid-19. A vacinação contra a gripe será dividida em três grupos prioritários:
1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários;
O governo federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe. A recomendação é que haja um intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação das duas vacinas. (G1)

Coronavac – Estudo clínico final sobre a Coronavac divulgado neste domingo (11) mostra que a eficácia da vacina é maior do que nos resultados iniciais divulgados entre dezembro e janeiro. O estudo foi feito pelo Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Segundo artigo científico encaminhado para revisão e publicação na revista científica Lancet, uma das mais respeitadas do mundo, a eficácia para casos sintomáticos de Covid-19 atingiu 50,7%, ante os 50,38% informados inicialmente. Ou seja, a vacina reduz pela metade os novos registros de contaminação em uma população vacinada. Segundo o estudo encaminhando neste domingo, a eficácia da CoronaVac pode chegar a 62,3% com um intervalo de mais de 21 dias entre as duas doses da vacina. (G1)

Trânsito – As mudanças na lei de trânsito do Brasil entram em vigor a partir de hoje. O projeto, apresentado pessoalmente pelo presidente ao Congresso e votado pelos parlamentares, flexibilizou punições em algumas questões, mas também tornou a legislação mais rígida em diversos pontos. Algumas flexibilizações na lei de trânsito pretendidas pelo governo federal foram preservadas pelos parlamentares, sob determinadas condições – como o aumento na validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de cinco para dez anos e elevação no limite de pontos para suspender o direito de dirigir. Em compensação, foi aprovado o fim de pena alternativa para motoristas alcoolizados que causarem morte ou lesões corporais durante a condução de um veículo. (Uol)

📊Indicadores Econômicos

Dólar Comercial – R$ 5,675 ⬆️ 1,81%
Euro – R$ 6,754 ⬆️ 1,72%
Ibovespa – 0,54% 🔽

EM SANTA CATARINA

Mapa – Caiu o número de regiões em nível gravíssimo na matriz de risco que avalia a situação da Covid-19 em Santa Catarina. Agora são 12 regiões em nível gravíssimo (vermelho) e quatro em nível grave (laranja). A nova atualização foi divulgada na manha do sábado (10) pela Secretaria de Estado da Saúde. Ainda não há regiões nos níveis alto (amarelo) ou moderado (azul). Na última semana, após passar cinco semanas no nível gravíssimo, a matriz de risco apresentou uma melhora com a queda da região de Xanxerê para o grave. De acordo com a SES, a melhora se deu pela baixa nos indicadores que medem a transmissibilidade, evento sentinela e monitoramento de casos. Na atualização desta semana, Xanxerê volta ao patamar mais alto, enquanto as regiões Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí e Grande Florianópolis foram reclassificadas para o nível grave. (ND)

Fila – O número de pessoas que aguardam por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) passou de 134 na última sexta-feira (9) para 139 neste domingo. Conforme a última atualização do painel de dados do governo do Estado, a ocupação de leitos é de 95,9%, com apenas 72 disponíveis. A maior espera por leitos é na macrorregião Norte/Nordeste, em cidades como Joinville e São Bento do Sul, que conta com 72 pacientes na fila. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid para adultos na região está em 96,73%, de acordo com o painel de leitos SUS do governo do Estado. Conforme a SES (Secretaria de Estado da Saúde), a taxa de ocupação é virtualmente inferior à taxa de ocupação real devido à rotatividade de pacientes e aos horários de atualização do painel. (ND)

Festas – Santa Catarina tem mais um fim de semana de desrespeitos às medidas sanitárias vigentes no Estado por causa do coronavírus. Cenas de aglomerações e festas clandestinas foram registradas em cidades de várias regiões desde a noite da última sexta-feira (9) até este domingo (11). A fiscalização precisou agir para garantir o cumprimento das regras. O decreto vigente em Santa Catarina prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras e proíbe aglomerações. Também estão proibidas de funcionar as casas noturnas, shows, espetáculos e eventos sociais, enquanto os estabelecimentos comerciais podem vender bebidas alcoólicas até às 22 horas. (NSC)

Restrições– As restrições para conter o coronavírus em Santa Catarina foram prorrogadas por mais 14 dias. Com a decisão do governo do Estado, as medidas restritivas que iriam até a próxima segunda-feira (12) vão continuar valendo até as 6h do dia 26 de abril. As normas estabelecidas no novo decreto, publicado na sexta-feira (9) no Diário Oficial, foram debatidas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes). O grupo, que se reuniu na sexta, é formado por integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fecam, Ministério Público, Ministério da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) e entidades médicas. (NSC)

Militares – O presidente da Acors, coronel da reserva Sérgio Sell, foi recebido pela governadora interina Daniela Reinehr, com quem compartilhou a apreensão dos militares estaduais, há anos apelando por uma reposição salarial que compense a perda do poder aquisitivo de 2014-2020. Informou que há mais de 7 anos que os militares estaduais e toda a classe da segurança pública não recebe qualquer reposição dos índices inflacionários. Pediu apoio para correção da injustiça. (Moacir Pereira)

Nomeação – A advogada Ana Blasi vai assumir a Secretaria de Estado de Administração de Santa Catarina. A expectativa é que a posse ocorra nesta segunda-feira (12). Ana Blasi foi advogada da governadora interina Daniela Reinehr no primeiro processo de impeachment, no ano passado. A secretaria estava sem titular desde que o coronel Jorge Tasca pediu exoneração, como consequência do afastamento do governador Carlos Moisés. Está não é a primeira vez que o nome de Ana Blasi é considerado para integrar o governo. No período anterior de interinidade de Daniela, chegou-se a especular que ela assumiria a Procuradoria-Geral do Estado. O cargo foi assumido pelo procurador de carreira, Luiz Dagoberto Beijão. (Dagmara Spautz)

Destaque RNA – Com baixos volumes de chuva, agravamento da estiagem deve continuar nos próximos meses em Santa Catarina. 76 municípios catarinenses estão em estado de atenção, oito em estado de alerta e sete em situação crítica.

Fonte: RNA – Rede de Notícias Acaert/SC