Aneel decide que conta de luz ficará mais cara em junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que, durante o mês de junho, vai vigorar no país o patamar 2 da bandeira tarifária, o mais caro do sistema. Isso significa que será cobrado nas contas de luz de todos os consumidores do país um valor adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh de energia consumidos. É a primeira vez neste ano que a agência aciona a bandeira vermelha nível 2. Durante o mês de maio, vigorou a bandeira vermelha 1, que aplica cobrança adicional de R$ 4,16 para cada 100 kWh consumidos. Essa medida é reflexo do baixo nível de armazenamento de água nos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por mais da metade da capacidade de geração do país. De acordo com o governo, o último período de chuvas intensas nas duas regiões, de novembro de 2020 a abril de 2021, foi o mais seco em 91 anos.

Sistema de bandeiras: O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. A bandeira fica na cor verde quando o nível dos reservatórios está alto e não há necessidade de acionamento extra de usinas térmicas. Com os reservatórios baixos, a perspectiva é de alta no custo da energia já que exige o acionamento de mais térmicas. Assim, a bandeira pode passar para as cores amarela e vermelha (patamar 1 ou 2). O objetivo do sistema de bandeiras é informar aos consumidores quando o custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

Barroso vai relatar ação contra medidas restritivas de três estados

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso foi escolhido hoje (28) para relatar a ação na qual a Advocacia-Geral da União (AGU) pede a suspensão de medidas restritivas de lockdown e toque de recolher adotadas por três estados para conter a disseminação do novo coronavírus. A escolha da relatoria foi feita por sorteio eletrônico, método que é usado para distribuir todas as ações que chegam ao tribunal. O ministro não tem prazo para decidir a questão.

A ação direta de inconstitucionalidade foi protocolada ontem (27). A ação, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo advogado-geral da União, André Mendonça, pede derrubada de decretos do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e do Paraná que estabeleceram as medidas nesta semana. Ambos argumentam que os estados vêm decretando medidas sem respeitar as liberdades fundamentais da população. Além disso, sustentam que as “medidas extremas” são excessivas e desproporcionais diante da vacinação contra a covid-19.

Governadores recorrem ao STF para não depor na CPI da Pandemia

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu hoje (28) uma ação que questiona a convocação de governadores para prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. A ação foi protocolada por 18 governadores, mas somente nove foram chamados pelos senadores para depoimento. Na ação, os governadores sustentam que só podem ser investigados pelo legislativo estadual e não podem ser chamados a prestar depoimento na CPI do Senado.

“Uma vez permitida a convocação de governadores em CPIs no âmbito do Congresso Nacional, estar-se-ia autorizando uma nova hipótese de intervenção federal no âmbito das gestões administrativas estaduais”, diz a ação. A convocação foi aprovada na quarta-feira (26). Deverão comparecer à comissão os seguintes governadores: Wilson Lima (Amazonas), Helder Barbalho (Pará), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Mauro Carlesse (Tocantins), Carlos Moisés (Santa Catarina), Antonio Denarium (Roraima), Waldez Góes (Amapá), Marcos Rocha (Rondônia) e Wellington Dias (Piauí).

Governo emite alerta de emergência hídrica em cinco estados

O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um alerta conjunto de emergência hídrica para a área da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. O documento prevê chuvas abaixo da média entre junho e setembro na região. É a primeira vez que o órgão emite um alerta desta natureza. O SNM é coordenado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia. O alerta também foi subscrito por todos os órgãos federais ligados à meteorologia, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo o informe, a escassez de chuva vem sendo verificada desde 2019. “A análise das chuvas entre outubro de 2019 a abril de 2021 para a bacia do Rio Paraná, indica que, com exceção de alguns meses quando as precipitações ficaram acima da média climatológica (dezembro/2019, agosto/2020 e janeiro/2021), durante a maior parte do período houve predomínio de déficit de precipitação, principalmente a partir de fevereiro/2021”, diz o informe. Ainda de acordo com o alerta, as perspectivas climáticas indicam que nos próximos meses haverá o período de menor volume de chuvas na região central do país. “A previsão indica para o período junho-julho-agosto/2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do Rio Paraná. Essa previsão é consistente com a de outros centros internacionais de previsão climática”, diz a nota.

Falta de energia elétrica afeta DF e algumas regiões do Nordeste e Minas Gerais

O Distrito Federal e algumas regiões do Nordeste e de Minas Gerais tiveram um “apagão”, no fornecimento de energia elétrica no final da manhã desta sexta-feira (28). Em Brasília, a Neoenergia, responsável pela distribuição, informou que a falta de luz foi parcial, durou menos de 20 minutos, das 11h26 às 11h50, e “afetou diversos estados do país”. A empresa disse que aguarda informações mais detalhadas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela administração do Sistema Interligado Nacional (SIN).

O desligamento ocorreu às 11h26 e o restabelecimento se iniciou a partir da determinação do ONS, às 11h30. O restabelecimento total aconteceu às 11h53. A reportagem entrou em contato com o Operador Nacional que não detalhou o motivo da interrupção no fornecimento de energia, nem o tempo que levou para o problema ser solucionado. Disse apenas que a interrupção “aconteceu em algumas localidades do Nordeste”. “A interrupção na rede foi muito rápida e a luz já foi reestabelecida”, disse a assessoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Ministério diz que nova regra de armazenamento da Pfizer vai permitir que todos municípios possam receber a vacina

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (28) que, com as novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, o imunizante terá condições de ser enviado para todos os municípios do país. Até o momento, a vacina estava restrita às capitais. “É uma notícia muito boa que nos permite concluir a possibilidade de interiorização da vacina Pfizer (…) Então, com isso, a gente consegue atingir todos os municípios brasileiros”, informou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio da Cruz. Mais cedo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. “Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração”, disse a agência, em nota. Antes da liberação dos frascos para a vacinação, as doses da Pfizer precisavam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2h30 da capital do estado.

Ministério da Saúde define ordem de imunização de trabalhadores da Educação e libera vacinação de não prioritários

O Ministério da Saúde definiu, em nota técnica emitida nesta sexta-feira (28), a ordem de prioridade para vacinação de trabalhadores da Educação. A pasta também autorizou a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários, com idades entre 18 e 59 anos, após esta etapa. Conforme o documento, professores de creches e pré-escolas deverão ser os primeiros da fila, e os da educação superior, os últimos (veja ordem mais abaixo). Segundo a assessoria do ministério confirmou ao G1, serão incluídos todos os profissionais que trabalham na Educação, não somente professores como os da faxina, portaria e manutenção.

Para as pessoas fora dos grupos prioritários com idade entre 18 e 59 anos, a vacinação deverá ocorrer em ordem decrescente de idade, ou seja: primeiro as mais velhas, depois as mais novas. A imunização dos grupos não prioritários deverá acontecer ao mesmo tempo em que ocorre a vacinação dos grupos prioritários que vêm depois dos professores. Os profissionais da Educação são o 18º e o 19º grupos prioritários da imunização, conforme a edição mais recente do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação contra a Covid-19.

Vacinação da Educação: veja ordem de prioridade conforme nível de ensino: Creches; Pré-escolas; Ensino fundamental; Ensino médio; Ensino profissionalizante; Educação de jovens e adultos (EJA); Ensino superior (grupo prioritário nº 19).

Na nota desta sexta (28), o ministério considera que, como estados e municípios vêm relatando pouca demanda em alguns grupos do plano, ficou decidido, em uma reunião de quinta-feira (27), que a vacinação dos trabalhadores de Educação poderia ser antecipada. “A jusficativa para a antecipação da vacinação deste grupo diz respeito aos importantes impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil com a necessidade de volta às aulas presenciais. Estes impactos seguramente estão sendo mais importantes justamente nos grupos sociais menos favorecidos”, diz o texto.

Anvisa recomenda medidas restritivas contra variantes de outros países

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sugeriu hoje (28) ao governo federal a implantação de uma política de quarentena para trabalhadores marítimos de embarcações e plataformas, oriundos de países com circulação de novas variantes do novo coronavírus. Atualmente, esses trabalhadores podem entrar no Brasil, por via aérea ou marítima, desde que negativados em PCR prévio e não reportando nenhum sintoma na Declaração de Saúde do Viajante (DSV). A sugestão será analisada pelo grupo interministerial composto pela Casa Civil, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde. Para a Anvisa, os viajantes procedentes desses países deveriam ficar, a partir de agora, impedidos de ingresso no Brasil. Já os brasileiros em viagem de retorno desses países precisariam necessariamente cumprir quarentena de 14 dias na cidade de desembarque.

Na semana passada, um brasileiro desembarcou no aeroporto de Guarulhos (SP) vindo da Índia, onde estava a trabalho. Ele fez o teste no aeroporto, em um laboratório privado, mas foi liberado antes do resultado sair. Segundo a Anvisa, ele estava assintomático e apresentou um exame PCR negativo para covid-19 realizado em no máximo 72 horas antes do embarque para o Brasil. Porém, o teste feito em Guarulhos deu positivo, mas quando o resultado saiu ele já tinha chegado ao Rio de Janeiro, onde mora.

O homem está em isolamento, acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde. As autoridades sanitárias do Rio de Janeiro informaram que estão monitorando  todas os moradores do estado que tiveram contato com o paciente infectado com a variante indiana do novo coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, essas pessoas foram orientadas a fazer isolamento e a contactar as autoridades sanitárias se sentirem qualquer sintoma de covid-19. Até o momento, não foi notificado nenhum caso entre essas outras pessoas. Em nota, a Anvisa informou que deve enviar nos próximos dias uma outra sugestão, sobre uma “melhor delimitação dos locais para quarentena de casos suspeitos, de acordo com critérios e especificidades de estados e municípios”. A decisão também caberá ao mesmo grupo interministerial.

Butantan testa isolamento eficiente em cidades do interior paulista

As cidades de Batatais e Taquaritinga, no interior paulista, vão ser alvo de um projeto do Instituto Butantan, que pretende testar, rastrear e monitorar a transmissão local da covid-19. O projeto, chamado de Isolamento Inteligente, entra em prática neste sábado (29) em Batatais e, na próxima quinta-feira (3), em Taquaritinga. Para o projeto, o Butantan vai fornecer testes rápidos de antígeno e de RT-qPCR, que serão distribuídos para as unidades básicas de saúde (UBSs). Os testes serão aplicados em pacientes sintomáticos ou assintomáticos que tiveram contato com pessoas com diagnóstico confirmado de covid-19.

“A testagem é uma estratégia muito importante que, associada ao rastreamento de contatos, pode otimizar o isolamento correto das pessoas que testaram positivo para a doença, de modo que o vírus não circule na cidade. A ideia é democratizar o acesso à saúde e gerar impactos positivos no combate à pandemia em Batatais”, disse a secretária da Saúde de Batatais, Bruna Toneti. O município está em lockdown desde o dia 15 deste mês.

Aplicativo: Todas as informações coletadas nos testes serão integradas à plataforma Tainá/Global Health Monitor. Por meio desse aplicativo, os moradores dos dois municípios vão receber os resultados dos testes, além de dicas de prevenção, endereço de hospitais mais próximos e mapas de risco. As pessoas terão que baixar o aplicativo e fazer, diariamente, uma autoavaliação, que consiste em responder a questões rápidas sobre os sintomas, contato com indivíduos infectados, hábitos de prevenção e transporte, vacinação e distanciamento. Se a autoavaliação indicar que a pessoa pode ter a doença, ou já estar com sintomas de quadro leve, moderado ou grave, ela será orientado a se dirigir a uma UBS e fazer um exame de detecção de covid-19.

Revoltado, Doria chama Bolsonaro de ‘genocida’ e bate-boca com Zambelli

Durante um bate-boca com a deputada federal Carla Zambelli (PSL), na inauguração de um conjunto habitacional na Zona Leste da capital paulista, financiado pelos governos federal e estadual, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) chamou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “genocida” e criticou a condução da pandemia feita pelo mandatário da nação. As imagens gravadas por repórteres da rádio CBN mostram Doria revoltado com as declarações da deputada apoiadora do presidente.

“Bolsonaro não fechou comércios. Bolsonaro não decretou lockdown. Bolsonaro não fez toque de recolher, e também não destruiu empregos”, falou Zambelli em pronunciamento, quando foi interrompida por Doria. “Ele destruiu vidas, destruiu com vidas!”. “Genocida!”, afirmou Doria indignado com o que ouvia. Ele foi aplaudido e a deputada vaiada pela plateia. Em seguida, Zambelli retrucou, afirmando que Doria tinha que deixá-la terminar de falar antes de se manifestar, e que era “natural” uma intervenção por parte de quem já a mandou “engraxar botas de militares”. A deputada ainda disse que engraxava ela própria a bota do marido, que também é militar.

SC: Governador assina ordem de serviço para reabilitação da SC-114 em Itaiópolis

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Todos os dias, há quatro anos a comerciante Elizângela Ferreira encara a SC-114 para se deslocar de Mafra, onde mora, a Itaiópolis, onde trabalha. Desde então, percebeu a necessidade de uma completa restauração da rodovia, uma cobrança de pelo menos duas décadas dos moradores. Na manhã desta sexta-feira, 28, o governador Carlos Moisés começou a transformar essa realidade. Ele assinou a ordem de serviço para reabilitação da via, resultado de um investimento de R$ 11,8 milhões.

O ato foi realizado na prefeitura do município. As obras vão abranger um trecho de mais de 12 quilômetros em Itaiópolis, entre o acesso na BR-116 à entrada do Bairro Alto Paraguaçú. “Nosso governo escolheu a infraestrutura como estratégia, para viabilizar investimentos e garantir recursos também para a educação, a saúde e a segurança. Santa Catarina cresce de forma pujante, quatro vezes mais que o Brasil. A infraestrutura precisa acompanhar esse desenvolvimento. É um momento que não podemos desperdiçar”, afirmou Carlos Moisés.

Governo muda norma para reduzir risco de contágio de novas variantes

O governo federal alterou uma portaria e restringiu o ingresso no país, via aérea ou aquaviária, de tripulação marítima para exercício de funções específicas a bordo de embarcação ou plataforma em operação para minimizar o risco de disseminação de novas variações do novo coronavírus a partir de aeroportos. O novo texto normativo, com a supressão de um artigo, deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (28), segundo informou a Casa Civil.

A alteração na Portaria 653/2021 foi feita com base em uma nota técnica emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em que a agência sugere a implantação de uma política de quarentena para trabalhadores marítimos de embarcações e plataformas, oriundos de países com circulação de novas variantes do novo coronavírus.

A Casa Civil esclareceu que a supressão do artigo “não impactará as operações portuárias e marítimas de fluxos de importação e exportação no país, dado que as trocas de tripulações podem ocorrer naturalmente, uma vez que a entrada de estrangeiro está permitida seguindo os dispositivos do Art. 7º da Portaria Interministerial nº 653.” A Portaria 653/21 “dispõe sobre a restrição excepcional e temporária de entrada no País de estrangeiros com o objetivo de mitigar a propagação do SARS-CoV-2 e suas variantes no território nacional.”

Brasil registra 16,4 milhões de casos e 459 mil mortes por covid-19

O número de casos de covid-19 subiu para 16.391.930 no país. Nas últimas 24 horas, foram registrados 49.768 diagnósticos positivos da doença. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde trazia 16.342.162 casos acumulados. O país tem ainda 1.121.619 casos ativos, em acompanhamento. Já o total de vidas perdidas para a covid-19 foi para 459.045. Entre ontem e hoje, foram confirmadas 2.371 mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Ontem, o número de mortes estava em 456.674. Ainda há 3.760 falecimentos em investigação. O termo é empregado pelas autoridades de saúde para designar casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito.

O número de pessoas que pegaram covid-19 mas se recuperaram desde o início da pandemia totalizou 14.811.266. Isso corresponde a 90,4% do total de pessoas que foram infectadas com o vírus. Os números estão no balanço diário do Ministério da Saúde sobre a pandemia, divulgado na noite desta sexta-feira (28). A atualização é produzida a partir das informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de saúde. Hoje o Ministério da Saúde também publicou novo boletim epidemiológico da covid-19 em que mostra um crescimento leve dos casos e uma estabilidade das mortes pela doença.

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil (28/05/2021).

Covid nos Estados

A lista de estados com mais mortes pela covid-19 é liderada por São Paulo (110.553). Em seguida vêm Rio de Janeiro (50.374), Minas Gerais (40.026), Rio Grande do Sul (27.990) e Paraná (26.168). Já na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima (1.612), Acre (1.655), Amapá (1.685), Tocantins (2.839) e Alagoas (4.697).

Vacinação

Até o momento, foram distribuídas a estados e municípios 96,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicadas 61,8 milhões de doses, sendo 42 milhões da primeira dose e 19,7 milhões da segunda dose. Hoje o Ministério da Saúde anunciou o início da vacinação de trabalhadores da educação e a entrada no cronograma de pessoas abaixo de 60 anos.

SC: Estado confirma 963.699 casos, 924.774 recuperados e 15.142 mortes

Há 963.699 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 924.774 estão recuperados e 23.783 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 28 de maio. A Covid-19 causou 15.142 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,6%. Esses números representam um acréscimo de 69 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 4.793 na quantidade de confirmados.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina. No total, 292 municípios registraram casos.
As maiores altas foram registradas em Jonville, com 294 casos, Blumenau, com 226 casos, Criciúma, com 204, Brusque, com 187 casos, Jaraguá do Sul, com 167 e Florianópolis, com 156 casos. Os detalhes podem ser acessados no BI disponível no site www.coronavirus.sc.gov.br, por meio do link: Microsoft Power BI.

Óbitos por Covid-19 ultrapassam 26 mil no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (28) mais 5.113 casos confirmados e 202 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.078.504 casos confirmados e 26.021 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (5), fevereiro (6), março (107), abril (164) e maio (4.820), e dos seguintes meses de 2020: maio (1), agosto (1), outubro (1), novembro (3) e dezembro (5).

INTERNADOS – O informe relata que 2.876 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.217 pacientes em leitos SUS (966 em UTI e 1.251 em enfermaria) e 659 em leitos da rede particular (332 em UTI e 327 em enfermaria). Há outros 3.021 pacientes internados, 1.117 em leitos UTI e 1.904 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 202 pacientes. São 91 mulheres e 111 homens, com idades que variam de 20 a 102 anos. Os óbitos ocorreram de 31 de dezembro de 2020 a 28 de maio de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (18), Londrina (14), Foz do Iguaçu (13), Paranaguá (8), Araucária (6), Maringá (6), Palmas (6), Irati (5), Pinhais (5), Cascavel (4), Curitiba (4), Guarapuava (4), União da Vitória (4), Colombo (3), Mariluz (3), Quatro Barras (3), São José dos Pinhais (3), Tibagi (3), Toledo (3), Umuarama (3), Almirante Tamandaré (2), Andirá (2), Antonina (2), Arapongas (2), Boa Esperança (2), Carambeí (2), Castro (2), Dois Vizinhos (2), Fazenda Rio Grande (2), Joaquim Távora (2), Ortigueira (2), Porecatu (2), Prudentópolis (2), Quedas do Iguaçu (2), Salto do Itararé (2), Santa Mônica (2), Santa Terezinha de Itaipu (2), Sarandi (2), Terra Boa (2) e Vera Cruz do Oeste (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Boa Vista da Aparecida, Cambará, Campina Grande do Sul, Campina da Lagoa, Campo Largo, Campo Mourão, Cianorte, Cruz Machado, Cruzeiro do Oeste, Curiúva, Céu Azul, Diamante D’Oeste, Francisco Beltrão, Indianópolis, Ivaí, Jaguariaíva, Jataizinho, Marialva, Marilândia do Sul, Marmeleiro, Matinhos, Missal, Moreira Sales, Paranavaí, Pato Branco, Peabiru, Pinhalão, Piraquara, Piraí do Sul, Pitanga, Porto Amazonas, Primeiro de Maio, Reserva, Ribeirão do Pinhal, Rio Azul, Rio Negro, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, Saudade do Iguaçu, Sengés, São Jorge do Patrocínio, São Sebastião da Amoreira, Terra Rica e Ubiratã.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 5.876 casos de residentes de fora, sendo que 147 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Paraná começará a vacinar população geral de 18 a 59 anos contra Covid-19

O Paraná vai seguir a nova recomendação do Ministério da Saúde e deve começar a vacinar a população geral contra a Covid-19 assim que aplicar as doses previstas nas pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas. A pasta federal divulgou nesta sexta-feira (28) que iniciará a vacinação geral por ordem decrescente de idade, dos 59 aos 18 anos, e enviará as doses aos estados de forma escalonada para atender esse público, juntamente com os grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. A Secretaria da Saúde explicou o Estado segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunizações (PNI), mas aguarda a pauta com as orientações sobre os procedimentos para atender o público geral, o que deve vir em formato de nota técnica. Segundo o PNI, o Paraná conta com 8.820.544 pessoas vacináveis, considerando a população com mais de 18 anos. O Estado vacinou até esta sexta-feira (28) 2,4 milhões com a primeira dose e 1,1 milhão com ambas.

O Ministério também o orienta os estados a iniciarem a imunização de profissionais da educação, público que já é atendido pelo Paraná desde o começo do mês. O Estado foi um dos primeiros do País a tomar essa iniciativa e até agora 44,8 mil trabalhadores do ensino básico já foram imunizados, de acordo o vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa estratégia permitiu o retorno gradual das aulas no modelo híbrido na rede estadual. Também já foi imunizada grande parte dos profissionais da saúde, indígenas, pessoas com deficiência, idosos institucionalizados e pessoas com 60 anos ou mais. Neste momento, estão sendo atendidas as pessoas com comorbidade, gestantes, puérperas, as forças de segurança e salvamento e as Forças Armadas. O Estado também iniciou nesta sexta-feira (28) a vacinação dos trabalhadores portuários. As novas recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta quinta-feira (27), com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios. As orientações também estão em uma nota técnica do PNI.

EUA pedem que OMS conduza 2ª fase de estudo sobre origem de vírus

Os Estados Unidos (EUA) pediram que a Organização Mundial da Saúde (OM) conduza uma segunda fase de investigação sobre as origens do novo coronavírus, com especialistas independentes tendo acesso completo a dados originais e amostras na China. Uma equipe liderada pela OMS, que passou quatro semanas na cidade e nos arredores de Wuhan em janeiro e fevereiro com pesquisadores chineses, disse, em um relatório divulgado em março, que o vírus havia provavelmente sido transmitido a partir de morcegos para humanos por meio de outro animal, e que a “introdução por meio de um incidente em laboratório era considerada hipótese extremamente improvável”.

O presidente dos EUA, Joe Biden, determinou que seus assessores encontrem respostas para a origem do vírus que causa a covid-19. Ele afirmou que agências de inteligência dos EUA estão analisando teorias rivais potencialmente incluindo a possibilidade de acidente em um laboratório na China. O estudo inicial da OMS foi “insuficiente e inconclusivo”, disse a missão dos EUA na ONU em Genebra, em nota ontem, pedindo a condução do que chamou de segunda investigação oportuna, transparente e baseada em evidências, inclusive na China. “É fundamental que a China ofereça aos especialistas independentes acesso total aos dados originais e completos e às amostras relevantes para entendimento da fonte do vírus e dos estágios iniciais da pandemia”, acrescenta a declaração dos EUA. A China, por meio de um representante de sua embaixada nos Estados Unidos, disse que apoia “um estudo abrangente de todos os casos iniciais da covid-19 descobertos pelo mundo, e uma investigação minuciosa em bases secretas e laboratórios biológicos”.

ONU vai investigar se Israel e Hamas cometeram crimes durante conflito

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concordou em lançar uma investigação internacional sobre supostos crimes cometidos durante o conflito, que durou 11 dias, entre Israel e o grupo islâmico Hamas em Gaza. A investigação independente será ampla para examinar todas as supostas violações, não apenas em Gaza e na Cisjordânia ocupada, como também em Israel, durante as hostilidades que foram suspensas por um acordo de cessar-fogo no dia 21 de maio. Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, disse ao conselho que os violentos ataques aéreos de Israel a Gaza podem constituir crimes de guerra, e que o Hamas teria violado leis humanitárias internacionais ao disparar foguetes contra Israel.

Israel rejeitou a resolução adotada pelo fórum em Genebra e afirmou que não irá cooperar. “A vergonhosa decisão de hoje é mais um exemplo da evidente obsessão anti-Israel do Conselho de Direitos Humanos da ONU”, disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em nota que acusa o fórum de abrandar “uma organização terrorista genocida”. O ministério de Relações Exteriores de Israel disse que suas forças agiram “de acordo com a lei internacional, para defender seus cidadãos do fogo de morteiros indiscriminados do Hamas”. Um porta-voz do Hamas, que governa a Faixa de Gaza, chamou as ações do grupo de “resistência legítima” e pediu “passos imediatos para punir” Israel.

Japão prorroga estado de emergência contra covid-19 antes da Olimpíada

O Japão prorrogou nesta sexta-feira (28) um estado de emergência em Tóquio e outras áreas em cerca de três semanas, uma vez que a pandemia de covid-19 não dá sinais de perder força a menos de dois meses do início da Olimpíada no país. O estado de emergência na capital e em outros oito municípios está programado para terminar em 31 de maio, mas as pressões sobre o sistema médico continuam intensas. O Japão registrou um número recorde de pacientes de covid-19 em estado crítico nos últimos dias, apesar de a quantidade de infecções novas desacelerar. “Em Osaka e Tóquio, o fluxo de pessoas está começando a subir, e há temores de que as infecções aumentarão”, disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, também a cargo das medidas de segurança contra o novo coronavírus do país, no começo de uma reunião com especialistas.

Mais tarde, os especialistas aprovaram a proposta do governo, e o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, anunciou oficialmente as prorrogações. Preocupações com variantes do novo coronavírus e uma campanha de vacinação lenta provocam clamores urgentes de médicos, alguns executivos proeminentes e centenas de milhares de cidadãos pelo cancelamento dos Jogos Olímpicos, programados para começar no dia 23 de julho. Autoridades japonesas, organizadores da Olimpíada e o Comitê Olímpico Internacional (COI) dizem que os Jogos acontecerão sob medidas rígidas de prevenção do vírus.

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 100 milhões neste sábado

O concurso 2.376 da Mega-Sena pode pagar R$ 100 milhões neste sábado (29). O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. Segundo a Caixa, o prêmio é o maior do concurso a ser sorteado neste ano. até então, o maior prêmio pago no ano foi de R$ 49,3 milhões para uma aposta de Bolão Caixa, com sete cotas, na cidade do Rio de Janeiro. As apostas concurso 2.376 da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa, no app Loterias Caixa ou por meio do Internet Banking Caixa para clientes do banco.

Brasileirão 2021 começa neste sábado

Terá início neste sábado (30) a Série A do Campeonato Brasileiro, competição que reúne os 20 clubes da elite do futebol nacional. O estado de São Paulo conta com quatro representantes na disputa: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Red Bull Bragantino.

Quem entra como forte favorito na disputa é o Flamengo, que conquistou o título nas duas últimas edições e manteve seu elenco, que já lhe assegurou neste ano os títulos da SuperCopa do Brasil e do Campeonato Carioca.

Mas não faltarão concorrentes de peso para tentar levantar a taça. O São Paulo vem embalado pela conquista inquestionável do Paulistão, onde se mostrou melhor do início ao fim e quebrou um jejum de nove anos sem títulos. Comandado pelo argentino Hernán Crespo e contando com a boa fase de nomes como Tiago Volpi, Miranda, Benitez, Luciano e Pablo, o Tricolor tentará buscar seu sétimo título nacional.

Entre os outros clubes que surgem como candidatos ao título estão o Atlético-MG, que reforçou seu plantel com nomes de peso como Hulk e Nacho Fernández e que vem embalado com a conquista do Campeonato Mineiro. Quem também se reforçou foi o Internacional, vice-campeão nacional em 2020, que trouxe o atacante Taison e conta com o comando do técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez. Já o rival Grêmio, que contratou o técnico Tiago Nunes para o lugar de Renato Gaúcho, vem reforçado com Douglas Costa e Rafinha.

Outros clubes pretendem buscar patamares maiores durante a competição, como Fluminense, Bahia, Ceará, Athlético-PR, Atlético-GO, Fortaleza, Sport e os quatro clubes que subiram da Série B do ano passado: Chapecoense, Cuiabá, Juventude e América-MG. Vale destacar que a competição oferece, à princípio, seis vagas para a Taça Libertadores da América de 2022, enquanto os seis colocados seguintes (7º ao  12º) garantem vaga na Copa Sul-Americana. Já os quatro últimos colocados disputarão a Série B do ano que vem.

JOGOS DA 1ª RODADA

Sábado, 29 de maio
19h – Cuiabá x Juventude
20h – Bahia x Santos
21h – São Paulo x Fluminense

Domingo, 30 de maio
11h – Atlético-MG x Fortaleza
16h – Ceará x Grêmio
16h – Flamengo x Palmeiras
18h15 – Athletico-PR x América-MG
18h15 – Chapecoense x Red Bull Bragantino
18h15 – Corinthians x Atlético-GO
20h30 – Internacional x Sport

Liga dos Campeões tem capítulo final com Chelsea e Manchester City

A principal competição de clubes da Europa terá, neste sábado (29), o seu capítulo final, quando Chelsea (Inglaterra) e Manchester City (Inglaterra) disputam a decisão da Liga dos Campeões a partir das 16h (horário de Brasília) no estádio do Dragão, em Portugal. O Manchester City chega à final em um momento especial, após a conquista do Campeonato Inglês (a terceira sob o comando do técnico Pep Guardiola). E não dá para falar do momento excepcional vivido pela equipe de Manchester sem considerar a influência do técnico espanhol.

Juventus demite Pirlo após apenas uma temporada no comando

A Juventus demitiu o técnico Andrea Pirlo após apenas uma temporada no comando, anunciou o time da liga italiana em comunicado nesta sexta-feira (28). Pirlo foi escolhido no ano passado sem experiência prévia como treinador e só conseguiu levar os atuais campeões italianos à quarta colocação nesta temporada. Massimiliano Allegri deve assumir o clube pela segunda vez. “Pela coragem, a dedicação, a paixão que ele demonstrou a cada dia, nossos agradecimentos ao mestre, ao técnico e a Andrea, isto realmente é de coração”, disse o comunicado. “Além de nossos votos de boa sorte no futuro, que certamente será maravilhoso. Estas são as primeiras palavras que todos nós precisamos dizer ao fim desta experiência especial juntos”.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.