A Secretaria Municipal de Saúde de Mafra conta com Grupos de Combate ao Tabagismo. O primeiro grupo já teve dois encontros, que acontecem nas terças-feiras no horário das 19h às 21h30 na Policlínica Municipal. A duração do tratamento é de 02 meses, e acontece em contraturno para que facilite a participação dos trabalhadores. As orientações são realizadas por diversos profissionais da saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, dentistas e psicólogos.

Os interessados devem procurar as Unidades de Saúde para compor a lista de espera para os próximos grupos. Quem tem a possibilidade de participar das reuniões durante o dia também deve procurar as ESFs que farão grupos específicos durante o horário de expediente da unidade.

Os grupos são baseados no tratamento do Instituto Nacional de Câncer – INCA, que é o órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e pela articulação da Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com Estados e Municípios e Distrito Federal, que inclui psicoterapia, auriculoterapia, tratamento medicamentoso e também, comportamental.

A equipe ressalta a importância do projeto: “além de reduzir a incidência de problemas cardiovasculares, câncer de pulmão e também outros tipos de cânceres, deixar de fumar melhora a qualidade de vida e principalmente a sociabilidade com familiares e amigos”.

Conheça os riscos de continuar fumando

Segundo o INCA, o tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa cerca de 90% de todos os cânceres de pulmão e é fator de risco significativo para acidentes cérebros-vasculares (AVC’s) e infartos agudos do miocárdio. O tabagismo também aumenta o risco dos seguintes cânceres: leucemia mielóide aguda, câncer de bexiga, câncer de pâncreas, câncer do colo uterino, câncer de esôfago, câncer nos rins, câncer de laringe (cordas vocais), câncer de boca, câncer de faringe (pescoço), câncer de estômago, entre outros.

Quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que, ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que podem impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco.

Tratamento

O atendimento em grupo buscar esclarecer que o ato de fumar está ligado às emoções e que leva à dependência, assim, o tratamento busca apresentar e ensinar novas formas de combater a ansiedade, por exemplo, sem a necessidade de fumar. O tratamento também inclui o uso de medicamentos, que possuem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo.

Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar, procure a unidade de saúde mais próxima e participe de um grupo.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br