Assalto em Campinas (SP) deixa dois baleados e fecha rodovia

Um assalto à transportadora de valores Brinks no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo, deixou dois baleados na manhã desta quinta-feira, 17. A quadrilha ateou fogo em dois caminhões na Rodovia Santos Dumont (SP-075) na altura do quilômetro 68, principal acesso ao aeroporto. A via permanece interditada nos dois sentidos. O crime ocorreu no terminal de cargas por volta das 10h da manhã. As lojas do aeroporto foram fechadas e alguns pousos e decolagens atrasaram. As vítimas foram dois seguranças da transportadora, que foram levados para hospitais de Campinas. Um deles teria sido baleado na orelha e o outro na perna. A assessoria do aeroporto ainda não sabe o estado de saúde dos baleados. De acordo com a administração do aeroporto, os bandidos usavam um veículo com as cores e características da Aeronáutica. Mesmo assim, a caminhonete foi parada, mas acelerou e rompeu o portão de acesso. Mesmo com os pneus estourados pela grade de segurança os criminosos seguiram para o terminal e atiraram contra os seguranças. Depois do ataque, eles conseguiram fugir.

Crise entre Bolsonaro e PSL afeta governo

A crise aberta entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o partido pelo qual ele se elegeu em 2018, o PSL, se acirrou ao longo desta semana. Até ontem, a celeuma tinha resultado na destituição de Joice Hasselmann como líder da sigla no Congresso; em uma tentativa mal-sucedida de Bolsonaro de emplacar do filho Eduardo (PSL-SP) como líder na Câmara; e em uma bancada pesselista rachada ao meio.

Joice sobre saída: ‘Esperava um pouco mais de respeito’

Destituída da liderança do governo no Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira, 17, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) sequer foi informada diretamente por Bolsonaro da decisão tomada. Ela afirma a VEJA que esperava mais “respeito e gratidão” do presidente e que o gabinete da Presidência da República se tornou “instrumento de coação” no episódio da guerra de listas para destituir o líder do PSL na Câmara.

Em live, Bolsonaro não comenta crise do PSL

O presidente Jair Bolsonaro em sua live semanal na noite desta quinta-feira não mencionou a crise no seu partido PSL. Numa semana marcada por troca de cargos nas lideranças de governo e da legenda, com seus filhos sendo retirados do comando de diretórios estaduais e com especulações de trocas de legenda, Bolsonaro ignorou o assunto. O presidente falou principalmente sobre medidas na Economia e começou a transmissão anunciando que a décima terceira parcela do Bolsa Família será paga também nos anos seguintes e não só em 2019, como prevê medida provisória assinada esta semana.

Líder do PSL na Câmara: ‘Eu vou implodir o presidente’

O líder do PSL na Câmara,Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou em reunião interna da ala ligada ao presidente do partido, Luciano Bivar (PE), que vai “implodir” o presidente Jair Bolsonaro. O áudio do encontro, gravado por um dos presentes, foi obtido pelo Estado. “Eu vou implodir o presidente. Aí eu mostro a gravação dele. Não tem conversa. Eu implodo ele. Eu sou o cara mais fiel. Acabou, cara. Eu sou o cara mais fiel a esse vagabundo. Eu andei no sol em 246 cidades para defender o nome desse vagabundo”, afirma Waldir. Logo em seguida, alguém não identificado o alerta: “Cuidado com isso, Waldir.” Na reunião, ocorrida no fim da tarde no gabinete da liderança do PSL na Câmara, deputados relataram que estavam sendo pressionados por Bolsonaro a assinar uma lista para destituir Waldir e apoiar o nome de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como líder da bancada.

‘Serei um operário’, diz novo líder do governo

O novo líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), aposta em um perfil discreto para tentar evitar que a crise no PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, comprometa a agenda do governo no Congresso. “De maneira bem tranquila, discreta, porque líder tem de trabalhar pela convergência e com foco nas matérias de interesse do governo e do País, então eu fico tranquilo”, afirmou Gomes, em entrevista ao Estadão/Broadcast, procurando definir seu perfil. “Eu vou ser um operário.”

Flávio e Eduardo são tirados de comandos do PSL

Com a crise no PSL, os filhos do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro, foram destituídos dos comandos dos diretórios do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. Segundo o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP), ambos foram desligados nessa semana. segundo o que apurou o Estadão, desde segunda-feira, Eduardo não tinha mais acesso ao sistema do partido e que haviam lhe tirado uma senha que possibilitava a ele operar o sistema da legenda. As destituições são mais um capítulo da crise interna do partido que opõe parlamentares que apoiam o presidente do partido Luciano Bivar (PE) aos aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Indicação de Eduardo para embaixada é suspensa

A atuação do presidente Jair Bolsonaro para colocar o seu filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), na liderança do PSL na Câmara, deixou em suspenso a possibilidade de o deputado assumir a embaixada do Brasil em Washington. O presidente indicou o filho para o cargo há três meses, mas até agora a intenção não foi formalizada. Segundo avaliações de pessoas próximas ao presidente, a crise do PSL se tornou uma espécie de ‘saída honrosa’, pelo menos por ora, para Eduardo abandonar o projeto de ser embaixador.

Saque de até R$ 500 do FGTS para não correntistas da Caixa começa nesta sexta

Começa hoje o saque de até R$ 500 das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem não tem nenhuma conta na Caixa. Os saques serão liberados aos poucos, conforme o mês de aniversário. Neste primeiro lote, podem sacar o dinheiro os não clientes do banco nascidos em janeiro.

Brasil cria 157 mil empregos formais em setembro e registra 6º de alta

O Brasil abriu 157.213 vagas de emprego com carteira assinada em setembro, informou o Ministério da Economia nesta quinta-feira, 17.  O resultado é o saldo, ou seja, a diferença entre contratações e demissões. Em setembro, foram 1.341.716 contratações e 1.261.020 demissões.. Este é o sexto mês consecutivo de mais vagas criadas do que fechadas no país. De acordo com os dados do Caged, foram criados 761.776 empregos nos nove primeiros meses do ano, aumento de 6% em relação ao ano passado. O estoque total de empregos com carteira é de 39.172.204 empregos, aumento de 1,98% em comparação com 2018.

Marco Aurélio prevê 7 a 4 contra 2ª instância

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse na quinta-feira a jornalistas que prevê um placar de 7 a 4 para derrubar a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Marco Aurélio contou que o seu voto, que será lido na próxima quarta-feira (23), tem entre sete e oito páginas, demandando trinta minutos para ser lido no plenário. O julgamento sobre assunto começou ontem e vai se estender pelo menos por mais uma semana no Supremo.

‘Quadrilhão’: MPF pede absolvição de Lula e Dilma

A procuradora da República no Distrito Federal se manifestou pela absolvição sumária dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, e dos ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega na ação penal movida contra petistas por suposta organização criminosa em esquemas na Petrobrás, no BNDES e em outros setores da administração pública, que ficou conhecida como ‘Quadrilhão do PT’. A acusação é de 2017, e foi oferecida ao STF pelo então procurador-geral Rodrigo Janot.

Governo do Ceará confirma 6ª morte em desabamento de edifício

Subiu para seis o número de mortos no desabamento do Edifício Andréa, em Fortaleza. Na noite desta quinta-feira, 17, equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram retirar o corpo de Rosane Marques de Menezes, de 56 anos, dos escombros. Quatro pessoas ainda estão desaparecidas.

Ponto de origem do óleo no Nordeste pode ter sido encontrado

O vazamento de óleo que atingiu todo o litoral do Nordeste do País pode ter ocorrido em uma região entre 600 km e 700 km da costa, na altura dos Estados de Sergipe e Alagoas. A estimativa foi realizada por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerando as condições oceânicas, os pesquisadores desenharam o caminho para trás. A análise permitiu estimar também o dia em que houve o acidente: por volta de 14 de junho.

Menina Raissa foi estuprada antes de morrer, diz laudo

A menina Raissa Eloá Capareli Dadona, de 9 anos, encontrada morta e amarrada em uma árvore no Parque Anhanguera, na zona norte, foi vítima de estupro e morreu por asfixia, segundo aponta laudo da Polícia Técnico-Cietífica de São Paulo. Um garoto de 12 anos, que teria confessado o assassinato, está apreendido. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 17, pelo site do jornal Agora São Paulo. Assinado pela médica legista Paolla Rossi, o laudo descreve uma série de lesões sofridas por Raissa, incluindo ferimentos compatíveis com mordidas, arraste, estrangulamento e enforcamento. Outras lesões descritas no laudo seriam características de estupro, com introdução de objeto contundente na vítima, segundo aponta o exame. Também foi encontrado sêmen no corpo da menina o material foi recolhido para análise. Exame complementar apontou, ainda, ausência de álcool ou droga no sangue da vítima. Raíssa foi encontrada amarrada pelo pescoço a uma árvore do Parque Anhanguera no dia 29 de setembro. Ela havia desaparecido quando participava de uma festa com outras crianças em um Centro Educacional Unificado (CEU) vizinho.

Brasil e Venezuela são eleitos para Conselho de Direitos Humanos da ONU

O Brasil e a Venezuela foram eleitos para compor o Conselho de Direitos Humanos da ONU nos anos de 2020-2022. Em votação realizada na Assembleia-Geral, o Brasil teve apoio de 153 países e obteve a reeleição, a Venezuela foi respaldada por 105 nações e vai substituir Cuba. O governo de Costa Rica, que tinha como objetivo vetar a entrada da Venezuela, obteve apenas 96 votos e ficou de fora.

Espanha pede 8 anos de prisão a militar que levou droga em avião

O Ministério Público espanhol pede 8 anos de prisão para Manoel Silva Rodrigues, o sargento que viajou com 39 kg de cocaína em avião da comitiva presidencial, em junho. Além disso, o MP pede multa de € 4 milhões (aproximadamente R$ 18 milhões). A defesa do militar tenta chegar a 1 acordo para que a sentença não passe de 6 anos de cárcere. O advogado criminal Enrique Rojo Alonso de Caso assumiu a defesa de Manoel Silva, substituindo o advogado que a exerceu desde sua prisão, há 4 meses. Rojo disse ao jornal espanhol Diario de Sevilla, que tentará aplicar algum tipo de atenuante para reduzir o tempo de prisão. A pena prevista para o delito cometido pelo militar na Espanha é de 6 a 9 anos. Outro aspecto que deverá ser decidido é se Manoel Silva cumprirá toda a sentença na Espanha ou no Brasil.

França diz ter frustrado ataque inspirado no 11 de Setembro

O ministro do Interior da França disse nesta quinta-feira que os serviços de inteligência do país prenderam um homem por planejar um atentado inspirado nos ataques com aviões ao World Trade Center, em Nova York, em setembro de 2001. Por vários anos, a França tem discutido como responder a jihadistas locais e a militantes estrangeiros após uma série de ataques em todo o país. Autoridades francesas dizem que a ameaça de ataques continua muito alta. Em 3 de outubro, um especialista em TI com suspeita de simpatias islâmicas, que tinha uma autorização de segurança, matou três policiais e um funcionário civil antes de ser morto a tiros por outro policial. “Pouco antes (desse ataque) houve uma 60ª tentativa de ataque desde 2013”, disse o ministro Christophe Castaner à televisão France 2. “Um indivíduo, que foi inspirado pelos eventos de 11 de Setembro e pelos aviões que destruíram as torres do World Trade Center, foi preso por nossos serviços de inteligência.

FUTEBOL

Maracanã será palco da final da Libertadores de 2020

A Conmebol confirmou o Maracanã como sede da final única da Libertadores de 2020. A decisão foi tomada no congresso da entidade. No encontro ficou definida também o local da final da Sul-Americana. A partida será disputada no Estádio Mario Kempes, de Córdoba, na Argentina.

Santos sofre, mas vence o Ceará de virada

O Santos venceu o Ceará por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro. Com a vitória, o Peixe segue na 3ª colocação, com 51 pontos, a dois do Palmeiras e a 10 do Flamengo.

Internacional vence o Avaí e volta para o G6

O placar de 2 a 0 fora de casa frente ao Avaí na Ressacada jogando desde o minuto dois de partida com um homem a mais não veio com um jogo de encher os olhos do Internacional. Todavia, depois de passar seis rodadas sem vencer no Brasileirão, o triunfo veio em excelente hora e recolocou a equipe no G6 da competição com 42 pontos.

Athletico-PR vence o Fluminense

Buscando se afastar de vez da zona de rebaixamento, o Fluminense recebeu o Athletico Paranaense no Maracanã, no Rio de Janeiro, e acabou derrotado. Após um primeiro tempo eletrizante, com gols anulados e igualdade no marcador, o Furacão contou com a estrela de Madson, ex-Vasco, que marcou duas vezes e decretou a vitória dos paranaenses: 2 a 1.