Várias campanhas em todo o país têm mobilizado a população para ajudar as vítimas da tragédia de Brumadinho, na Grande Belo Horizonte. Mas, em entrevista coletiva na noite deste domingo (27), a Defesa Civil de Minas Gerais disse que, no momento, as doações recolhidas já “são suficientes”.

“O povo brasileiro é muito solidário. Nesse momento, não precisamos de donativos, tendo em vista a quantidade de donativos já ofertados. São suficientes para as pessoas que estão na situação de desastre no socorrimento na ajuda humanitária”, explicou o tenente-corenel Flávio Godinho.

Mais de 100 pessoas estão desabrigadas com a tragédia. Elas foram levadas a hotéis e pousadas da região, e os custos são da mineradora Vale, responsável pela barragem que rompeu. A empresa diz que disponibilizou hospedagem e alimentação para cerca de 800 pessoas, incluindo parentes das vítimas.

Cuidados ao ajudar

Autoridades alertam para o risco de campanhas falsas pedindo doações em dinheiro. Segundo relatos, estelionatários têm se aproveitado da solidariedade da população para lucrar.

O Ministéro Público de Minas (MPMG) divulgou um alerta de cuidado com sites falsos e disse que está recebendo denúncias pelo e-mail crimedigital@mpmg.mp.br.

MPMG

@MPMG_Oficial