Brumadinho: tragédia em MG tem ao menos 9 mortos e até 300 sumidos

Ao menos nove pessoas foram encontradas mortas após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (25). O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou um boletim na madrugada deste sábado (26). O Corpo de Bombeiros aponta ainda que até 300 pessoas estão desaparecidas. Foram resgatadas com vida 189 pessoas.

brumadinho

Governo lista ações adotadas após o rompimento da barragem

O Palácio do Planalto listou as medidas adotadas até o momento diante do rompimento da  barragem em Brumadinho (MG). O porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, fez uma declaração à imprensa ressaltando os seguintes pontos: O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, está em deslocamento para a região do acidente e deverá orientar a abertura de um gabinete que centralizará as informações a respeito das atividades realizadas.  Estão em deslocamento equipes do Ibama, do Serviço Geológico do Brasil e da Agência Nacional de Mineração.

BBSKe5u

Corpo de Bombeiros divulga lista com 186 pessoas encontradas com vida

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais divulgou na noite desta 6ª feira (25.jan.2019) uma lista com nomes de 186 pessoas que foram resgatadas vivas após o rompimento da barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG), município localizado a 51 km de Belo Horizonte. A lista informa ainda que 8 pessoas estão desaparecidas. Um mar de lama destruiu casas próximas à região, que tem cerca de 39 mil habitantes. Mais cedo, o Corpo de Bombeiros informou que 200 pessoas estavam desaparecidas. Segundo comunicado emitido pelo governo, 7 corpos de pessoas encontradas mortas já estão no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte. Há confirmação ainda de 7 pessoas feridas.

BBSKIRS

Hidrelétrica será atingida pela lama em 2 dias, diz agência reguladora

A ANA (Agência Nacional de Águas) informou nesta 6ª feira (25.jan.2019) que a onda de rejeitos da barragem de Brumadinho, Minas Gerais, deverá atingir a barragem da usina hidrelétrica Retiro Baixo em 2 dias. “A barragem da Usina está a 220 km do local do rompimento e possibilitará amortecimento da onda de rejeito”, diz a nota da agência reguladora. A usina é 1 empreendimento conjunto da Cemig (49,9%), Furnas (49%) e Orteng (1,1%). A hidrelétrica tem potência outorgada de 82 MW e está localizada na região dos municípios mineiros de Pompéu e Curvelo, em Minas Gerais. O reservatório tem volume de 240 hectômetros cúbicos.

29b87265ab_brumadinho-mg

Juiz ordena bloqueio de R$ 1 bilhão da Vale por desastre em Brumadinho

O Juiz de plantão da Vara de Fazenda Pública de Belo Horizonte, Renan Carreira Machado, determinou no fim da noite desta sexta-feira, 25, o bloqueio de R$ 1 bilhão nas contas da mineradora Vale por conta do desastre provocado pelo rompimento da barragem em Brumadinho. A decisão foi concedida em tutela de urgência em resposta a uma ação do governo de Estadual de Minas Gerais, que havia acionado a Vale, pedindo sua responsabilização pelo desastre que resultou, até o momento, em sete mortes. O magistrado concedeu a liminar diante da “tragédia anunciada”. “Evidenciado o dano ambiental, na espécie agravado pelas vítimas humanas, em número ainda indefinido, cabe registrar que a responsabilidade da Vale S/A é objetiva, nos termos do art. 225, §§2º e 3º, da Constituição da República”, registrou o Juiz.

Bolsonaro embarca para MG para sobrevoar região atingida por rompimento de barragem

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã deste sábado (26), às 8h30, em direção a Minas Gerais para sobrevoar a região atingida pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A aeronave que leva a comitiva presidencial partiu da base aérea de Brasília e deve desembarcar na capital mineira por volta das 9h30.

Mundo

Trump assina acordo que acaba com ‘shutdown’ após 35 dias de paralisação

O presidente americano Donald Trump assinou na noite desta sexta-feira (25) a lei que prevê o financiamento de parte das agências federais até 15 de fevereiro, e que interrompe pelas próximas três semanas a paralisação parcial do governo dos Estados Unidos. A lei põe fim, pelo menos por enquanto, ao “shutdown” e reabre os serviços federais após 35 dias da mais longa paralisação da história norte-americana. No acordo com congressistas para a interrupção temporária, Trump deixou de fora o dinheiro para financiar obras do muro na fronteira com o México, ponto que causou o impasse entre governo e oposição e culminou no “shutdown”.

Menino que caiu em poço é encontrado morto na Espanha

Equipes de resgate localizaram na madrugada deste sábado (26) o corpo do menino Julen Roselló, de 2 anos, que caiu em um poço em Totalán, no sul da Espanha, há quase duas semanas. O caso provocou comoção nacional no país. Segundo as autoridades, Julen foi encontrado sem vida no fundo do poço de 25 centímetros de diâmetro e 107 metros de profundidade. “Lamentavelmente, às 1h25 desta madrugada, as equipes de resgate chegaram ao ponto do poço onde procuravam Julen e encontraram seu corpo sem vida”, escreveu no Twitter um funcionário do governo da Andaluzia, Alfonso Gómez de Celis.

Agentes ligados ao Kremlin ajudam a proteger Maduro na Venezuela, dizem fontes

Agentes contratadas pela Rússia para missões militares secretas se dirigiram nos últimos dias à Venezuela para reforçar a segurança do presidente Nicolás Maduro, que enfrenta protestos de oposicionistas apoiados pelos Estados Unidos, de acordo com duas pessoas próximas a essas companhias. Uma terceira fonte próxima aos russos também disse à Reuters haver um grupo de pessoas contratados por Moscou na Venezuela, mas não pôde precisar quando chegaram ou qual função iriam cumprir. A Rússia, que tem apoiado o governo socialista de Maduro com bilhões de dólares, prometeu nesta semana manter-se leal a ele depois de o líder oposicionista Juan Guaidó ter se autoproclamado presidente interino, com o respaldo de Washington.