Faltando pouco tempo para que o público da Fórmula 1 conheça de verdade o novo carro da categoria, na pré-temporada de 2022, que será entre os dias 23 e 25 de fevereiro, e 10 a 12 de março. E as equipes estão trabalhando a todo vapor para apresentar os novos projetos e conceitos dos carros da temporada 2022.

Conceito apresentado pela FIA

A Haas foi a primeira equipe a apresentar o novo carro da temporada

O modelo VF-22 que a Haas apresentou nesta sexta-feira (4) terá uma missão árdua na temporada 2022 da Fórmula 1: ser competitivo. Com a entrada de um novo regulamento a partir deste ano, a equipe de Gene Haas abdicou de investimentos no modelo que foi usado ao longo de 2021. Resultado: o time foi lanterna do Mundial de construtores, sendo o único a não pontuar nas 22 corridas do calendário.

Equipe norte-americana aposta alto em modelo VF-22 e conta com Ferrari para somar pontos
Foto: Haas – Divulgação

Para 2022, a equipe espera volta a brigar por pontos com regularidade. Por isso, concentrou boa parte dos investimentos oriundos dos patrocínios de Nikita Mazepin em um carro que pudesse se dar melhor sob as novas regras.

“Este é, provavelmente, o projeto mais complexo que a Haas teve que lidar até hoje por muitas razões”, avaliou Simone Resta, diretor técnico do time, projetando o desenvolvimento do carro ao longo de 2022.

Imagem
Foto: Haas – Divulgação

“Trata-se de um conjunto completamente novo de regulamentações, e esta temporada trouxemos uma nova equipe para administrar a criação do VF-22. Nem todo mundo é novato, mas uma boa parte das pessoas chegaram com uma estrutura revisada já em ação. Considero isso um grande sucesso do processo. Ainda estamos no início do projeto e passaremos por uma temporada de transição, trabalhando no carro ao longo do ano. Mas se olharmos para o começo, esta equipe já é um sucesso.”

O modelo é o primeiro da Haas desenvolvido nas dependências da Ferrari, em Maranello (Itália), reduzindo a influência da Dallara na fabricação dos chassis. Desde 2016, a empresa fundada por Gian Paolo Dallara é responsável pela fabricação dos carros do time de Gene Haas.

Red Bull apresentou na quarta-feira (09) seu novo carro

A Red Bull Racing apresentou na tarde desta quarta-feira (9) o RB18, o carro com o qual Max Verstappen e Sergio Pérez disputarão a temporada 2022 de F1.

RB18, carro da RBR na F1 2022 — Foto: Divulgação
Foto: RBR – Divulgação

Acredita-se que o modelo apresentado nada mais é que uma atualização do carro de demonstração exibido pela F1 em 2021,  mas com a manutenção do esquema de cores tradicional que a equipe usa há diversas temporadas. Isso porque as equipes evitam mostrar as soluções aerodinâmicas aplicadas no carro para evitar cópias por parte dos rivais. Assim, o carro “de verdade” só deverá ser visto nos treinos de pré-temporada, que têm a primeira bateria de três dias marcadas para entre 23 e 25 de fevereiro.

Imagem
Foto: RBR – Divulgação

Segundo o chefe da equipe, Christian Horner, o time está empolgado com a temporada 2022 após o título do ano passado. “O objetivo é dar continuidade sobre o que conquistamos no ano passado e tentar conquistar novamente o título. A grande incógnita é saber que perdemos alguma coisa com esse regulamento e se alguém deu o pulo do gato”, afirma Horner.

Aston Martin lançou hoje (10) seu carro para temporada 2022  

A Aston Martin apresentou nesta quinta-feira (10) o modelo AMR22, que utilizará na temporada 2022 da Fórmula 1. Adaptado ao novo regulamento técnico da categoria, o carro apresenta novas cores: o verde segue predominante, mas os detalhes rosas deram lugar a deram lugar a detalhes amarelos, graças a novos patrocinadores.

Vista lateral do AMR22, carro da Aston Martin para a F1 2022 — Foto: Divulgação
Foto: Aston Martin – Divulgação

Durante a apresentação, o presidente da equipe, Lawrence Stroll, deixou claro que o novo carro é parte de um processo longo do Aston Martin para chegar ao topo da Fórmula 1 a médio prazo. “Queremos vencer, mas sabemos que não é fácil, por isso temos um plano”, disse. “A última temporada foi o primeiro ano de um plano de cinco anos.”

O carro estreará em pista já nesta sexta-feira (11), quando participará de filmagens em Silverstone. Depois, com os dados coletados nas filmagens, a equipe levará seu novo AMR22 para os testes de pré-temporada, em Barcelona, a partir do dia 23 de fevereiro.

Foto: Aston Martin – Divulgação

A temporada 2022 introduzirá o novo regulamento técnico da Fórmula 1. O carro novo terá uma asa dianteira maior e integrada com os pratos laterais, calotas nas rodas e aletas cobrindo os pneus, além de refazer completamente o design da asa traseira.

Uma das novidades é a volta do conceito de efeito-solo, no qual a maior parte da pressão aerodinâmica é gerada pelo assoalho do carro e não pelas asas e demais apêndices. A expectativa é que os monopostos andem mais próximos, sobretudo nas curvas, o que vai gerar mais disputas na pista.

Todas as equipes já divulgaram as datas em que apresentarão os carros da temporada que iniciará em 20 de março, com o GP do Bahrein.

Calendário de lançamentos dos carros da F1 em 2022

Equipe Modelo Data
Haas VF-22 4 de fevereiro √ 
RBR RB18 9 de fevereiro
Aston Martin AMR22 10 de fevereiro
McLaren MCL36 11 de fevereiro
AlphaTauri AT03 14 de fevereiro
Williams A divulgar 15 de fevereiro
Ferrari F1-75 17 de fevereiro
Mercedes W13 18 de fevereiro
Alpine A522 21 de fevereiro
Alfa Romeo C42 27 de fevereiro

Fonte: Fórmula 1 – Equipes