A Alpine revelou ao mundo nesta segunda-feira (21), o A522, seu carro para a temporada 2022, da categoria que começa em 20 de março.

Acrescentando o cor de rosa ao seu tradicional azul, o time francês, quinto colocado no campeonato de construtores do último ano, manterá o bicampeão espanhol Fernando Alonso e o francês Esteban Ocon como sua dupla de pilotos. Para 2022, a marca francesa também promoveu mudanças fora das pistas.

Imagens: Alpine – Divulgação

A principal delas foi a chegada de Otmar Szafnauer, ex-chefe de equipe da Aston Martin, para desempenhar a mesma função gerindo Alonso e Ocon. O modelo é apenas um vislumbre das mudanças promovidas pelo novo regulamento técnico da F1. O primeiro contato real com os carros e os efeitos em seu desempenho na pista serão vistos apenas nesta semana durante a pré-temporada de Barcelona, de 23 a 25 de fevereiro.

Prestes a entrar em seu segundo ano batizada como Alpine, a antiga Renault vem se mantendo entre as cinco primeiras colocadas ao longo dos últimos três campeonatos, terminando 2021, 2020 e 2019 em quinto lugar no Mundial de Equipes, e 2018 na quarta posição.

Imagens: Alpine – Divulgação

Apesar de pontuar menos no ano passado (155) do que em 2020 (181) – mesmo com o calendário encurtado no começo da pandemia do coronavírus, o time conseguiu uma importante vitória com Esteban Ocon no GP da Hungria.

Imagens: Alpine – Divulgação

O triunfo foi a segunda vitória da França desde Olivier Panis em Mônaco, em 1996, a primeira da Alpine na F1 e a primeira da montadora francesa desde o GP do Japão de 2008, quando subiu ao lugar mais alto do pódio com Fernando Alonso. A Alpine ainda conquistou em 2021 um terceiro lugar com o bicampeão espanhol, no GP da Arábia Saudita.

Ao final da apresentação a Alpine surpreendeu ao revelar uma segunda cor em “rosa”. Ela twittou:

Mais uma coisa… 😏 Por que ter uma pintura, quando você pode ter ✌️ Apresentando nossa pintura especial de abertura da temporada BWT.

Imagens: Alpine – Divulgação

O A522 com a pintura rosa vai ser usado nas duas primeiras provas de 2022.

Imagens: Alpine – Divulgação

E você o que achou ? Azul ou Rosa ?…

Imagens: Alpine – Divulgação