Guedes diz ter ‘total compromisso’ com retomada econômica

O Ministério da Economia divulgou uma nota na noite desta 6ª feira (24.mai.2019) afirmando que o titular da pasta, Paulo Guedes, tem “total compromisso com a retomada do crescimento econômico do país e rechaça qualquer hipótese de que possa se afastar desse propósito”. Ainda na nota, o Ministério faz um afago ao Congresso, dizendo ter “absoluta confiança” no trabalho da instituição para aprovar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Previdência, “com economia superior a R$ 1 trilhão”. “O Ministério da Economia reafirma o total compromisso do ministro Paulo Guedes com a retomada do crescimento econômico do país e rechaça qualquer hipótese e que possa se afastar desse propósito. O Ministério da Economia reitera ainda sua absoluta confiança no trabalho do Congresso Nacional, instituição com a qual mantém excelente diálogo, para garantir a aprovação da Nova Previdência com economia superior a R$ 1 trilhão.”

Suspensão da Avianca pode cancelar mais de 8 mil voos até o fim do ano

Se a operação da Avianca Brasil continuar suspensa até o fim do ano, mais de 8 mil voos podem ser cancelados até lá. Na sexta-feira (24), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) barrou todos os voos da companhia até que ela comprove capacidade para manter as atividades em segurança. De acordo com os dados informados pela própria Avianca para a Anac, a companhia aérea tem 8.646 voos programados até o fim do ano. Em média, são 39 por dia. Quarta maior companhia aérea do país, a Avianca Brasil entrou em recuperação judicial em dezembro do ano passado. De lá para cá, a empresa já cancelou milhares de voos, além de suspender a operação em diversos aeroportos. Reduzida, só concentra suas atividades em Congonhas, Santos Dumont, Brasília e Salvador.

Bolsonaro vai sancionar proibição de cobrança de bagagem em voos

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira, 24, que vai sancionar a proibição da cobrança pelas companhias aéreas pelo envio de bagagens de até 23kg, que está no âmbito da medida provisória que libera 100% de participação de capital estrangeiro nessas empresas. “Vou, vou (sancionar)… A pedido teu (de quem fez a pergunta), vou sancionar, fica tranquilo aí. Afinal de contas, com aquela isenção da franquia da bagagem, meu coração manda sancionar, porque quando começou cobrar a bagagem, as passagens não caíram, pô! Não adiantou nada, está certo?”, disse ele, em entrevista no Recife, onde participou de uma reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

Deslocamento de talude de barragem da Vale em Barão de Cocais chega a 18 cm em alguns pontos, diz ANM

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que a movimentação do talude que pode se romper a qualquer momento em uma mina da Vale, em Barão de Cocais (MG), chegou a 18 cm, neste sábado (25), em alguns pontos isolados da estrutura. Na porção inferior do talude norte, a movimentação média é de 14,1 cm por dia, segundo o último boletim da ANM. Na quinta-feira (23), a movimentação era de 16 cm por dia no ponto mais crítico. Esse talude é um paredão que fica acima da cava de mineração na Mina de Gongo Soco, que está cheia de água. A barragem Sul Superior está a 1,5 quilômetro desta cava. O rompimento do talude pode causar uma reação em cadeia por abalos e desencadear o colapso da barragem. Outro cenário menos grave, mas também preocupante, é que a água da cava transborde e atinja rios da região da mina.

Mais dois alpinistas morrem no Everest; número de mortos na temporada de escalada vai a 10

Um alpinista britânico e um irlandês morreram no Everest, pico mais alto do mundo, com 8.848m de altura e fica na fronteira entre o Nepal e o Tibete, o que eleva a 10 as vítimas fatais nesta temporada de escalada na região, informaram neste sábado (25) organizadores de expedições no Nepal. Na sexta-feira (24), autoridades nepalesas anunciaram que quatro alpinistas morreram nas últimas 48 horas no Everest. Dois deles eram indianos, um era austríaco e outro, nepalês. Uma das vítimas, a indiana Kalpana Das, de 52 anos, chegou ao topo do Everest, mas morreu na quinta-feira (23) à tarde no momento da descida. Outro indiano, Nihal Bagwan, 27 anos, também morreu durante a descida. “Ele ficou bloqueado no engarrafamento durante mais de 12 horas e estava esgotado. Os guias trouxeram-no para o acampamento 4 e ele morreu no local”, relatou Keshav Paudel.

TSE cancela 2,486 milhões de títulos de eleitores que não foram votar

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou o cancelamento 2,486 milhões de títulos de eleitores que não votaram ou justificaram a ausência em três eleições consecutivas. Pelo critério da Corte, cada turno é considerado uma eleição. Também entram na conta pleitos suplementares que possam ter sido realizados. Os Estados com mais títulos anulados foram: São Paulo (674 mil), Rio de Janeiro (299 mil), Minas Gerais (226 mil), Rio Grande do Sul (120 mil) e Paraná (107 mil). Entre as capitais, São Paulo lidera o ranking, com 199.136 cancelamentos, seguido por Rio de Janeiro (126.251) e Goiânia (39.841). Em Brasília, onde as eleições são realizadas apenas a cada 4 anos, o número de eleitores com títulos cancelados superou os 35 mil. Por outro lado, Belém se destacou como a capital com menos dividendos eleitorais. Apenas 12 títulos foram cancelados na capital paraense.

Como Regularizar a situação

Quem teve o título cancelado e pretende recuperá-lo precisa comparecer a uma junta eleitoral com documento de identidade com foto e comprovante de residência –o título, mesmo que cancelado, deve ser levado também se a pessoa ainda o tiver. É preciso ainda pagar uma multa. Para consultar a situação do seu título e saber se ele foi cancelado, o eleitor pode acessar a página do TSE ou procurar 1 cartório eleitoral, levando documento com foto. Caso o titular do documento tenha omitido a prestação de contas de campanha ou esteja com os direitos políticos cassados, a regularização estará vedada pelo Tribunal. Sem a validade do título de eleitor, o cidadão fica inapto para emitir de carteira de identidade, receber salário de órgão público e solicitar empréstimos em bancos estatais. Além disso, pode ter também dificuldades para a ser nomeado após aprovação em concurso público.

Futebol ao vivo: confira as partidas com transmissão na tv

As transmissões abaixo referem-se aos canais TV Globo (e suas afiliadas), SporTV, Premiere e GloboEsporte.com e estão no horário de Brasília.

SÁBADO, 25

Série A do Brasileiro

16h Botafogo x Palmeiras
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Luiz Carlos Júnior, Caio Ribeiro e Paulo Nunes)

19h Grêmio x Atlético-MG
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Jader Rocha, Carlos Eduardo Lino e Petkovic)

DOMINGO, 26

Série A do Brasileiro

16h Flamengo x Athletico-PR
Transmissão: GloboEsporte.com e TV Globo para RJ, SC, PR, MG, ES, TO, MS, MT, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Gustavo Villani, Roger Flores e Sálvio Spínola)

16h Santos x Internacional
Transmissão: GloboEsporte.com e TV Globo para SP e RS (com Cleber Machado, Casagrande, Mauricio Saraiva e Paulo César Oliveira) e Premiere e Premiere Play (com Jota Júnior e Mauricio Noriega)

19h Cruzeiro x Chapecoense
Transmissão: SporTV menos MG e Premiere (com Rogério Corrêa, Bob Faria e Ana Thais Mattos)

19h Corinthians x São Paulo
Transmissão: Premiere, Premiere Play e PFCI (com Milton Leite, Caio Ribeiro e Ricardinho)

19h Fortaleza x Vasco
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Rembrandt Júnior e Lédio Carmona)

19h Bahia x Fluminense
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Júlio Oliveira e Grafite)

SEGUNDA, 27

Série A do Brasileiro

20h CSA x Goiás
Transmissão: SporTV menos AL, Premiere e PFCI (com Rodrigo Raposo e Cabral Neto)

20h Avaí x Ceará
Transmissão: Premiere e Premiere Play (com Eduardo Moreno e Paulo Nunes)

Fórmula 1

Lewis Hamilton lidera domínio da Mercedes no segundo treino em Mônaco

Lewis Hamilton liderou o segundo treino livre para o Grande Prêmio de Mônaco, enquanto a Mercedes garantiu a dobradinha com Valtteri Bottas na segunda posição. O tempo mais rápido de Hamilton foi de 1:11.118s, com Bottas menos de um décimo atrás com o outro W10. A diferença da Mercedes para o restante do pelotão parece ainda maior em Mônaco. A Ferrari ficou sete décimos de segundo atrás, com Sebastian Vettel. Seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, terminou na P10, 1,2s atrás de Hamilton. Pierre Gasly foi o melhor da Red Bull em quinto, enquanto Max Verstappen teve problemas em seu RB15 durante a sessão. O holandês tentou uma volta rápido no final, mas não ficou satisfeito com o equilíbrio de seu carro. Alexander Albon foi o quinto em uma impressionante volta com a Toro Rosso, uma posição à frente de Verstappen. Kevin Magnussen, que foi o oitavo no TL1, conseguiu uma posição no TL2, terminando na P7. O terceiro e último treino livre para o GP de Mônaco de F1 está acontecendo na manhã deste no sábado (25). Até o momento Leclerc lidera último treino livre em Mônaco; Charles Leclerc liderou a última sessão de treinos livres em Mônaco, marcando 1:11.265s para liderar as Mercedes no Principado. No entanto, Leclerc será investigado por uma infração durante o Safety Car Virtual, com os comissários analisando a questão após a bandeira quadriculada.