Caixa abre mais de 2 mil agências para saque de auxílio emergencial

A Caixa abre hoje (30), de 8h às 12h, 2.213 agências para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício. A partir de hoje, também será possível a transferência do benefício para contas correntes da Caixa ou de outros bancos. Antes de ir a uma agência, orienta a Caixa, os clientes devem consultar as unidades que estarão abertas em suas localidades. Desde o dia 20 de maio, foram creditadas em 31 milhões de contas o pagamento da segunda parcela, totalizando R$ 20,3 bilhões. A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento, de 8h às 12h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente. Também a Caixa Econômica Federal começa a liberar a partir deste sábado (30) as transferências e os saques em dinheiro da segunda parcela do Auxílio Emergencial depositada em poupanças sociais digitais do banco.

Nasa e SpaceX fazem hoje nova tentativa de lançamento espacial

Está prevista para a tarde deste sábado (30), às 16h22 (horário de Brasília) a decolagem do primeiro voo espacial tripulado da nave espacial Crew Dragon, em uma missão que é fruto de parceria público-privada da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) com empresa aeroespacial SpaceX. Esta será a segunda tentativa de a Nasa estabelecer mais um entre seus vários feitos classificados como “marcos históricos”. A primeira tentativa, feita na quarta-feira (27), acabou adiada devido ao mau tempo, inclusive com a possibilidade de tornado, segundo informou o serviço nacional de meteorologia dos EUA. A missão, chamada Demo-2, será também “o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos a partir de solo americano desde o final da era do ônibus espacial, em 2011”, conforme definiu a própria Nasa. A decolagem será a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Diante da necessidade de isolamento social, pela qual boa parte do planeta passa devido à pandemia de covid-19, a Nasa anunciou que fará uma transmissão especial, via internet, da decolagem da nave espacial que levará os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley até a Estação Espacial Internacional.

Brasil registra 1.124 mortes em 24h e se torna o 5º país do mundo com mais óbitos

O Brasil registrou pelo quarto dia consecutivo mais de mil mortes por covid-19 em 24 horas e passou a ocupar a quinta posição no ranking mundial de países com mais óbitos pela doença, ultrapassando a Espanha. Foram 1.124 mortes registradas de ontem para hoje, elevando o total para 27.878 no País. Apenas os Estados Unidos apresentaram, até o momento, mais que três dias seguidos com óbitos superiores a mil entre um dia e outro. Na lista das nações com mais mortes acumuladas, o Brasil ocupa a 5ª posição agora e está bem próximo do quarto lugar. Só fica atrás de Estados Unidos (102.516), Reino Unido (38.243), Itália (33.229) e França (28.717). A Espanha está agora na sexta posição, com 27.121, segundo dados da universidade Johns Hopkins.

Coronavírus em SC: Estado confirma 8.530 casos e 134 óbitos por Covid-19

O Governo do Estado informou que há 8.530 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 4.818 estão recuperados e 3.578 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 29. Desde o início da pandemia, 134 óbitos já foram causados pelo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,57%. As mortes mais recentes são de três homens, sendo dos municípios de Criciúma (67 anos), Entre Rios (54) e Xanxerê (54), esse último não fazia parte de grupos de risco.

Paraná soma mais de 4 mil infectados pelo novo coronavírus

O Paraná ultrapassou os 4 mil casos de coronavírus. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (29). De acordo com o documento, desde o início da pandemia são 4.236 diagnósticos positivos e 173 mortes em razão da Covid-19. Em 24 horas, o aumento foi de 256 ocorrências da doença e quatro óbitos. Estão ocupados 236 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o que corresponde a 44% das vagas oferecidas no estado. Seguem em investigação 2.063 pacientes, enquanto 26.987 testes já foram descartados.

Décimo primeiro voo fretado com carga de máscaras chega ao Brasil

O décimo primeiro voo fretado pelo governo federal com carga de máscaras para enfrentamento à covid-19 chegou ao Brasil. Os equipamentos de proteção individual, que somam quase 3 milhões de unidades, serão distribuídos aos estados de todo o país. Este é o segundo avião carregado com máscaras N-95 que desembarcada em solo brasileiro. Esse tipo de máscara é a mais indicada pelas autoridades de saúde para proteger profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Desde o dia 6 deste mês, o Brasil já recebeu 59 milhões de máscaras – o equivalente a 335 toneladas. O avião veio de Guangzhou, na China, e aterrissou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O Ministério da Infraestrutura é responsável pela operação especial para trazer do país asiático o total de 960 toneladas de máscaras cirúrgicas e N-95 compradas pelo Ministério da Saúde.

Queda da economia este ano pode superar 5%, diz Campos Neto

A economia brasileira pode apresentar queda de 5% ou mais neste ano, e o desemprego deve aumentar muito, previu hoje (29) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Para Campos Neto, o tamanho da queda do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) vai depender da extensão das medidas de isolamento social. “É difícil prever, depende da extensão do isolamento social adotado em diferentes locais. O desemprego vai ser alto. Alguns agentes do mercado falam que o crescimento [do desemprego] será de provavelmente 15% ou um pouco mais”, disse em transmissão organizada pelo Valor Capital Group, fundo de investimentos americano. Hoje (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB teve queda de 1,5% no primeiro trimestre, na comparação com último trimestre de 2019. Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, o PIB caiu 0,3%. Em 12 meses, o PIB acumula alta de 0,9%. Campos Neto afirmou que mesmo quando as medidas de isolamento social chegarem ao fim, por um fator psicológico as pessoas não voltarão a hábitos anteriores imediatamente. Ele acredita que esse fator do medo deve permanecer, pelo menos, até a metade do próximo ano.

Covid-19: Doria anuncia plano de retomada da economia

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (29) que vai dividir a região metropolitana de São Paulo em cinco blocos. A divisão foi solicitada e aprovada pelos prefeitos dos 38 municípios que compõem a região metropolitana. A capital não entra nessa divisão. Essa subdivisão vai permitir, segundo o governo paulista, uma classificação individualizada das regiões, de acordo com características demográficas e critérios técnicos de saúde, como a capacidade hospitalar para atendimento de pacientes com covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus] e a taxa de avanço de casos e mortes provocadas pelo coronavírus. As análises regionalizadas serão realizadas semanalmente e indicarão reclassificação da atual fase vermelha, de nível máximo de restrição, para as que permitem abertura controlada de atividades não essenciais.

Toffoli receberá alta nos próximos dias, mas ficará 10 dias afastado

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, deverá ter alta médica nos próximos dias, mas terá que ficar afastado do trabalho por mais 10 dias.  De acordo com boletim médico divulgado hoje (29), Toffoli apresentou melhora do quadro de saúde nas últimas 48 horas e ficará em repouso domiciliar após deixar o hospital onde está internado em Brasília. No sábado (23), Toffoli passou por uma cirurgia para retirada de um ˜pequeno abscesso”. Apesar de a cirurgia ter transcorrido bem, o ministro apresentou sintomas da covid-19 e ficou internado para observação. Os exames realizados pelo ministro deram negativo para covid-19. Na ausência de Toffoli, o Supremo é comandado pelo vice-presidente, ministro Luiz Fux.

Weintraub presta depoimento à PF no Ministério da Educação

O ministro Abraham Weintraub prestou depoimento na manhã desta sexta-feira à Polícia Federal no Ministério da Educação, como parte das investigações do chamado “inquérito das fake news”, aberto pelo Supremo Tribunal Federal. Durante o interrogatório, ele se manteve em silêncio, sem responder às perguntas. A ordem para que Weintraub prestasse depoimento partiu do ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsável pelo inquérito, que apura a disseminação de notícias falsas e ameaças aos ministros do tribunal. O objetivo do depoimento foi esclarecer a manifestação de Weintraub na reunião ministerial de 22 de abril, cujo conteúdo se tornou conhecido na semana passada. O ministro defendeu a prisão de ministros do STF, chamados por ele de “vagabundos”. “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”, declarou o ministro na ocasião. O governo tentou impedir o depoimento, apresentando um habeas corpus no Supremo solicitando que o ministro fosse removido da lista de investigados. A solicitação foi apresentada pelo ministro da Justiça, André Mendonça, e estendida a todos os que estão na mira da investigação.

PF quer ouvir Bolsonaro no inquérito sobre interferências políticas na corporação

A Polícia Federal afirmou ao Supremo Tribunal Federal que pretende tomar o depoimento do presidente Jair Bolsonaro no inquérito sobre supostas interferências na corporação. A informação consta no despacho da delegada Christiane Correa Machado, chefe do Serviço de Inquéritos Especiais no STF, em que pede mais trinta dias para a realização de novas diligências e conclusão das investigações. O ministro Celso de Mello encaminhou o pedido para manifestação do Procurador-Geral da República, Augusto Aras. Como presidente, Bolsonaro pode optar pelo depoimento por escrito, como foi autorizado a Michel Temer em 2017 no inquérito sobre a gravação de Joesley Batista. Neste cenário, as perguntas são formuladas pela Polícia Federal e enviadas ao presidente. No caso do emedebista, ministro Edson Fachin, relator do caso, deu prazo de 24 horas para resposta.

Celso de Mello envia à PGR pedido de investigação contra Eduardo Bolsonaro

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou na noite desta sexta-feira, 29, ao procurador-geral da República Augusto Aras pedido de investigação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) por suposta prática de crime contra a Lei de Segurança Nacional. O ministro tomou a decisão após o filho do presidente Jair Bolsonaro afirmar que não se trata de uma questão de ‘se’, e sim ‘quando’ o pai adotará uma ‘medida energética’ após operação da Polícia Federal no inquérito das ‘fake news’ atingir aliados do governo.

Operação investiga Pezão e cumpre mandados no Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre hoje (29) quatro mandados de prisão temporária e 26 de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem um esquema de fraudes em licitações estaduais. Batizada de Operação Cerco, a ação é um desdobramento da Operação La Casa de Papel, que apura fraudes em pregões eletrônicos para a compra de resmas de papel em diversos órgãos estaduais no ano de 2018. Um dos investigados na operação é o ex-governador Luiz Fernando Pezão. Procurada pela Agência Brasil, a defesa de Pezão disse que vai estudar o caso antes de se pronunciar. Além das buscas e prisões, a Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio de contas dos investigados e suas empresas, no valor de até R$ 241 milhões. Ao menos duas pessoas já foram presas por policiais civis do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD). Documentos e celulares foram apreendidos para análise. Segundo a Polícia Civil, consta na investigação que a Controladoria Geral do Estado identificou uma movimentação financeira suspeita de R$ 925 mil ligada às fraudes.

Trump rompe com OMS e acusa China de ser responsável por ‘sofrimento no mundo’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (29) que está encerrando relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e que vai realocar financiamento antes destinado ao órgão a outras iniciativas. Para Trump, a OMS foi “pressionada” pela China para dar direcionamentos errados ao mundo sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19. O rompimento com a OMS vem em meio a uma série de desentendimentos entre o organismo e os EUA. Em abril, Trump anunciou a suspensão da verba à entidade, mas ainda não havia terminado as relações, como ocorreu nesta sexta.

Fluminense e Fred ajustam últimos detalhes já no papel para anúncio de retorno

O retorno de Fred ao Fluminense está cada vez mais próximo. Clube e estafe do jogador avançaram nas conversas nos últimos dias e o acordo foi colocado no papel. Restam agora trâmites burocráticos para a assinatura do contrato. O objetivo é resolver tudo até este fim de semana, para que o atacante seja, enfim, oficializado. A intenção é que o camisa 9 possa ser anunciado no domingo.

Nelsinho Baptista se prepara para retorno do Campeonato Japonês

O Campeonato Japonês voltará a ser disputado em 4 de julho, informou a organização da competição nesta sexta-feira. O técnico brasileiro Nelsinho Baptista já definiu o cronograma do Kashiwa Reyson para voltar aos trabalhos, respeitando os protocolos de saúde para evitar o contágio do novo coronavírus.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência do Rádio Mais