Mais de 100 pessoas participaram da Audiência Pública sobre o abastecimento de água, saneamento básico e assuntos referentes ao término do contrato com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento  (Casan) na última quinta-feira, 08, na Câmara Municipal de Mafra.

A audiência pública foi convocada pela Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio. O vereador João Carlos Reiser (PSD) presidiu a audiência ao lado dos vereadores Edenilson Schelbauer (PSB) e José Marcos Witt (PDT). Os vereadores Abel Bicheski (SD), Adilson Sabatke (PP), Cirineu Corrêa Cardoso (PDT), Claúdia Maria Buss (PTB), Dimas Humenhuk (PTB), Eder Gielgen (MDB), Marise Valério Bráz de Oliveira (MDB), Valdir Sokolski (PSB) e Vanderlei Peters (PDT) participaram da audiência.

Durante o encontro, a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, usou a tribuna por 30 minutos e convidou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina (Sintaema/SC), Jucélio Paladini, para colaborar na explanação. A empresa apresentou dados de atuação, investimentos, estrutura no âmbito estadual e municipal. Além disto, falaram sobre a proposta da Casan para o município.

Depois a tribuna foi usada pelo Poder Executivo municipal, também por 30 minutos. Os representantes foram a gerente de meio ambiente Talita Walter e o procurador do município dr. Jaderson Weber. Nesta oportunidade, a Prefeitura apresentou a população que Mafra sofre com a demora da efetivação do esgotamento sanitário e também que o principal problema é a perda da água tratada.

Por último, foi aberto um espaço para perguntas dos vereadores e da comunidade. A audiência pública foi a primeira realizada pela 18ª Legislatura e ficou marcada pela presença massiva dos mafrenses. Para os vereadores, o abastecimento de água e o saneamento básico são assuntos que precisam ser debatidos e a população precisa estar participando.

Fonte: Câmara Municipal de Mafra