Dois mil brasileiros participarão dos testes para vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. A estratégia faz parte de um plano de desenvolvimento global, e o Brasil será o primeiro país fora do Reino Unido a começar a testar a eficácia da imunização contra o Sars CoV-2.

A vacina da universidade inglesa é a primeira a entrar na fase três de testes e poderá trazer lições importantes sobre a natureza do novo coronavírus e também da resposta do sistema imunológico para todos que buscam uma alternativa de tratamento.

Os voluntários serão pessoas na linha de frente do combate ao coronavírus, com uma chance maior de exposição ao Sars CoV-2. Eles também não podem ter sido infectados em outra ocasião. Os resultados serão importantes para conhecer a segurança da vacina.

Além do Brasil, outros países estão em processo de análise e aprovação para participação nos testes. Os resultados terão grande importância para o registro da vacina no Reino Unido, que deve ocorrer ainda em 2020. A Universidade de Oxford já tem um acordo com a AstraZenca, multinacional sueco-britânica, para produção e distribuição mundial da vacina assim que estiver concluída.