Bom Dia!

09 de Março de 2021, Terça-Feira. Verão

– Dia Internacional do DJ

– Aniversário de Joinville

Tempo

Mafra – 16º/26º 🌧️
Itaiópolis – 15º/26º ⛈️
Rio Negrinho – 16º/27º ⛈️

📰Manchetes Jornais 09/03

Folha de São Paulo
Fachin anula condenações de Lula, que pode ser candidato

O Estado de São Paulo
Fachin anula condenações de Lula, que pode voltar a disputar eleições

O Globo
Fachin anula condenações, e Lula se torna elegível em 2022

Estado de Minas
Mais pressão em BH

Valor Econômico
Risco de polarização política derruba mercado após decisão de Fachin

Correio Braziliense
Brasília sob toque de recolher

Zero Hora
Ministro do STF anula condenações de Lula na Lava-Jato; PGR tentará reverter decisão

Notícias do Dia
Vacinação: Ministério acena com mais 25 milhões doses

É notícia…

🌎NO MUNDO

Inglaterra – Alunos de toda a Inglaterra voltaram às escolas nesta segunda-feira (8), como parte da primeira etapa dos planos do governo do Reino Unido para flexibilizar o “lockdown” decretado no início de janeiro para conter a disseminação de uma variante da Covid-19. (G1)

EUA – O juiz que preside a audiência contra o Derek Chauvin, o policial acusado nos Estados Unidos pela morte de George Floyd, adiou o início do processo, que deveria começar nesta segunda-feira (8) com a seleção do júri. A morte de Floyd foi o motivo de uma onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos e no mundo. (G1)

NO BRASIL

Vacina – O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira (8) que o Brasil deve ter até o fim de março entre 25 e 28 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. É o quarto prazo diferente dado pelo ministério ou pelo ministro. Em fevereiro, a previsão era ter 46 milhões de doses até o final de março; depois, a estimativa foi reduzida para 38 milhões de doses. No sábado, o número caiu para 30 milhões. (G1)

Emprego – Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup mostra que 69% dos empregadores não pretendem fazer alterações no quadro de funcionários, enquanto 21% têm intenção de contratar e 8% esperam reduzir as equipes no 2º trimestre. Foram 652 entrevistados entre os dias 6 e 26 de janeiro, antes do aperto das medidas de restrição em todo o país neste mês devido ao agravamento da pandemia. (G1)

Lula – Com a decisão do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou ontem as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Operação Lava Jato, a ação de suspeição do então juiz federal Sergio Moro também se torna nula. Apesar disso, medidas adotadas pelo então titular da 13ª Vara Criminal de Curitiba reveladas pelo vazamento de mensagens entre o magistrado e procuradores do MPF-PR (Ministério Público Federal do Paraná) devem continuar afetando os processos do tríplex do Guarujá (SP), do sítio de Atibaia (SP) e os outros dois relacionados ao Instituto Lula, segundo apontam especialistas ouvidos pelo UOL.

Gasolina – A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel, que entram em vigor a partir desta terça (9). A gasolina vendida pelas refinarias da estatal subirá 8,8%, enquanto o diesel terá aumento de 5,5%. Esse é o sexto reajuste da gasolina, que já acumula alta de 53% desde o início de 2021. No caso do diesel, é o quinto aumento do ano, com uma variação de 40% desde janeiro. (Uol)

Bolsa – Ontem (8), o mercado respondeu com força ao anúncio de que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou as condenações do ex-presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão torna Lula elegível novamente. No fechamento do mercado, o Ibovespa despencou 3,98%, enquanto o dólar subiu 1,67%. O assunto segue na pauta do investidor hoje (9) e ao longo da semana. (Uol)

📊Indicadores Econômicos

Dólar Comercial – R$ 5,778 ⬆️ 1,67%
Euro – R$ 6,851 ⬆️ 1,20%
Ibovespa – 3,98% 🔽

EM SANTA CATARINA

Sangue – O Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) reforçou nesta segunda-feira (8) a necessidade de doações para manutenção do banco de sangue.
O volume de doadores nos hemocentros do Estado diminuiu significativamente nas últimas semanas, o que resultou na baixa dos estoques sanguíneos. Nesta semana, estão em situação de nível reduzido o tipo sanguíneo O+, e, em nível de alerta, o que é bastante preocupante, os tipos O- e A+. Os estoques reduziram em torno de 50%. (ND)

Aulas – Nesta segunda-feira (8) as escolas estaduais de Santa Catarina iniciaram as aulas 100% online, ou de ensino remoto, para os estudantes que são grupo de risco ou que ficaram em casa no começo do ano letivo por opção dos pais. O primeiro dia de aula foi transmitido ao vivo pelo YouTube e seguiu um cronograma de atividades orientativas, com vídeos sobre funcionamento de ferramentas digitais. O secretário Luiz Fernando Vampiro citou que a semana inteira será voltada para apresentar e explicar os recursos e ferramentas. (ND)

Transferência – A transferência de pacientes com Covid-19 de Santa Catarina para o Espírito Santo está perto de ser suspensa. Com a alta na taxa de ocupação das UTIs no estado do Sudeste, o governo local não recebe mais pacientes de outras regiões. Segundo a Secretaria de Saúde do ES, o acordo feito com o governo catarinense já previa esse risco. (NSC)

Xanxerê – Ao menos 16 pessoas com Covid-19 morreram em Xanxerê, no Oeste de SC, à espera de um leito de UTI até o início da noite desta segunda-feira (8). Somente nos últimos quatro dias, sete pacientes perderam a vida enquanto aguardavam por uma vaga de terapia intensiva, segundo informações da prefeitura. A cidade convive com o colapso na rede de saúde desde fevereiro. (NSC)

Lockdown – O fechamento imediato dos serviços não essenciais por 14 dias consecutivos em Santa Catarina está sendo recomendado pelo Tribunal de Contas do Estado ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL). O TCE considera que as estratégias adotadas pelo Executivo no combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus têm sido insuficientes. (Moacir Pereira)

Tratamento – A Secretaria de Estado da Saúde avalia uma campanha para aplicar a vacina tríplice viral nos catarinenses que não fazem parte do grupo prioritário de imunização contra a Covid-19. A proposta é embasada em uma pesquisa experimental, conduzida pela UFSC. A ideia é tentar frear o volume de internações, que levou ao colapso o sistema de saúde. (Dagmara Spautz)

Destaque RNA – Para maioria dos empresários catarinenses, movimentação caiu 30% em bares e restaurantes durante a temporada de verão.

Fonte: RNA – Rede de Notícias Acaert/SC