Dentro do cronograma de ações da Arteris em apoio ao movimento Maio Amarelo, a concessionária Arteris Planalto Sul realiza nesta terça e quarta-feira (15 e 16/05) a campanha Saúde na Boleia, que oferecerá aos usuários que trafegarem pela BR 116, exames básicos de saúde e vacinação gratuitos das 10 às 16h30, no Posto Nichele, Km 136 em Mandirituba/PR.

A ação tem o objetivo de promover a segurança viária, por meio de cuidados preventivos básicos com a saúde dos motoristas, que muitas vezes convivem com longas rotinas de trabalho, pouco descanso, além da falta de tempo para checar as condições de saúde.

Quem passar pelo pátio do Posto Nichele, poderá fazer o check-up básico (que inclui colesterol, glicemia, triglicérides, pressão arterial e batimentos cardíacos), além de avaliação física – peso, altura, índice de massa corpórea, percentual de gordura e orientações de profissionais especializados. Por meio de parceria com o Grupo São Francisco Resgate, a concessionária oferecerá gratuitamente vacinas contra gripe, tétano e difteria (duplo adulto), hepatite B.

Raio-x

Com jornada de trabalho média diária de 11 horas e longe de casa por até 20 dias por mês, os caminhoneiros muitas vezes não conseguem dar atenção necessária à saúde, conforme aponta a última pesquisa CNT sobre o perfil dos caminhoneiros no Brasil (2016). O reflexo dessa vida agitada tem impacto direto sobre a saúde dos motoristas, sendo que 42% deles está acima do peso, 57% sofre com pressão alta, e 60% deles alegam não praticar nenhum tipo de exercício físico. Diante dessa realidade, a campanha Saúde na Boleia também quer promover hábitos saudáveis entre eles.

Saúde preventiva

“Um dos pilares de atuação do Grupo Arteris é a segurança viária e isso compreende também a prevenção de acidentes e a valorização da vida. Devido a rotina, que nem sempre permite dar atenção integral à saúde, alguns motoristas, principalmente os de caminhão, acabam esquecendo dos cuidados básicos. Para apoiar esses trabalhadores, o grupo Arteris investe periodicamente em ações como essa, conclui Maria José Finardi, coordenadora de Sustentabilidade da Arteris.