Daihatsu Move (Foto: AFP PHOTO / Yoshikazu Tsuno)
Daihatsu Move (Foto: AFP PHOTO / Yoshikazu Tsuno)

A Toyota Motor, maior fabricante de automóveis do mundo, disse nesta sexta-feira (29) que comprará a participação que ainda não detém na unidade carros compactos Daihatsu, que é especialista nos chamados “kei cars” japoneses – carros com motor de até 660 cc.

O acordo de troca ações foi avaliado em cerca de US$ 3 bilhões (R$ 12,25 bilhões) e faz parte da estratégia para fortalecer sua investida no segmento de carros compactos para mercados emergentes.

As companhias pretendem desenvolver a Daihatsu como uma marca global enquanto focam em mercados em crescimento para carros compactos.

Carros de entrada estão se expandindo devido ao desenvolvimento econômico e veículos estão se tornando menores devido a preocupações ambientais e com trânsito.

Ao adquirir o controle total da Daihatsu, da qual já tem 51,%, a Toyota poderá expandir sua marca de baixo custo e capacitar a Daihatsu a adotar mais facilmente tecnologias de nova geração desenvolvidas pela Toyota.

A Daihatsu tem forte presença no Japão, onde divide a liderança do segmento de microcarros com a Suzuki, mas também exporta para Europa e América do Norte.

A Toyota irá adquirir a participação remanescente das ações da Daihatsu ao trocar 0,26 de suas ações por cada ação da Daihatsu. As ações da Daihatsu serão deslistadas depois de 26 de julho.

Fonte: Site Auto Esporte.