Bom Dia!

05 de Março de 2021, Sexta-Feira. Verão

– Dia Nacional da Música Clássica. A data comemorativa é especial por ser a data de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, morto em 1959.
– Dia do Filatelista Brasileiro
– Dia da Integração Cooperativista

– Aniversário de Bom Jardim da Serra/SC

Mafra – 17º/26º ⛈️
Itaiópolis – 17º/25º 🌧️
Papaduva – 17º/26º  ⛈️

📰Manchetes Jornais 05/03

Folha de São Paulo
Pandemia mata como nunca, e Bolsonaro fala em “mimimi”

O Estado de São Paulo
“Chega de frescura e mimimi”, diz Bolsonaro sobre pandemia

O Globo
Estados ‘no limite’ cobram vacinas, mas imunização vai continuar lenta

Estado de Minas
Não é mimimi. É desespero

Valor Econômico
Saúde prevê 3 mil mortes por dia nas próximas semanas

Correio Braziliense
Governador do DF: “Ninguém vai ter leito se a gente não tomar cuidado”

Zero Hora
Piratini manterá bandeira preta e empresários pedem compensação

Notícias do Dia
Entrevista com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que fala sobre a situação da pandemia da Covid-19

É notícia…

🌎NO MUNDO

Vaticano – O Papa Francisco fará a viagem de número 33 de seu pontificado, com o objetivo de transmitir uma mensagem de paz e reconciliação no Iraque, país confinado pela pandemia e afetado por anos de violência. Ele deixou o Vaticano na manhã desta sexta (5). De acordo com analistas, Francisco, que deseja entrar para a história por sua defesa dos pobres e da paz, a viagem é a mais arriscada de seus nove anos como Papa. (G1)

Japão – O governo do Japão planeja prorrogar o estado de emergência na cidade de Tóquio e mais três da região até o dia 21 de março. A medida para combater o avanço da Covid-19 ganhou duas semanas a mais do que o previsto, informou nesta sexta-feira (5), o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura. Nishimura, que está encarregado da resposta do governo ao coronavírus, fez o comentário no início de uma reunião de manhã (horário local, noite de quinta-feira no Brasil) em um encontro com conselheiros em busca de uma aprovação para a medida. (G1)

NO BRASIL

Auxílio – O Senado aprovou nesta quinta-feira (4) em segundo turno a proposta de emenda à Constituição (PEC) conhecida como PEC Emergencial. A proposta prevê protocolos de contenção de despesas públicas e uma série de medidas que podem ser adotadas em caso de descumprimento do teto de gastos, regra que limita o aumento dos gastos da União à inflação do ano anterior. O texto também viabiliza a retomada do auxílio emergencial. (G1)

Covid – O país registrou 1.786 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas – uma ligeira queda em relação aos dois dias anteriores, que foram recordes desde o início da pandemia – chegando ao total de 261.188 óbitos desde seu começo. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 1.361, esta ainda em alta. A variação foi de 30% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença. (G1)

Diesel – O preço médio do óleo diesel subiu nas bombas nos primeiros dias depois que o governo zerou os impostos federais sobre o combustível em um esforço para agradar os caminhoneiros. Para o setor, a tendência é que a isenção seja consumida por reajustes nos preços de refinarias. Segundo levantamento feito para a Folha pela Ticket Log, o preço médio do diesel nos postos brasileiros oscilou em torno dos R$ 4,45 nos dias 2 e 3 de março, quase R$ 0,10 a mais do que no último dia de fevereiro. (Folha)

Recuperação – O Brasil já conseguiu recuperar boa parte da perda do Produto Interno Bruto (PIB) desde o início da recessão provocada pela pandemia de coronavírus, mas o agravamento da crise sanitária no país não deve permitir uma melhora no ritmo da retomada. No fim de 2020, o Brasil já tinha recomposto 89,1% da perda do PIB em relação segundo trimestre, quando a economia despencou 9,7% e marcou o pior momento da crise atual, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

📊Indicadores Econômicos

Dólar Comercial – 5,658 🔽 0,11%
Euro – 6,770 🔽 0,86%
Ibovespa – 1,35% ⬆️

EM SANTA CATARINA

Reforço – O Ministério da Saúde deslocou 38 profissionais da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde) para Santa Catarina e Minas Gerais. O objetivo é dar apoio aos estados e municípios no combate à pandemia da Covid-19. Desde o final de fevereiro, as equipes atuam nos municípios de Chapecó e Xanxerê, no Oeste catarinense, e em Coromandel (MG). (ND)

Vacina – Vai à sanção do presidente da República o PL (Projeto de Lei) que autoriza Estados, municípios e o setor privado a comprar vacinas contra a Covid-19 que tenham registro ou autorização temporária de uso no Brasil. O texto, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi aprovado nesta terça-feira (2) pela Câmara dos Deputados — não houve alterações em relação ao texto que havia sido aprovado no Senado em 24 de fevereiro.

Médicos – O governo de Santa Catarina vai pedir ao Ministério da Saúde a ajuda com médicos e equipamentos para instalar leitos de UTI em um hospital de campanha em Chapecó, no Oeste do Estado. A estrutura atualmente já funciona no Centro de Eventos da cidade, com leitos de enfermaria mantidos pela prefeitura, e agora deve receber mais 60 leitos de tratamento intensivo ou semi-intensivo. (NSC)

Ministro – O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, visita nesta sexta-feira (5) Chapecó, no Oeste do Estado. A vinda a Santa Catarina ocorre no momento em que o Estado atravessa um colapso no sistema de saúde, com 100% de lotação das UTIs e transferência de pacientes a hospitais do Espírito Santo.

MP – O Procurador Geral de Justiça, Fernando Comin, anunciou hoje, durante reunião do Grupo Econômico que trata da pandemia no Estado, que medidas mais rigorosas e restritivas contra o coronavirus poderão ser recrutadas na Justiça, se os números de contaminados e hospitalizados não cair na próxima semana. Informou que na semana passada 30 pessoas aguardavam uma vaga em leito de UTI e que hoje são 280 pacientes na fila. (Moacir Pereira)

Variante – Um levantamento do Observatório Covid-19 da Fiocruz identificou que 63% dos casos de coronavírus no Estado são causados por novas variantes, mais transmissíveis. Nesta quinta-feira (4), a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) confirmou os primeiros casos de transmissão comunitária da variante P.1, a variante brasileira. (Dagmara Spautz)

Destaque RNA – Escolas catarinenses suspendem aulas após casos de covid-19. Na rede estadual, 13 cancelaram atividades presenciais.

Fonte: RNA – Rede de Notícias Acaert/SC